Investigação da comunicabilidade e uso de dark patterns com foco em privacidade no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Raposo Santana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25726
Resumo: Uma das categorias de software mais utilizados e que continua ganhando espaço são as redes sociais. A exposição onipresente a sistemas sociais em todas as áreas da nossa vida nos afetou de diferentes formas e devido a essa crescente exposição a quantidade de dados sendo inseridos na internet está crescendo rapidamente, sem previsão para que isso mude. O Instagram, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e 500 milhões de usuários ativos diariamente. Com isso, são mais de 4.2 bilhões de “likes”, 100 milhões de uploads de fotos e 400 milhões de stories por dia. Esses diferentes tipos de dados constituem uma fonte de informação disponível aos sistemas Big Data, podendo portanto serem usados para acúmulo de conhecimento por parte de empresas e governos. Pesquisas têm alertado que ataques contra a privacidade, ou seja, inferência ou descoberta de atributos privados, podem ocorrer através desses dados e que mesmo dados anônimos podem ser re-identificados. Isso levanta o debate sobre a privacidade e a propriedade desses dados. Este estudo investigou a rede social Instagram, avaliando a comunicabilidade dele sobre os seguintes princípios éticos de privacidade: consentimento informado, controle sobre o uso de dados e direito a restringir processamento. Para atingir esse objetivo foi aplicado o Método de Inspeção Semiótica para buscar estratégias de comunicação destes princípios éticos de privacidade e foram identificados rastros de uso de Dark Patterns nessas estratégias. Os principais resultados indicam potenciais violações nesses princípios éticos de privacidade.
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