Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Carime Rossi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silveira, Paloma Dias, Costa, Janete Sander, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210410
Resumo: Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica.
id UFRGS-2_124beee63be11d82e71b948887a7eab2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210410
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Elias, Carime RossiSilveira, Paloma DiasCosta, Janete SanderAxt, Margarete2020-06-19T03:36:26Z20150103-6831http://hdl.handle.net/10183/210410000974078Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica.Este artículo presenta y discute procesos evaluativos utilizados en una asignatura de especialización en la modalidad de educación a distancia, cuyo objetivo era el estudio y la vivencia de los conceptos de autor, autoría colectiva, lector y texto en ambiente virtual de aprendizaje. La metodología empleada en el curso fue la interacción dialógica, de Bakhtin (2003). En base a esa perspectiva teórica, el presente trabajo examina el seguimiento del desempeño de los alumnos por los profesores a lo largo de la asignatura por medio del análisis de textos publicados en las herramientas de discusión de la plataforma on-line, y los intercambios promovidos entre los propios estudiantes, entre estos y los profesores y entre los integrantes del equipo formador. Se concluye que este movimiento modifica el proceso de enseñanza y contribuye para mantener el enfoque en la relación enseñanza-aprendizaje de una forma metodológica y evaluativa, desde una perspectiva dialógicaapplication/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 26, n.61 (jan./abr. 2015), p. 48-81Ensino a distânciaAvaliação da aprendizagemInteraçãoEvaluación del aprendizajeInteracción dialógicaEducación a distanciaProceso de enseñanza-aprendizajeProcessos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974078.pdf.txt000974078.pdf.txtExtracted Texttext/plain73746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/2/000974078.pdf.txt67a12fb3350c5aa48c58d3bcd0da924aMD52ORIGINAL000974078.pdfTexto completoapplication/pdf851494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/1/000974078.pdf23f4e1b4701355dfddb5cb1cef7b020cMD5110183/2104102021-12-06 05:35:05.000136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
title Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
spellingShingle Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
Elias, Carime Rossi
Ensino a distância
Avaliação da aprendizagem
Interação
Evaluación del aprendizaje
Interacción dialógica
Educación a distancia
Proceso de enseñanza-aprendizaje
title_short Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
title_full Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
title_fullStr Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
title_full_unstemmed Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
title_sort Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
author Elias, Carime Rossi
author_facet Elias, Carime Rossi
Silveira, Paloma Dias
Costa, Janete Sander
Axt, Margarete
author_role author
author2 Silveira, Paloma Dias
Costa, Janete Sander
Axt, Margarete
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Carime Rossi
Silveira, Paloma Dias
Costa, Janete Sander
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Avaliação da aprendizagem
Interação
topic Ensino a distância
Avaliação da aprendizagem
Interação
Evaluación del aprendizaje
Interacción dialógica
Educación a distancia
Proceso de enseñanza-aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluación del aprendizaje
Interacción dialógica
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación a distancia
Proceso de enseñanza-aprendizaje
description Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210410
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000974078
identifier_str_mv 0103-6831
000974078
url http://hdl.handle.net/10183/210410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 26, n.61 (jan./abr. 2015), p. 48-81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/2/000974078.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/1/000974078.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67a12fb3350c5aa48c58d3bcd0da924a
23f4e1b4701355dfddb5cb1cef7b020c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992200851456