A infância no tubo digital: felicidade via consumo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Luis do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5586
Resumo: Este trabalho discute a associação da ideia de felicidade à promoção do consumo pelos youtubers mirins – crianças que produzem conteúdo audiovisual dirigido a outras crianças através da plataforma de vídeos YouTube. Utilizando a análise do discurso e análise de conteúdo como ferramentas metodológicas, busca-se compreender se e de que forma ocorre esta associação. No percurso da pesquisa, busca-se também compreender que elementos caracterizam a presença de abordagem de promoção do consumo, que elementos configuram a presença da felicidade como argumento e que elementos estabelecem elos entre estes dois campos. Esta discussão é realizada com o apoio de revisão bibliográfica que contempla estudos sobre desenvolvimento infantil, caracterização da infância na sociedade, sociedade de consumo, felicidade e consumo, publicidade infantil, marketing infantil, mídia e infância, infância e Internet, e também sobre o papel do YouTube no contexto midiático contemporâneo. A amostra foi composta apenas de vídeos que possuíam algum tipo de indução implícita ou ostensiva ao consumo. Foram analisados ao todo nove vídeos, sendo que todos figuram entre os mais assistidos dentro dos três canais mais populares de youtubers mirins brasileiros. Ao final da pesquisa, foi constatado a presença de elementos discursivos que associam a felicidade ao consumo em todos os vídeos analisados, com presença de ruído em apenas um destes vídeos.
id UFF-2_a35c60f5d3f6524aafccc21285886be7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5586
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A infância no tubo digital: felicidade via consumo?InfânciaSociedade de consumoMídia e cotidianoMídias digitaisÉtica publicitáriaInfânciaSociedade de consumoMídia e cotidianoMídias digitaisÉtica publicitáriaChildhoodConsumer societyMedia and everyday lifeDigital mediaEthics in advertisingEste trabalho discute a associação da ideia de felicidade à promoção do consumo pelos youtubers mirins – crianças que produzem conteúdo audiovisual dirigido a outras crianças através da plataforma de vídeos YouTube. Utilizando a análise do discurso e análise de conteúdo como ferramentas metodológicas, busca-se compreender se e de que forma ocorre esta associação. No percurso da pesquisa, busca-se também compreender que elementos caracterizam a presença de abordagem de promoção do consumo, que elementos configuram a presença da felicidade como argumento e que elementos estabelecem elos entre estes dois campos. Esta discussão é realizada com o apoio de revisão bibliográfica que contempla estudos sobre desenvolvimento infantil, caracterização da infância na sociedade, sociedade de consumo, felicidade e consumo, publicidade infantil, marketing infantil, mídia e infância, infância e Internet, e também sobre o papel do YouTube no contexto midiático contemporâneo. A amostra foi composta apenas de vídeos que possuíam algum tipo de indução implícita ou ostensiva ao consumo. Foram analisados ao todo nove vídeos, sendo que todos figuram entre os mais assistidos dentro dos três canais mais populares de youtubers mirins brasileiros. Ao final da pesquisa, foi constatado a presença de elementos discursivos que associam a felicidade ao consumo em todos os vídeos analisados, com presença de ruído em apenas um destes vídeos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work discusses the association of the idea of happiness with the promotion of consumption by the kid youtubers – children who produce audiovisual content directed to other children through the YouTube video platform. Using discourse analysis and content analysis as methodological tools, it is sought to understand if and how this association occurs. In the course of the research, it is also sought to understand which elements characterize the presence of a consumer promotion approach, which elements configure the presence of happiness as an argument and which elements establish links between these two fields. This discussion is carried out with the support of a bibliographic review that includes studies on child development, characterization of childhood in society, consumer society, happiness and consumption, children's advertising, children's marketing, media and childhood, childhood and the Internet, and also on the part represented by YouTube in the contemporary media context. The sample was composed only of videos that had some type of implicit or ostensive induction to consumption. A total of nine videos were analyzed, all of which are among the most watched within the three most popular channels of Brazilian kid youtubers. At the end of the research, it was verified the presence of discursive elements that associate happiness with consumption in all analyzed videos, with presence of noise in only one of these videos.Bragaglia, Ana PaulaCabral Filho, AdilsonBurrowes, Patrícia CecíliaFerreira, André Luis do Nascimento2018-01-23T13:52:37Z2018-01-23T13:52:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5586Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:58Zoai:app.uff.br:1/5586Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T18:01:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
title A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
spellingShingle A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
Ferreira, André Luis do Nascimento
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Childhood
Consumer society
Media and everyday life
Digital media
Ethics in advertising
title_short A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
title_full A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
title_fullStr A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
title_full_unstemmed A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
title_sort A infância no tubo digital: felicidade via consumo?
author Ferreira, André Luis do Nascimento
author_facet Ferreira, André Luis do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragaglia, Ana Paula
Cabral Filho, Adilson
Burrowes, Patrícia Cecília
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, André Luis do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Childhood
Consumer society
Media and everyday life
Digital media
Ethics in advertising
topic Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Infância
Sociedade de consumo
Mídia e cotidiano
Mídias digitais
Ética publicitária
Childhood
Consumer society
Media and everyday life
Digital media
Ethics in advertising
description Este trabalho discute a associação da ideia de felicidade à promoção do consumo pelos youtubers mirins – crianças que produzem conteúdo audiovisual dirigido a outras crianças através da plataforma de vídeos YouTube. Utilizando a análise do discurso e análise de conteúdo como ferramentas metodológicas, busca-se compreender se e de que forma ocorre esta associação. No percurso da pesquisa, busca-se também compreender que elementos caracterizam a presença de abordagem de promoção do consumo, que elementos configuram a presença da felicidade como argumento e que elementos estabelecem elos entre estes dois campos. Esta discussão é realizada com o apoio de revisão bibliográfica que contempla estudos sobre desenvolvimento infantil, caracterização da infância na sociedade, sociedade de consumo, felicidade e consumo, publicidade infantil, marketing infantil, mídia e infância, infância e Internet, e também sobre o papel do YouTube no contexto midiático contemporâneo. A amostra foi composta apenas de vídeos que possuíam algum tipo de indução implícita ou ostensiva ao consumo. Foram analisados ao todo nove vídeos, sendo que todos figuram entre os mais assistidos dentro dos três canais mais populares de youtubers mirins brasileiros. Ao final da pesquisa, foi constatado a presença de elementos discursivos que associam a felicidade ao consumo em todos os vídeos analisados, com presença de ruído em apenas um destes vídeos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-23T13:52:37Z
2018-01-23T13:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5586
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5586
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135442271764480