Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Leidiane Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26550
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre as relações que são estabelecidas em contextos escolares e/ou familiares, procurando compreender as diferentes interações e o modo em que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo. Analisando o processo de ensino e aprendizagem como integrado, em que a relação educador/a e educando/a é fator estruturante. Buscando investigar como acontece essa interligação entre afetividade/emoção e aprendizagem/ cognição, ao pensar em uma aprendizagem não apenas conteudista, mas que possibilite, dentre outras estratégias, mediante as narrativas, experiências e vivências, trazer o processo de descoberta à cena, compreendendo e levando em conta as singularidades e identidades de cada sujeito presente nas interlocuções, tendo a afetividade como integrante no processo educativo. Uma aprendizagem-com-práticas-afetivas que perpassam as relações e se relacionam ao processo de aprendizagem, estabelecendo sentidos, interações e diálogos, com intervenções pedagógicas que possibilitem proporcionar a construção conjunta, transformar e construir dentro e fora da sala de aula. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico e construiu-se uma narrativa autobiográfica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas e questionários com profissionais da educação e discentes, e um estudo de campo em uma escola municipal, com o objetivo de levantar e refletir sobre as relações estabelecidas no processo educativo e a participação da afetividade nesse processo. Assim, entende-se que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo, ao compreender as interações e os diálogos/não diálogos estabelecidos pelos diferentes sujeitos e seu desenvolvimento junto ao meio e seus pares, em que os vínculos de afeto ou/e desafetos perpassam o processo de ensino-aprendizagem.
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