Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15655 |
Resumo: | O trabalho a seguir apresenta como proposta uma análise do que é o meme, desde a idealização do conceito por Dawkins na década de 70, passando pela sua implementação na internet e sua consolidação nas redes sociais, onde ganhou força nos anos 2010, tendo como justificativa desvendar seus significados no que se trata a Biblioteconomia, sistematizando e identificando congruências e contradições encontradas nas representações discursivas sobre a área, a fim de compreender a formação identitária do campo nas redes sociais. Na fundamentação teórica, trata o modo como o meme se tornou um fenômeno nas redes sociais, faz o reconhecimento de sua atuação enquanto criação de uma identidade coletiva, interação social e ativismo e como o meme pode reforçar estereótipos do profissional bibliotecário, já consolidados há algum tempo, ao mesmo tempo sendo um instrumento de resistência entre jovens do curso de Biblioteconomia, que utilizam o instrumento para combater e satirizar essa visão deturpada. Como prática metodológica, foi apontado o método da pesquisa exploratória, por se tratar de um estudo cuja a área ainda é pouco explorada, além da análise de discurso, analisando o meme como um gênero textual, sendo possível um envolvimento no significado, mensagem e seu funcionamento. |
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