O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Denise Araujo Negreiros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9975
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi identificar quais os tipos de feedback (LYSTER e RANTA, 1997; MASON e BRUNING, 2001; KIELTY, 2004; MORY, 2004; PAIVA, 2003; LYSTER e MORI, 2006; SHUTE, 2007; PYKE e SHERLOCK, 2010; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010) são utilizados na interação instrutor-aprendiz em uma comunidade de aprendizagem de línguas online. Além disso, este trabalho também teve como intuito comparar os tipos de feedback ofertados na comunidade de aprendizagem online investigada com os tipos de feedback já apontados pela literatura em contextos de aula presencial (LYSTER e RANTA, 1997; LYSTER e MORI, 2006; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010). Por fim, buscou-se verificar como os diferentes tipos de feedback ofertados online podem contribuir para uma orientação positiva do processo de aprendizagem (SVALBERG 2007 e 2009), assim como oferecer ao aprendiz uma maior oportunidade de se tornar mais autônomo (MORY, 2004). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativo - interpretativista de cunho netnográfico. Através da análise das mensagens de feedback enviadas aos aprendizes de inglês como LE, foram categorizados os tipos de feedback que ocorrem entre instrutor e aprendiz nesta comunidade. Os resultados apontam dezessete tipos diferentes de feedback que foram divididos em três categorias: feedback corretivo, feedback interacional/ motivacional e feedback avaliativo/ informativo. A partir da identificação dos diferentes tipos de feedback foi possível compará-los às categorias de feedback já identificadas em contexto presencial de aprendizagem. Além disso, a partir da observação da interação entre os membros da comunidade, foi possível descrever como os diferentes tipos de feedback ofertados online contribuem para uma orientação positiva do aprendiz, incitando a motivação e o engajamento, assim como também, buscam promover uma maior oportunidade de se tornarem mais autônomos
id UFF-2_a11ea65966a0ac9c362217d565a525b2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9975
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) onlinefeedbackaquisição de LEComunidade de aprendizagem onlinePerspectiva socioculturalLinguística aplicadaEnsino à distânciaTecnologia educacionalFeedbackFeedbackFL acquisitionOnline community of learningSociocultural perspectiveO objetivo principal deste estudo foi identificar quais os tipos de feedback (LYSTER e RANTA, 1997; MASON e BRUNING, 2001; KIELTY, 2004; MORY, 2004; PAIVA, 2003; LYSTER e MORI, 2006; SHUTE, 2007; PYKE e SHERLOCK, 2010; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010) são utilizados na interação instrutor-aprendiz em uma comunidade de aprendizagem de línguas online. Além disso, este trabalho também teve como intuito comparar os tipos de feedback ofertados na comunidade de aprendizagem online investigada com os tipos de feedback já apontados pela literatura em contextos de aula presencial (LYSTER e RANTA, 1997; LYSTER e MORI, 2006; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010). Por fim, buscou-se verificar como os diferentes tipos de feedback ofertados online podem contribuir para uma orientação positiva do processo de aprendizagem (SVALBERG 2007 e 2009), assim como oferecer ao aprendiz uma maior oportunidade de se tornar mais autônomo (MORY, 2004). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativo - interpretativista de cunho netnográfico. Através da análise das mensagens de feedback enviadas aos aprendizes de inglês como LE, foram categorizados os tipos de feedback que ocorrem entre instrutor e aprendiz nesta comunidade. Os resultados apontam dezessete tipos diferentes de feedback que foram divididos em três categorias: feedback corretivo, feedback interacional/ motivacional e feedback avaliativo/ informativo. A partir da identificação dos diferentes tipos de feedback foi possível compará-los às categorias de feedback já identificadas em contexto presencial de aprendizagem. Além disso, a partir da observação da interação entre os membros da comunidade, foi possível descrever como os diferentes tipos de feedback ofertados online contribuem para uma orientação positiva do aprendiz, incitando a motivação e o engajamento, assim como também, buscam promover uma maior oportunidade de se tornarem mais autônomosThe purpose of this study was to identify the types of feedback (LYSTER & RANTA, 1997; MASON & BRUNING, 2001; KIELTY, 2004; MORY, 2004; PAIVA, 2003; LYSTER & MORI, 2006; SHUTE, 2007; PYKE & SHERLOCK, 2010; STORCH & WIGGLESWORTH, 2010) used in instructor-learner interaction in an online language learning community. Moreover, this study aimed at comparing the types of feedback sent in the online learning community investigated with the types of feedback listed in the literature in face to face learning contexts (LYSTER e RANTA, 1997; LYSTER e MORI, 2006; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010). Finally, it was intended to verify how the different types of feedback online may contribute to learners’ positive orientation towards the