Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210410 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica. |
id |
UFRGS-2_124beee63be11d82e71b948887a7eab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210410 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Elias, Carime RossiSilveira, Paloma DiasCosta, Janete SanderAxt, Margarete2020-06-19T03:36:26Z20150103-6831http://hdl.handle.net/10183/210410000974078Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica.Este artículo presenta y discute procesos evaluativos utilizados en una asignatura de especialización en la modalidad de educación a distancia, cuyo objetivo era el estudio y la vivencia de los conceptos de autor, autoría colectiva, lector y texto en ambiente virtual de aprendizaje. La metodología empleada en el curso fue la interacción dialógica, de Bakhtin (2003). En base a esa perspectiva teórica, el presente trabajo examina el seguimiento del desempeño de los alumnos por los profesores a lo largo de la asignatura por medio del análisis de textos publicados en las herramientas de discusión de la plataforma on-line, y los intercambios promovidos entre los propios estudiantes, entre estos y los profesores y entre los integrantes del equipo formador. Se concluye que este movimiento modifica el proceso de enseñanza y contribuye para mantener el enfoque en la relación enseñanza-aprendizaje de una forma metodológica y evaluativa, desde una perspectiva dialógicaapplication/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 26, n.61 (jan./abr. 2015), p. 48-81Ensino a distânciaAvaliação da aprendizagemInteraçãoEvaluación del aprendizajeInteracción dialógicaEducación a distanciaProceso de enseñanza-aprendizajeProcessos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974078.pdf.txt000974078.pdf.txtExtracted Texttext/plain73746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/2/000974078.pdf.txt67a12fb3350c5aa48c58d3bcd0da924aMD52ORIGINAL000974078.pdfTexto completoapplication/pdf851494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/1/000974078.pdf23f4e1b4701355dfddb5cb1cef7b020cMD5110183/2104102021-12-06 05:35:05.000136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
title |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
spellingShingle |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica Elias, Carime Rossi Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Interação Evaluación del aprendizaje Interacción dialógica Educación a distancia Proceso de enseñanza-aprendizaje |
title_short |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
title_full |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
title_fullStr |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
title_full_unstemmed |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
title_sort |
Processos avaliativos em ambientes virtuais de formação : uma perspectiva interacional-dialógica |
author |
Elias, Carime Rossi |
author_facet |
Elias, Carime Rossi Silveira, Paloma Dias Costa, Janete Sander Axt, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Paloma Dias Costa, Janete Sander Axt, Margarete |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Carime Rossi Silveira, Paloma Dias Costa, Janete Sander Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Interação |
topic |
Ensino a distância Avaliação da aprendizagem Interação Evaluación del aprendizaje Interacción dialógica Educación a distancia Proceso de enseñanza-aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluación del aprendizaje Interacción dialógica |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación a distancia Proceso de enseñanza-aprendizaje |
description |
Este artigo apresenta e discute processos avaliativos utilizados em uma disciplina de especialização, na modalidade de ensino a distância, cujo objetivo era o estudo e a vivência dos conceitos de autor, autoria coletiva, leitor e texto em ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada no curso foi a da interação dialógica, de Bakhtin (2003). Com base nessa perspectiva teórica, o presente trabalho examina o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos professores ao longo da disciplina, por meio da análise de textos publicados nas ferramentas de discussão da plataforma on-line, e as trocas promovidas entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os professores e entre os integrantes da equipe formadora. Conclui-se que esse movimento modifica o processo de ensino e contribui para a manutenção da relação ensino-aprendizagem como foco, ao mesmo tempo metodológico e avaliativo, numa perspectiva dialógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T03:36:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210410 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6831 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000974078 |
identifier_str_mv |
0103-6831 000974078 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 26, n.61 (jan./abr. 2015), p. 48-81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/2/000974078.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210410/1/000974078.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67a12fb3350c5aa48c58d3bcd0da924a 23f4e1b4701355dfddb5cb1cef7b020c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224992200851456 |