Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834 |
Resumo: | A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores |
id |
UFF-2_a990dfda15916582a8dd00a3470b5775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9834 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantesEducaçãoCiências SociaisMetodologia de ensinoRelação teoria e práticaPrática docenteMétodo tradicionalMétodo alternativoPrática pedagógicaPrática de ensinoAvaliação de professorCiências sociaisEstudante universitárioEducationSocial SciencesTeaching methodologyRelationship between theory and practiceTeaching practiceTraditional methodAlternative methodA partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professoresFrom concerns that followed all my student career in higher education, I sought to critically investigate the relationships established between the theories taken as ideals by instructors and their teaching practices in the Course of Social Sciences. For the investigation of these relationships, we conducted a case study throughout consultation with students themselves. From the basis hypothesis that the methodologies applied in the classroom (by most teachers) are not consistent with those theories that are exalted by them as ideal. In general, students pointed out that most teachers teach those ideal theories without being able to apply them themselves. Also, the students revealed negative feelings towards the “traditional” education method, and showed a preference for a “alternative” method with which they had contact along their course. Ultimatly, they confirm my hypothesis by demonstrating the need for enabling new ways of teaching for both enrichmentMello, Marisol Barenco dePetry, Hélène CécileSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daLeal, Júlia Schmidt2019-06-06T18:59:42Z2019-06-06T18:59:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9834Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T18:19:24Zoai:app.uff.br:1/9834Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T18:19:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
title |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
spellingShingle |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes Leal, Júlia Schmidt Educação Ciências Sociais Metodologia de ensino Relação teoria e prática Prática docente Método tradicional Método alternativo Prática pedagógica Prática de ensino Avaliação de professor Ciências sociais Estudante universitário Education Social Sciences Teaching methodology Relationship between theory and practice Teaching practice Traditional method Alternative method |
title_short |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
title_full |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
title_fullStr |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
title_sort |
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes |
author |
Leal, Júlia Schmidt |
author_facet |
Leal, Júlia Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Marisol Barenco de Petry, Hélène Cécile Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Júlia Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciências Sociais Metodologia de ensino Relação teoria e prática Prática docente Método tradicional Método alternativo Prática pedagógica Prática de ensino Avaliação de professor Ciências sociais Estudante universitário Education Social Sciences Teaching methodology Relationship between theory and practice Teaching practice Traditional method Alternative method |
topic |
Educação Ciências Sociais Metodologia de ensino Relação teoria e prática Prática docente Método tradicional Método alternativo Prática pedagógica Prática de ensino Avaliação de professor Ciências sociais Estudante universitário Education Social Sciences Teaching methodology Relationship between theory and practice Teaching practice Traditional method Alternative method |
description |
A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-06T18:59:42Z 2019-06-06T18:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053570623799296 |