Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26550 |
Resumo: | O presente estudo busca refletir sobre as relações que são estabelecidas em contextos escolares e/ou familiares, procurando compreender as diferentes interações e o modo em que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo. Analisando o processo de ensino e aprendizagem como integrado, em que a relação educador/a e educando/a é fator estruturante. Buscando investigar como acontece essa interligação entre afetividade/emoção e aprendizagem/ cognição, ao pensar em uma aprendizagem não apenas conteudista, mas que possibilite, dentre outras estratégias, mediante as narrativas, experiências e vivências, trazer o processo de descoberta à cena, compreendendo e levando em conta as singularidades e identidades de cada sujeito presente nas interlocuções, tendo a afetividade como integrante no processo educativo. Uma aprendizagem-com-práticas-afetivas que perpassam as relações e se relacionam ao processo de aprendizagem, estabelecendo sentidos, interações e diálogos, com intervenções pedagógicas que possibilitem proporcionar a construção conjunta, transformar e construir dentro e fora da sala de aula. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico e construiu-se uma narrativa autobiográfica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas e questionários com profissionais da educação e discentes, e um estudo de campo em uma escola municipal, com o objetivo de levantar e refletir sobre as relações estabelecidas no processo educativo e a participação da afetividade nesse processo. Assim, entende-se que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo, ao compreender as interações e os diálogos/não diálogos estabelecidos pelos diferentes sujeitos e seu desenvolvimento junto ao meio e seus pares, em que os vínculos de afeto ou/e desafetos perpassam o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFF-2_a26aa23ecdd5877cbf7837147626128a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26550 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativoEnsino-aprendizagemAfetoProcesso educativoInteração SocialPedagogiaEnseñanza-aprendizajeAfectoProceso educativoInteracción SocialO presente estudo busca refletir sobre as relações que são estabelecidas em contextos escolares e/ou familiares, procurando compreender as diferentes interações e o modo em que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo. Analisando o processo de ensino e aprendizagem como integrado, em que a relação educador/a e educando/a é fator estruturante. Buscando investigar como acontece essa interligação entre afetividade/emoção e aprendizagem/ cognição, ao pensar em uma aprendizagem não apenas conteudista, mas que possibilite, dentre outras estratégias, mediante as narrativas, experiências e vivências, trazer o processo de descoberta à cena, compreendendo e levando em conta as singularidades e identidades de cada sujeito presente nas interlocuções, tendo a afetividade como integrante no processo educativo. Uma aprendizagem-com-práticas-afetivas que perpassam as relações e se relacionam ao processo de aprendizagem, estabelecendo sentidos, interações e diálogos, com intervenções pedagógicas que possibilitem proporcionar a construção conjunta, transformar e construir dentro e fora da sala de aula. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico e construiu-se uma narrativa autobiográfica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas e questionários com profissionais da educação e discentes, e um estudo de campo em uma escola municipal, com o objetivo de levantar e refletir sobre as relações estabelecidas no processo educativo e a participação da afetividade nesse processo. Assim, entende-se que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo, ao compreender as interações e os diálogos/não diálogos estabelecidos pelos diferentes sujeitos e seu desenvolvimento junto ao meio e seus pares, em que os vínculos de afeto ou/e desafetos perpassam o processo de ensino-aprendizagem.El presente estudio busca reflexionar sobre las relaciones que se establecen en los contextos escolar y/o familiar, buscando comprender las diferentes interacciones y la forma en que la sociabilidad de la afectividad participa en el proceso educativo. Analizar el proceso de enseñanza y aprendizaje como un proceso integrado, en el que la relación educador-alumno es un factor estructurante. Buscando indagar cómo se da esta interconexión entre afectividad/emoción y aprendizaje/cognición, al pensar en un aprendizaje que no sea solo contenido, sino que posibilite, entre otras estrategias, a través de narrativas, vivencias y vivencias, acercar el proceso de descubrimiento. a la escena, comprendiendo y teniendo en cuenta las singularidades e identidades de cada sujeto presente en las interlocuciones, teniendo la afectividad como parte integral del proceso educativo. Un aprendizaje-con-prácticas-afectivas que permean las relaciones y se relacionen con el proceso de aprendizaje, estableciendo significados, interacciones y diálogos, con intervenciones pedagógicas que permitan propiciar la construcción conjunta, transformar y construir dentro y fuera del aula. Como metodología se realizó una encuesta y se construyó una narración autobiográfica. Además, se realizaron entrevistas y cuestionarios a profesionales de la educación y estudiantes, y se realizó un estudio de campo en una escuela municipal, con el objetivo de plantear y reflexionar sobre las relaciones que se establecen en el proceso educativo y la participación de la afectividad en este proceso. Así, se entiende que la sociabilidad de la afectividad participa en el proceso educativo, al comprender las interacciones y los diálogos/no diálogos que establecen los distintos sujetos y su desarrollo con el entorno y sus pares, en los que se mantienen los vínculos afectivos y/o la desafección permean el proceso de enseñanza-aprendizaje.Goldenzweig, RománMachado, Leidiane Gomes2022-10-20T16:52:53Z2022-10-20T16:52:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26550CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:52:56Zoai:app.uff.br:1/26550Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-20T16:52:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
title |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
spellingShingle |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo Machado, Leidiane Gomes Ensino-aprendizagem Afeto Processo educativo Interação Social Pedagogia Enseñanza-aprendizaje Afecto Proceso educativo Interacción Social |
title_short |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
title_full |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
title_fullStr |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
title_full_unstemmed |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
title_sort |
Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo |
author |
Machado, Leidiane Gomes |
author_facet |
Machado, Leidiane Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldenzweig, Román |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Leidiane Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Afeto Processo educativo Interação Social Pedagogia Enseñanza-aprendizaje Afecto Proceso educativo Interacción Social |
topic |
Ensino-aprendizagem Afeto Processo educativo Interação Social Pedagogia Enseñanza-aprendizaje Afecto Proceso educativo Interacción Social |
description |
O presente estudo busca refletir sobre as relações que são estabelecidas em contextos escolares e/ou familiares, procurando compreender as diferentes interações e o modo em que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo. Analisando o processo de ensino e aprendizagem como integrado, em que a relação educador/a e educando/a é fator estruturante. Buscando investigar como acontece essa interligação entre afetividade/emoção e aprendizagem/ cognição, ao pensar em uma aprendizagem não apenas conteudista, mas que possibilite, dentre outras estratégias, mediante as narrativas, experiências e vivências, trazer o processo de descoberta à cena, compreendendo e levando em conta as singularidades e identidades de cada sujeito presente nas interlocuções, tendo a afetividade como integrante no processo educativo. Uma aprendizagem-com-práticas-afetivas que perpassam as relações e se relacionam ao processo de aprendizagem, estabelecendo sentidos, interações e diálogos, com intervenções pedagógicas que possibilitem proporcionar a construção conjunta, transformar e construir dentro e fora da sala de aula. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico e construiu-se uma narrativa autobiográfica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas e questionários com profissionais da educação e discentes, e um estudo de campo em uma escola municipal, com o objetivo de levantar e refletir sobre as relações estabelecidas no processo educativo e a participação da afetividade nesse processo. Assim, entende-se que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo, ao compreender as interações e os diálogos/não diálogos estabelecidos pelos diferentes sujeitos e seu desenvolvimento junto ao meio e seus pares, em que os vínculos de afeto ou/e desafetos perpassam o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T16:52:53Z 2022-10-20T16:52:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26550 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135370109812736 |