Os desafios da prática inclusiva do pensamento computacional no ensino técnico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30354 |
Resumo: | A formação continuada docente tecnológica é necessária para acompanhar os avanços educacionais mais atuais. A pesquisa propôs a construção de um Ecossistema de Aprendizagem, apoiado por Arquiteturas Pedagógicas, com o enfoque na formação continuada de docentes da Educação Básica e do Ensino Técnico, através do curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, envolvendo o Pensamento Computacional aplicado em atividades escolares inclusivas. Para tanto, constituiu-se um ambiente on-line, com o objetivo de desenvolver propostas pedagógicas usando os pilares do PC para pessoas com deficiência. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três fases, estudo preliminar, período exploratório e fase final. Os estudos preliminares foram realizados para reconhecimento das reais necessidades do campo de trabalho, com a revisão de literatura; o período exploratório contou com a realização de dez encontros on-line por meio de videochamadas, aplicativos multiplataforma de mensagens instantânea e por chamadas de voz, atendendo aos objetivos exploratórios. O curso contou com uma carga horária de 30 horas, sendo oferecidas 30 vagas, com atividades síncronas e assíncronas. A realização de seis encontros síncronos, um ciclo de palestras, no qual os participantes tiveram acesso às teorias e conceitos de Pensamento Computacional; Ecossistemas de aprendizagem e inclusão; Plano Educacional Individualizado; Quatro pilares do Pensamento Computacional; Recursos Educacionais Abertos e Arquiteturas Pedagógicas inclusivas. Durante o sétimo e o oitavo encontros realizaram-se debates de ideias inclusivas usando o Pensamento Computacional, e nos dois últimos encontros puderam fazer uma exposição das ideias através de mapas mentais e o trabalho final do curso. Dessa forma conduziu-se a pilotagem, a elaboração, a revisão e a melhora progressiva das propostas, realizada através dos ciclos iterativos de conversação sobre as práticas pedagógicas; atendendo ao objetivo descritivo, a fase final do estudo deu-se a análise dos dados dos pré-teste e pós-teste, sendo analisadas as perguntas fechadas e abertas. Os mapas mentais e as propostas pedagógicas foram objeto de análise do discurso. Os resultados mostraram que o Ecossistema de Aprendizagem constituído propiciou o aprendizado do Pensamento Computacional, no contexto educacional inclusivo. Também, que há uma real necessidade de se investir na formação continuada docente, na divulgação do Pensamento Computacional, possibilitando a formação de um ecossistema de aprendizagem para novas elaborações da prática educacional em cooperação, não só para o Ensino Técnico, mas estendendo-se para toda a Educação Básica atendendo ao paradigma da inclusão e de legislações mais atuais usando o Pensamento Computacional |
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Os desafios da prática inclusiva do pensamento computacional no ensino técnicoThe challenges of the inclusive practice of computational thinking in technical educationPensamento ComputacionalEcossistema de aprendizagemArquitetura pedagógicaEnsino técnicoInclusãoEducação inclusivaPensamento lógicoProcesso de ensino-aprendizagemInclusão escolarEducação básicaEducação permanenteProfessor de ensino fundamentalPrática pedagógicaComputational thinkingLearning ecosystemPedagogical architectureTechnical educationInclusionA formação continuada docente tecnológica é necessária para acompanhar os avanços educacionais mais atuais. A pesquisa propôs a construção de um Ecossistema de Aprendizagem, apoiado por Arquiteturas Pedagógicas, com o enfoque na formação continuada de docentes da Educação Básica e do Ensino Técnico, através do curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, envolvendo o Pensamento Computacional aplicado em atividades escolares inclusivas. Para tanto, constituiu-se um ambiente on-line, com o objetivo de desenvolver propostas pedagógicas usando os pilares do PC para pessoas com deficiência. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três fases, estudo preliminar, período exploratório e fase final. Os estudos preliminares foram realizados para reconhecimento das reais necessidades do campo de trabalho, com a revisão de literatura; o período exploratório contou com a realização de dez encontros on-line por meio de videochamadas, aplicativos multiplataforma de mensagens instantânea e por chamadas de voz, atendendo aos objetivos exploratórios. O curso contou com uma carga horária de 30 horas, sendo oferecidas 30 vagas, com atividades síncronas e assíncronas. A realização de seis encontros síncronos, um ciclo de palestras, no qual os participantes tiveram acesso às teorias e conceitos de Pensamento Computacional; Ecossistemas de aprendizagem e inclusão; Plano Educacional Individualizado; Quatro pilares do Pensamento Computacional; Recursos