Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Daniela Santos de Souza da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência
id UFF-2_a7dffb51ed55c6e110a0f7f4d478e302
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5231
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de MacaéEducação especialEducação inclusivaSala de recursos multifuncionaisEducação especialMacaé - RJSpecial educationInclusive educationMultifunctional resource roomO presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiênciaThis paper presents the trajectory of Special Education in Brazil and its evolution with reformulations of Acts and Decrees in building inclusive educational policies publicais, which promotes educational proposals to ensure access for people with special educational needs in teaching public schools . The program set Multifunction Resource Room, plays an important role in public schools that are included with this program because it aims AEE- offer specialized educational services for the target group of special education students. The descriptive research study seeks to show the analysis of field surveys data to the coordinator of Special Education sector of the City Department of Education, managers and teachers who work in regular classes of regular teaching and multi-functional resources in schools city of Macaé. With the data collection we mention that even with the changes through the execution of educational policies are still needed some actions to expand the process of a quality public education for many children and adolescents with disabilitiesPiccolo, Ramiro M. DulcichSoares, Lúcia Maria da SilvaGimenez, Juan RetanaFonseca, Daniela Santos de Souza da2017-11-14T18:22:08Z2017-11-14T18:22:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5231CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T18:49:10Zoai:app.uff.br:1/5231Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T18:49:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
title Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
spellingShingle Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
Fonseca, Daniela Santos de Souza da
Educação especial
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Macaé - RJ
Special education
Inclusive education
Multifunctional resource room
title_short Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
title_full Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
title_fullStr Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
title_full_unstemmed Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
title_sort Educação especial: uma reflexão sobre sala de recursos multifuncionais e seu atendimento para crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular do município de Macaé
author Fonseca, Daniela Santos de Souza da
author_facet Fonseca, Daniela Santos de Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piccolo, Ramiro M. Dulcich
Soares, Lúcia Maria da Silva
Gimenez, Juan Retana
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Daniela Santos de Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Macaé - RJ
Special education
Inclusive education
Multifunctional resource room
topic Educação especial
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Macaé - RJ
Special education
Inclusive education
Multifunctional resource room
description O presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo, procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé. Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-11-14T18:22:08Z
2017-11-14T18:22:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053607889141760