Um player para General Game Playing baseado em busca na árvores de Monte Carlo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5681 |
Resumo: | Neste trabalho será abordado o tópico de General Game Playing (GGP) que é uma subárea da Inteligência Artificial, e consiste em desenvolver formas de modelar e resolver jogos de modo genérico. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um agente jogador de General Game Playing, capaz de jogar jogos arbitrários modelados na linguagem de Game Description Language (GDL), os quais nunca tenha se deparado anteriormente, mas ainda assim escolhendo movimentos válidos e apresentando um nível de jogo convincente, ou seja, que não faça escolhas aleatórias de movimentos. O agente desenvolvido neste trabalho, implementado em uma camada acima de um conhecido arcabouço de GGP é capaz de jogar com um ser humano e com outros agentes de GGP para verificar se de fato o agente desenvolvido possui as habilidades requeridas em GGP, foram executados testes, consistindo de partidas entre os agentes, de diversos jogos. Diferentes métodos de escolha de movimentos e variadas configurações das constantes envolvidas na implementação foram experimentadas, a fim de investigar a consequência da variação destes componentes. O agente jogador de GGP desenvolvido nesse trabalho apresentou um comportamento satisfatório, pois foi capaz de jogar os diversos jogos que lhe foram apresentados cometendo somente 0,27% de movimentos ilegais dentre todos os movimentos que executou. Assim, neste trabalho foi possível obter um agente jogador capaz de jogar corretamente jogos que nunca havia presenciado antes. |
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Neste trabalho será abordado o tópico de General Game Playing (GGP) que é uma subárea da Inteligência Artificial, e consiste em desenvolver formas de modelar e resolver jogos de modo genérico. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um agente jogador de General Game Playing, capaz de jogar jogos arbitrários modelados na linguagem de Game Description Language (GDL), os quais nunca tenha se deparado anteriormente, mas ainda assim escolhendo movimentos válidos e apresentando um nível de jogo convincente, ou seja, que não faça escolhas aleatórias de movimentos. O agente desenvolvido neste trabalho, implementado em uma camada acima de um conhecido arcabouço de GGP é capaz de jogar com um ser humano e com outros agentes de GGP para verificar se de fato o agente desenvolvido possui as habilidades requeridas em GGP, foram executados testes, consistindo de partidas entre os agentes, de diversos jogos. Diferentes métodos de escolha de movimentos e variadas configurações das constantes envolvidas na implementação foram experimentadas, a fim de investigar a consequência da variação destes componentes. O agente jogador de GGP desenvolvido nesse trabalho apresentou um comportamento satisfatório, pois foi capaz de jogar os diversos jogos que lhe foram apresentados cometendo somente 0,27% de movimentos ilegais dentre todos os movimentos que executou. Assim, neste trabalho foi possível obter um agente jogador capaz de jogar corretamente jogos que nunca havia presenciado antes. |
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