A matemática e trading card game: uma etnografia de um grupo de jogadores de Yu-Gi-Oh!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4873 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel da Matemática, em especial a aplicação de suas operações básicas e mais alguns outros pressupostos, quando utilizada como parte integrante e fundamental para a execução das regras de um popular jogo de cartas colecionáveis. Esta pesquisa é relevante por estudar as diversas maneiras que algumas noções matemáticas são aprendidas e utilizadas de maneira eficiente por estes mesmos jogadores neste contexto de aprendizagem distinto àquele encontrado no ambiente escolar oferecido pelos estabelecimentos oficiais de ensino. A metodologia utilizada na execução deste trabalho abrange técnicas de cunho qualitativo, como a observação participante, por privilegiar o jogo e as relações interpessoais dos jogadores em si. A hipótese principal defendida é que no contexto de competição gerado os jogadores são compelidos a aperfeiçoar sua capacidade de resolução de problemas matemáticos, sendo a todo momento, devido à natureza dinâmica do jogo, condicionados a rever suas estratégias. Dentre os resultados obtidos, destacamos o aprimoramento no uso das operações matemática, desenvolvimento do raciocínio lógico e elementos para a compreensão da matemática financeira |
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A matemática e trading card game: uma etnografia de um grupo de jogadores de Yu-Gi-Oh!Linguagem matemáticaTrading card gameJogos matemáticosPedagogiaO objetivo geral deste trabalho é compreender o papel da Matemática, em especial a aplicação de suas operações básicas e mais alguns outros pressupostos, quando utilizada como parte integrante e fundamental para a execução das regras de um popular jogo de cartas colecionáveis. Esta pesquisa é relevante por estudar as diversas maneiras que algumas noções matemáticas são aprendidas e utilizadas de maneira eficiente por estes mesmos jogadores neste contexto de aprendizagem distinto àquele encontrado no ambiente escolar oferecido pelos estabelecimentos oficiais de ensino. A metodologia utilizada na execução deste trabalho abrange técnicas de cunho qualitativo, como a observação participante, por privilegiar o jogo e as relações interpessoais dos jogadores em si. A hipótese principal defendida é que no contexto de competição gerado os jogadores são compelidos a aperfeiçoar sua capacidade de resolução de problemas matemáticos, sendo a todo momento, devido à natureza dinâmica do jogo, condicionados a rever suas estratégias. Dentre os resultados obtidos, destacamos o aprimoramento no uso das operações matemática, desenvolvimento do raciocínio lógico e elementos para a compreensão da matemática financeiraAngra dos ReisFreitas, Adriano VargasRoberti, Daniel Luiz PoioEsquincalha, Agnaldo da C.Bastos Júnior, Nevaldo Leocádia2017-10-11T19:56:20Z2017-10-11T19:56:20Z2017-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4873Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T20:58:37Zoai:app.uff.br:1/4873Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:24.138906Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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