A matemática e trading card game: uma etnografia de um grupo de jogadores de Yu-Gi-Oh!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Júnior, Nevaldo Leocádia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4873
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel da Matemática, em especial a aplicação de suas operações básicas e mais alguns outros pressupostos, quando utilizada como parte integrante e fundamental para a execução das regras de um popular jogo de cartas colecionáveis. Esta pesquisa é relevante por estudar as diversas maneiras que algumas noções matemáticas são aprendidas e utilizadas de maneira eficiente por estes mesmos jogadores neste contexto de aprendizagem distinto àquele encontrado no ambiente escolar oferecido pelos estabelecimentos oficiais de ensino. A metodologia utilizada na execução deste trabalho abrange técnicas de cunho qualitativo, como a observação participante, por privilegiar o jogo e as relações interpessoais dos jogadores em si. A hipótese principal defendida é que no contexto de competição gerado os jogadores são compelidos a aperfeiçoar sua capacidade de resolução de problemas matemáticos, sendo a todo momento, devido à natureza dinâmica do jogo, condicionados a rever suas estratégias. Dentre os resultados obtidos, destacamos o aprimoramento no uso das operações matemática, desenvolvimento do raciocínio lógico e elementos para a compreensão da matemática financeira
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