Educacionais Abertos e Arquiteturas Pedagógicas inclusivas. Durante o sétimo e o oitavo encontros realizaram-se debates de ideias inclusivas usando o Pensamento Computacional, e nos dois últimos encontros puderam fazer uma exposição das ideias através de mapas mentais e o trabalho final do curso. Dessa forma conduziu-se a pilotagem, a elaboração, a revisão e a melhora progressiva das propostas, realizada através dos ciclos iterativos de conversação sobre as práticas pedagógicas; atendendo ao objetivo descritivo, a fase final do estudo deu-se a análise dos dados dos pré-teste e pós-teste, sendo analisadas as perguntas fechadas e abertas. Os mapas mentais e as propostas pedagógicas foram objeto de análise do discurso. Os resultados mostraram que o Ecossistema de Aprendizagem constituído propiciou o aprendizado do Pensamento Computacional, no contexto educacional inclusivo. Também, que há uma real necessidade de se investir na formação continuada docente, na divulgação do Pensamento Computacional, possibilitando a formação de um ecossistema de aprendizagem para novas elaborações da prática educacional em cooperação, não só para o Ensino Técnico, mas estendendo-se para toda a Educação Básica atendendo ao paradigma da inclusão e de legislações mais atuais usando o Pensamento ComputacionalThe technological teacher's continuous education is necessary to keep up with the latest educational advancements. The research proposed the construction of a Learning Ecosystem supported by Pedagogical Architectures, with a focus on the continuous education of teachers in Basic Education and Technical Education, through the course "The Approach of Computational Thinking in Inclusive Education," involving Computational Thinking applied in inclusive school activities. For this purpose, an online environment was created with the objective of developing pedagogical proposals using the pillars of Computational Thinking for people with disabilities. The applied methodology was both quantitative and qualitative, exploratory in nature, grounded in Design-Based Research, divided into three phases: preliminary study, exploratory period, and final phase. Preliminary studies were conducted to recognize the real needs of the field of work through literature review; the exploratory period included ten online meetings through video calls, multi-platform instant messaging apps, and voice calls, serving exploratory objectives. The course consisted of 30 hours, offering 30 spots, with synchronous and asynchronous activities. Six synchronous meetings were held, along with a lecture cycle where participants accessed theories and concepts of Computational Thinking, Learning Ecosystems and Inclusion, Individualized Educational Plans, Four Pillars of Computational Thinking, Open Educational Resources, and Inclusive Pedagogical Architectures. During the seventh and eighth meetings, inclusive idea discussions were conducted using Computational Thinking, and in the last two meetings, participants presented their ideas through mind maps and the final course project. In this way, the piloting, development, review, and progressive improvement of the proposals were conducted through iterative cycles of conversation about pedagogical practices, aligning with the descriptive objective. In the final phase of the study, the analysis of pre-test and post-test data took place, including analysis of closed and open-ended questions. The discourse analysis covered the mind maps and pedagogical proposals. The results showed that the established Learning Ecosystem facilitated the learning of Computational Thinking in an inclusive educational context. Moreover, there is a real need to invest in continuous teacher education, promote Computational Thinking, enabling the creation of a learning ecosystem for new developments in educational practice in cooperation, not only for Technical Education but also extending to all levels of Basic Education, in line with the paradigm of inclusion and more current legislation, using Computational Thinking.193 f.Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778Menezes, Credine Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909Dias, Ana Isabel de Azevedo Spinolahttp://lattes.cnpq.br/2417066811125103Turchielo, Luciana Boffhttp://lattes.cnpq.br/9720478732177480Lehmann, Lucia de Mello e Souzahttp://lattes.cnpq.br/5723673843215499Braz, Ruth Maria Marianihttp://lattes.cnpq.br/8386383577325343Ribeiro, Claudiane Figueiredo2023-09-14T20:13:46Z2023-09-14T20:13:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, Claudiane Figueiredo. Os desafios da prática inclusiva do pensamento computacional no ensino técnico, 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30354CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-14T20:13:50Zoai:app.uff.br:1/30354Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-14T20:13:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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