learning process (SVALBERG 2007 & 2009), as well as to create opportunities for an autonomous learning (MORY, 2004). Regarding its methodology, it is a qualitative - interpretive research that adopts a netnographic perspective. Based on the analysis of the feedback messages sent to learners of English as a FL, the types of feedback exchanged among instructors and learners within this community have been categorized. The results indicate seventeen different types of feedback which have been divided in three categories: corrective feedback, interactional/ motivational feedback and evaluative/ informative feedback. Having identified these different types of feedback, they have been compared to the feedback categories observed in face to face learning contexts. Furthermore, through the observation of community members’ interaction it was described how the different types of feedback exchanged online may contribute to a positive orientation of learners, leading to motivation and engagement, as well as promote greater opportunities to make them become more autonomous163 f.Valério, Katia ModestoValério, Katia ModestoVidal, Rejane TeixeiraTavares, Kátia Cristina do AmaralSoares, Denise Araujo Negreiros2019-06-13T15:12:25Z2019-06-13T15:12:25Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T21:37:21Zoai:app.uff.br:1/9975Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T21:37:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
title O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
spellingShingle O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
Soares, Denise Araujo Negreiros
feedback
aquisição de LE
Comunidade de aprendizagem online
Perspectiva sociocultural
Linguística aplicada
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Feedback
Feedback
FL acquisition
Online community of learning
Sociocultural perspective
title_short O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
title_full O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
title_fullStr O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
title_full_unstemmed O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
title_sort O feedback em comunidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE) online
author Soares, Denise Araujo Negreiros
author_facet Soares, Denise Araujo Negreiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valério, Katia Modesto
Valério, Katia Modesto
Vidal, Rejane Teixeira
Tavares, Kátia Cristina do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Denise Araujo Negreiros
dc.subject.por.fl_str_mv feedback
aquisição de LE
Comunidade de aprendizagem online
Perspectiva sociocultural
Linguística aplicada
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Feedback
Feedback
FL acquisition
Online community of learning
Sociocultural perspective
topic feedback
aquisição de LE
Comunidade de aprendizagem online
Perspectiva sociocultural
Linguística aplicada
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Feedback
Feedback
FL acquisition
Online community of learning
Sociocultural perspective
description O objetivo principal deste estudo foi identificar quais os tipos de feedback (LYSTER e RANTA, 1997; MASON e BRUNING, 2001; KIELTY, 2004; MORY, 2004; PAIVA, 2003; LYSTER e MORI, 2006; SHUTE, 2007; PYKE e SHERLOCK, 2010; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010) são utilizados na interação instrutor-aprendiz em uma comunidade de aprendizagem de línguas online. Além disso, este trabalho também teve como intuito comparar os tipos de feedback ofertados na comunidade de aprendizagem online investigada com os tipos de feedback já apontados pela literatura em contextos de aula presencial (LYSTER e RANTA, 1997; LYSTER e MORI, 2006; STORCH e WIGGLESWORTH, 2010). Por fim, buscou-se verificar como os diferentes tipos de feedback ofertados online podem contribuir para uma orientação positiva do processo de aprendizagem (SVALBERG 2007 e 2009), assim como oferecer ao aprendiz uma maior oportunidade de se tornar mais autônomo (MORY, 2004). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativo - interpretativista de cunho netnográfico. Através da análise das mensagens de feedback enviadas aos aprendizes de inglês como LE, foram categorizados os tipos de feedback que ocorrem entre instrutor e aprendiz nesta comunidade. Os resultados apontam dezessete tipos diferentes de feedback que foram divididos em três categorias: feedback corretivo, feedback interacional/ motivacional e feedback avaliativo/ informativo. A partir da identificação dos diferentes tipos de feedback foi possível compará-los às categorias de feedback já identificadas em contexto presencial de aprendizagem. Além disso, a partir da observação da interação entre os membros da comunidade, foi possível descrever como os diferentes tipos de feedback ofertados online contribuem para uma orientação positiva do aprendiz, incitando a motivação e o engajamento, assim como também, buscam promover uma maior oportunidade de se tornarem mais autônomos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-06-13T15:12:25Z
2019-06-13T15:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9975
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838796552601600