Investigação da comunicabilidade e uso de dark patterns com foco em privacidade no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25726 |
Resumo: | Uma das categorias de software mais utilizados e que continua ganhando espaço são as redes sociais. A exposição onipresente a sistemas sociais em todas as áreas da nossa vida nos afetou de diferentes formas e devido a essa crescente exposição a quantidade de dados sendo inseridos na internet está crescendo rapidamente, sem previsão para que isso mude. O Instagram, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e 500 milhões de usuários ativos diariamente. Com isso, são mais de 4.2 bilhões de “likes”, 100 milhões de uploads de fotos e 400 milhões de stories por dia. Esses diferentes tipos de dados constituem uma fonte de informação disponível aos sistemas Big Data, podendo portanto serem usados para acúmulo de conhecimento por parte de empresas e governos. Pesquisas têm alertado que ataques contra a privacidade, ou seja, inferência ou descoberta de atributos privados, podem ocorrer através desses dados e que mesmo dados anônimos podem ser re-identificados. Isso levanta o debate sobre a privacidade e a propriedade desses dados. Este estudo investigou a rede social Instagram, avaliando a comunicabilidade dele sobre os seguintes princípios éticos de privacidade: consentimento informado, controle sobre o uso de dados e direito a restringir processamento. Para atingir esse objetivo foi aplicado o Método de Inspeção Semiótica para buscar estratégias de comunicação destes princípios éticos de privacidade e foram identificados rastros de uso de Dark Patterns nessas estratégias. Os principais resultados indicam potenciais violações nesses princípios éticos de privacidade. |
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Investigação da comunicabilidade e uso de dark patterns com foco em privacidade no InstagramEngenharia semióticaPrivacidadeÉticaRedes sociaisInteração Humano-ComputadorPadrões ObscurosRede social on-lineSegurança de dados on-lineInteração homem-máquinaSemiotic EngineeringPrivacyEthicsSocial NetworksHuman-Computer InteractionDesign PatternsUma das categorias de software mais utilizados e que continua ganhando espaço são as redes sociais. A exposição onipresente a sistemas sociais em todas as áreas da nossa vida nos afetou de diferentes formas e devido a essa crescente exposição a quantidade de dados sendo inseridos na internet está crescendo rapidamente, sem previsão para que isso mude. O Instagram, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e 500 milhões de usuários ativos diariamente. Com isso, são mais de 4.2 bilhões de “likes”, 100 milhões de uploads de fotos e 400 milhões de stories por dia. Esses diferentes tipos de dados constituem uma fonte de informação disponível aos sistemas Big Data, podendo portanto serem usados para acúmulo de conhecimento por parte de empresas e governos. Pesquisas têm alertado que ataques contra a privacidade, ou seja, inferência ou descoberta de atributos privados, podem ocorrer através desses dados e que mesmo dados anônimos podem ser re-identificados. Isso levanta o debate sobre a privacidade e a propriedade desses dados. Este estudo investigou a rede social Instagram, avaliando a comunicabilidade dele sobre os seguintes princípios éticos de privacidade: consentimento informado, controle sobre o uso de dados e direito a restringir processamento. Para atingir esse objetivo foi aplicado o Método de Inspeção Semiótica para buscar estratégias de comunicação destes princípios éticos de privacidade e foram identificados rastros de uso de Dark Patterns nessas estratégias. Os principais resultados indicam potenciais violações nesses princípios éticos de privacidade.One of the most used software categories and one that continues to gain space is social networks. The ubiquitous exposure to social systems in all areas of our lives has affected us in different ways. Because of this growing exposure, the amount of data fed into the internet proliferates, with no forecast of change. Instagram, for example, has over 1 billion active users monthly and 500 million active users daily. With that, there are more than 4.2 billion likes, 100 million photo uploads, and 400 million stories per day. These different types of data constitute a source of information available to Big Data systems and can therefore be used for knowledge accumulation by companies and governments. Research has warned that privacy attacks, i.e., inference or discovery of private attributes, can occur through this data. Even anonymous data can be re-identified, which raises the debate over the privacy and ownership of that data. This study investigated the Instagram social network, evaluating its communicability on the following ethical privacy principles: informed consent, control over data use, and the right to restrict processing. For that to happen, we applied the Semiotic Inspection Method to seek strategies to comunicate these ethical principles of privacy and identified traces of Dark Patterns' use in these strategies. The main results indicate potential violations of these ethical privacy principles.68 p.Salgado, Luciana Cardoso de CastroViterbo Filho, JoséSilva, Mônica daLima, Patrícia Raposo Santana2022-07-18T12:56:53Z2022-07-18T12:56:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Patrícia Raposo Santana. Investigação da comunicabilidade e uso de dark patterns com foco em privacidade no Instagram. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25726CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-18T12:56:56Zoai:app.uff.br:1/25726Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:15.859861Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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