Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Rafael Pim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dal'Evedove, Paula Regina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15655
Resumo: O trabalho a seguir apresenta como proposta uma análise do que é o meme, desde a idealização do conceito por Dawkins na década de 70, passando pela sua implementação na internet e sua consolidação nas redes sociais, onde ganhou força nos anos 2010, tendo como justificativa desvendar seus significados no que se trata a Biblioteconomia, sistematizando e identificando congruências e contradições encontradas nas representações discursivas sobre a área, a fim de compreender a formação identitária do campo nas redes sociais. Na fundamentação teórica, trata o modo como o meme se tornou um fenômeno nas redes sociais, faz o reconhecimento de sua atuação enquanto criação de uma identidade coletiva, interação social e ativismo e como o meme pode reforçar estereótipos do profissional bibliotecário, já consolidados há algum tempo, ao mesmo tempo sendo um instrumento de resistência entre jovens do curso de Biblioteconomia, que utilizam o instrumento para combater e satirizar essa visão deturpada. Como prática metodológica, foi apontado o método da pesquisa exploratória, por se tratar de um estudo cuja a área ainda é pouco explorada, além da análise de discurso, analisando o meme como um gênero textual, sendo possível um envolvimento no significado, mensagem e seu funcionamento.
id UFF-2_a3d6c18daafea7b0f0c23460701ad248
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15655
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociaisLibrary... who?: a discursive analysis of memes on Library Science in the approach to social networksBiblioteconomiaAnálise do discursoMemesO trabalho a seguir apresenta como proposta uma análise do que é o meme, desde a idealização do conceito por Dawkins na década de 70, passando pela sua implementação na internet e sua consolidação nas redes sociais, onde ganhou força nos anos 2010, tendo como justificativa desvendar seus significados no que se trata a Biblioteconomia, sistematizando e identificando congruências e contradições encontradas nas representações discursivas sobre a área, a fim de compreender a formação identitária do campo nas redes sociais. Na fundamentação teórica, trata o modo como o meme se tornou um fenômeno nas redes sociais, faz o reconhecimento de sua atuação enquanto criação de uma identidade coletiva, interação social e ativismo e como o meme pode reforçar estereótipos do profissional bibliotecário, já consolidados há algum tempo, ao mesmo tempo sendo um instrumento de resistência entre jovens do curso de Biblioteconomia, que utilizam o instrumento para combater e satirizar essa visão deturpada. Como prática metodológica, foi apontado o método da pesquisa exploratória, por se tratar de um estudo cuja a área ainda é pouco explorada, além da análise de discurso, analisando o meme como um gênero textual, sendo possível um envolvimento no significado, mensagem e seu funcionamento.SimN/A2020-10-30T18:34:41Z2020-10-30T18:34:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15655N/ACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Rafael PimDal'Evedove, Paula Reginaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-16T21:31:26Zoai:app.uff.br:1/15655Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:14.375505Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
Library... who?: a discursive analysis of memes on Library Science in the approach to social networks
title Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
spellingShingle Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
Baptista, Rafael Pim
Biblioteconomia
Análise do discurso
Memes
title_short Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
title_full Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
title_fullStr Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
title_full_unstemmed Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
title_sort Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
author Baptista, Rafael Pim
author_facet Baptista, Rafael Pim
Dal'Evedove, Paula Regina
author_role author
author2 Dal'Evedove, Paula Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Rafael Pim
Dal'Evedove, Paula Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Análise do discurso
Memes
topic Biblioteconomia
Análise do discurso
Memes
description O trabalho a seguir apresenta como proposta uma análise do que é o meme, desde a idealização do conceito por Dawkins na década de 70, passando pela sua implementação na internet e sua consolidação nas redes sociais, onde ganhou força nos anos 2010, tendo como justificativa desvendar seus significados no que se trata a Biblioteconomia, sistematizando e identificando congruências e contradições encontradas nas representações discursivas sobre a área, a fim de compreender a formação identitária do campo nas redes sociais. Na fundamentação teórica, trata o modo como o meme se tornou um fenômeno nas redes sociais, faz o reconhecimento de sua atuação enquanto criação de uma identidade coletiva, interação social e ativismo e como o meme pode reforçar estereótipos do profissional bibliotecário, já consolidados há algum tempo, ao mesmo tempo sendo um instrumento de resistência entre jovens do curso de Biblioteconomia, que utilizam o instrumento para combater e satirizar essa visão deturpada. Como prática metodológica, foi apontado o método da pesquisa exploratória, por se tratar de um estudo cuja a área ainda é pouco explorada, além da análise de discurso, analisando o meme como um gênero textual, sendo possível um envolvimento no significado, mensagem e seu funcionamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-30T18:34:41Z
2020-10-30T18:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15655
N/A
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15655
identifier_str_mv N/A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv N/A
publisher.none.fl_str_mv N/A
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642258964480