Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715 |
Resumo: | O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação à oficina realizada. |
id |
VERACRUZ-0_12f12f8abb2b02bfcd633e4fd59a98ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2715 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience reportPensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação.O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação à oficina realizada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/271510.34117/bjdv5n8-031Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11594-11606Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11594-11606Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11594-116062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715/2719Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rodrigo AlvesPereira, Rafaela Samara Oliveira2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2715Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:57.344319Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
title |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
spellingShingle |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report Costa, Rodrigo Alves Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação. |
title_short |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
title_full |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
title_fullStr |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
title_full_unstemmed |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
title_sort |
Ensino de programação na educação básica por meio do pensamento computacional: um relato de experiência / Understanding computational thinking: an experience report |
author |
Costa, Rodrigo Alves |
author_facet |
Costa, Rodrigo Alves Pereira, Rafaela Samara Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rafaela Samara Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo Alves Pereira, Rafaela Samara Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação. |
topic |
Pensamento computacional. Ensino e aprendizagem. Informática educational. Inclusão. Tecnologias digitais na educação. |
description |
O pensamento computacional é a capacidade para resolução de problemas com base nos fundamentos da computação. Há evidências que apontam que as habilidades inerentes ao pensamento computacional são tão importantes para vida na sociedade contemporânea quanto leitura, escrita e a aptidão de realizar operações aritméticas e por isso é importante que elas sejam trabalhadas desde a educação básica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma iniciativa de ensino do pensamento computacional para alunos da educação básica da rede pública com uma oficina de introdução à programação. Os resultados apontam para alta aprendizagem em relação aos conteúdos de computação e motivação elevada em relação à oficina realizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715 10.34117/bjdv5n8-031 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n8-031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2715/2719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11594-11606 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11594-11606 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11594-11606 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645421841481728 |