Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência |
id |
UFF-2_a7dffb51ed55c6e110a0f7f4d478e302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5231 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de MacaéEducação especialEducação inclusivaSala de recursos multifuncionaisEducação especialMacaé - RJSpecial educationInclusive educationMultifunctional resource roomO presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiênciaThis paper presents the trajectory of Special Education in Brazil and its evolution with reformulations of Acts and Decrees in building inclusive educational policies publicais, which promotes educational proposals to ensure access for people with special educational needs in teaching public schools . The program set Multifunction Resource Room, plays an important role in public schools that are included with this program because it aims AEE- offer specialized educational services for the target group of special education students. The descriptive research study seeks to show the analysis of field surveys data to the coordinator of Special Education sector of the City Department of Education, managers and teachers who work in regular classes of regular teaching and multi-functional resources in schools city of Macaé. With the data collection we mention that even with the changes through the execution of educational policies are still needed some actions to expand the process of a quality public education for many children and adolescents with disabilitiesPiccolo, Ramiro M. DulcichSoares, Lúcia Maria da SilvaGimenez, Juan RetanaFonseca, Daniela Santos de Souza da2017-11-14T18:22:08Z2017-11-14T18:22:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5231CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T18:49:10Zoai:app.uff.br:1/5231Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T18:49:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
title |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
spellingShingle |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé Fonseca, Daniela Santos de Souza da Educação especial Educação inclusiva Sala de recursos multifuncionais Educação especial Macaé - RJ Special education Inclusive education Multifunctional resource room |
title_short |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
title_full |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
title_fullStr |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
title_full_unstemmed |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
title_sort |
Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé |
author |
Fonseca, Daniela Santos de Souza da |
author_facet |
Fonseca, Daniela Santos de Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piccolo, Ramiro M. Dulcich Soares, Lúcia Maria da Silva Gimenez, Juan Retana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Daniela Santos de Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Sala de recursos multifuncionais Educação especial Macaé - RJ Special education Inclusive education Multifunctional resource room |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Sala de recursos multifuncionais Educação especial Macaé - RJ Special education Inclusive education Multifunctional resource room |
description |
O presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-11-14T18:22:08Z 2017-11-14T18:22:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053607889141760 |