Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Rafaela Samara Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715
Resumo: O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação         à oficina realizada.   
id VERACRUZ-0_12f12f8abb2b02bfcd633e4fd59a98ee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2715
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience reportPensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação.O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação         à oficina realizada.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/271510.34117/bjdv5n8-031Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11594-11606Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11594-11606Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11594-116062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715/2719Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rodrigo AlvesPereira, Rafaela Samara Oliveira2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2715Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:57.344319Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
title Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
spellingShingle Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
Costa, Rodrigo Alves
Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação.
title_short Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
title_full Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
title_fullStr Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
title_full_unstemmed Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
title_sort Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
author Costa, Rodrigo Alves
author_facet Costa, Rodrigo Alves
Pereira, Rafaela Samara Oliveira
author_role author
author2 Pereira, Rafaela Samara Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodrigo Alves
Pereira, Rafaela Samara Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação.
topic Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação.
description O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação         à oficina realizada.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715
10.34117/bjdv5n8-031
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n8-031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715/2719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11594-11606
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11594-11606
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11594-11606
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645421841481728