Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Júlia Schmidt
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834
Resumo: A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores
id UFF-2_a990dfda15916582a8dd00a3470b5775
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9834
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantesEducaçãoCiências SociaisMetodologia de ensinoRelação teoria e práticaPrática docenteMétodo tradicionalMétodo alternativoPrática pedagógicaPrática de ensinoAvaliação de professorCiências sociaisEstudante universitárioEducationSocial SciencesTeaching methodologyRelationship between theory and practiceTeaching practiceTraditional methodAlternative methodA partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professoresFrom concerns that followed all my student career in higher education, I sought to critically investigate the relationships established between the theories taken as ideals by instructors and their teaching practices in the Course of Social Sciences. For the investigation of these relationships, we conducted a case study throughout consultation with students themselves. From the basis hypothesis that the methodologies applied in the classroom (by most teachers) are not consistent with those theories that are exalted by them as ideal. In general, students pointed out that most teachers teach those ideal theories without being able to apply them themselves. Also, the students revealed negative feelings towards the “traditional” education method, and showed a preference for a “alternative” method with which they had contact along their course. Ultimatly, they confirm my hypothesis by demonstrating the need for enabling new ways of teaching for both enrichmentMello, Marisol Barenco dePetry, Hélène CécileSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daLeal, Júlia Schmidt2019-06-06T18:59:42Z2019-06-06T18:59:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9834Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T18:19:24Zoai:app.uff.br:1/9834Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T18:19:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
title Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
spellingShingle Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
Leal, Júlia Schmidt
Educação
Ciências Sociais
Metodologia de ensino
Relação teoria e prática
Prática docente
Método tradicional
Método alternativo
Prática pedagógica
Prática de ensino
Avaliação de professor
Ciências sociais
Estudante universitário
Education
Social Sciences
Teaching methodology
Relationship between theory and practice
Teaching practice
Traditional method
Alternative method
title_short Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
title_full Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
title_fullStr Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
title_sort Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
author Leal, Júlia Schmidt
author_facet Leal, Júlia Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Marisol Barenco de
Petry, Hélène Cécile
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Júlia Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciências Sociais
Metodologia de ensino
Relação teoria e prática
Prática docente
Método tradicional
Método alternativo
Prática pedagógica
Prática de ensino
Avaliação de professor
Ciências sociais
Estudante universitário
Education
Social Sciences
Teaching methodology
Relationship between theory and practice
Teaching practice
Traditional method
Alternative method
topic Educação
Ciências Sociais
Metodologia de ensino
Relação teoria e prática
Prática docente
Método tradicional
Método alternativo
Prática pedagógica
Prática de ensino
Avaliação de professor
Ciências sociais
Estudante universitário
Education
Social Sciences
Teaching methodology
Relationship between theory and practice
Teaching practice
Traditional method
Alternative method
description A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-06T18:59:42Z
2019-06-06T18:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838680638816256