Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34319 |
Resumo: | Este estudo vem da inquietação acerca das aulas remotas que estão ocorrendo devido a pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é investigar como as professoras e professores de Educação Física têm ministrado suas aulas de maneira remota neste período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. Para isso, foi feita uma pesquisa de artigos sobre a Educação Física e o Ensino Remoto Emergencial e uma entrevista com duas professoras da rede de ensino básico no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise de dados, observamos que as aulas de Educação Física escolar estão sendo abordadas com viés lúdico, de maneira integrada com outros componentes curriculares, valorizando o saber do estudante e socializando este saber com os demais pertencentes da comunidade escolar e a afetividade se torna algo primordial para que se tenha um espaço com trocas de experiências e confiança no processo do trabalho da professora e do professor. Entretanto, é necessário que os governantes nos ajudem a melhorar a situação da comunidade escolar devido à pandemia da COVID-19. Mesmo diante os percalços que as escolas públicas do Rio de Janeiro estão passando, os estudantes e professores(as) estão dando o seu melhor e fazendo com que a educação pública seja de qualidade. |
id |
UFF-2_a7248c09f450676dec0e8ec4048b8355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34319 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remotoEnsino remoto emergencialEducação Física escolarPandemia da COVID-19Ensino remotoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ensino de educação físicaEmergency remote learningSchool Physical EducationPandemic COVID-1Este estudo vem da inquietação acerca das aulas remotas que estão ocorrendo devido a pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é investigar como as professoras e professores de Educação Física têm ministrado suas aulas de maneira remota neste período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. Para isso, foi feita uma pesquisa de artigos sobre a Educação Física e o Ensino Remoto Emergencial e uma entrevista com duas professoras da rede de ensino básico no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise de dados, observamos que as aulas de Educação Física escolar estão sendo abordadas com viés lúdico, de maneira integrada com outros componentes curriculares, valorizando o saber do estudante e socializando este saber com os demais pertencentes da comunidade escolar e a afetividade se torna algo primordial para que se tenha um espaço com trocas de experiências e confiança no processo do trabalho da professora e do professor. Entretanto, é necessário que os governantes nos ajudem a melhorar a situação da comunidade escolar devido à pandemia da COVID-19. Mesmo diante os percalços que as escolas públicas do Rio de Janeiro estão passando, os estudantes e professores(as) estão dando o seu melhor e fazendo com que a educação pública seja de qualidade.This study comes from the concern about the remote classes that are occurring due to the COVID-19 pandemic. The purpose of this study is to investigate how Physical Education teachers have been teaching their classes remotely in this period of social isolation due to the COVID-19 pandemic. To this end, a survey of articles on Physical Education and Emergency Distance Learning and an interview with two female teachers from the basic education network in the state of Rio de Janeiro were conducted. From the data analysis, we observed that Physical Education classes are being approached with a playful approach, integrated with other curricular components, valuing the student's knowledge and socializing this knowledge with other members of the school community. However, it is necessary that the governors help us to improve the situation of the school community due to the pandemic of COVID-19. Even in the face of the mishaps that the public schools of Rio de Janeiro are going through, the students and teachers are doing their best and making a quality public education.26 p.Foganholi, Cláudiahttp://lattes.cnpq.br/3015557160976384Terra, Dinah Vasconcelloshttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108Dutra, Sérgio Ricardo Aboudhttp://lattes.cnpq.br/0287923733641807Flores, Thaynara Alves2024-08-20T13:19:48Z2024-08-20T13:19:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFLORES, Thaynara Alves. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34319http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-20T13:19:53Zoai:app.uff.br:1/34319Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-20T13:19:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
title |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
spellingShingle |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto Flores, Thaynara Alves Ensino remoto emergencial Educação Física escolar Pandemia da COVID-19 Ensino remoto COVID-19, Pandemia de, 2020- Ensino de educação física Emergency remote learning School Physical Education Pandemic COVID-1 |
title_short |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
title_full |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
title_fullStr |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
title_sort |
Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto |
author |
Flores, Thaynara Alves |
author_facet |
Flores, Thaynara Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Foganholi, Cláudia http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 Terra, Dinah Vasconcellos http://lattes.cnpq.br/6508573831557108 Dutra, Sérgio Ricardo Aboud http://lattes.cnpq.br/0287923733641807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Thaynara Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial Educação Física escolar Pandemia da COVID-19 Ensino remoto COVID-19, Pandemia de, 2020- Ensino de educação física Emergency remote learning School Physical Education Pandemic COVID-1 |
topic |
Ensino remoto emergencial Educação Física escolar Pandemia da COVID-19 Ensino remoto COVID-19, Pandemia de, 2020- Ensino de educação física Emergency remote learning School Physical Education Pandemic COVID-1 |
description |
Este estudo vem da inquietação acerca das aulas remotas que estão ocorrendo devido a pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é investigar como as professoras e professores de Educação Física têm ministrado suas aulas de maneira remota neste período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. Para isso, foi feita uma pesquisa de artigos sobre a Educação Física e o Ensino Remoto Emergencial e uma entrevista com duas professoras da rede de ensino básico no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise de dados, observamos que as aulas de Educação Física escolar estão sendo abordadas com viés lúdico, de maneira integrada com outros componentes curriculares, valorizando o saber do estudante e socializando este saber com os demais pertencentes da comunidade escolar e a afetividade se torna algo primordial para que se tenha um espaço com trocas de experiências e confiança no processo do trabalho da professora e do professor. Entretanto, é necessário que os governantes nos ajudem a melhorar a situação da comunidade escolar devido à pandemia da COVID-19. Mesmo diante os percalços que as escolas públicas do Rio de Janeiro estão passando, os estudantes e professores(as) estão dando o seu melhor e fazendo com que a educação pública seja de qualidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-20T13:19:48Z 2024-08-20T13:19:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLORES, Thaynara Alves. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34319 |
identifier_str_mv |
FLORES, Thaynara Alves. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823550436212736 |