Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lucas Nascimento Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547
Resumo: A formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedade
id UFF-2_abf1464e3a7d1a528e55ed4267739703
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5547
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduaçãoBioética e biologiaFormação do biólogoAtuação biólogoÉtica e biologiaBioéticaBiologiaEnsino superiorFormação profissionalAtuação profissionalBioethics and biologyBiologist formationBiologist workEthics and biologyA formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedadeThe formation of the biologist usually does not presents spaces designated to the ethical reflection of the performance of this one and this can generate a gap related to its performance. The present work then proposes semi-structured interviews with undergraduate students in Biological Sciences in the last year so they can evaluate what ethical issues are identified by them. After analyzing their speeches, we can observe the identification of problematic issues by the students, which focused mainly on the formation of the biologist and his performance. Thinking about the formations, questions about animal use (didactic purposes), spaces for ethical reflection, and problems of relations between students and students and professors were pointed out as important issues. With regard to the professional biologists work, the questions raised were about the biologist's appreciation, his possible actions, and the focus on the research. These varied issues shows that student’s functioning are being neglected or being affected by the lack of ethical reflections about the nature of the biologist's own performance. To foster such reflections and to address such issues as ethical in nature may be the way to better integrate and value the biologist in societyRibeiro, Carlos Dimas MartinsDias, Maria Clara MarquesSilva, Sérgio Potsch de Carvalho eLopes, Lucas Nascimento Ferreira2018-01-18T14:23:51Z2018-01-18T14:23:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5547Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-29T19:28:11Zoai:app.uff.br:1/5547Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-29T19:28:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
title Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
spellingShingle Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
Lopes, Lucas Nascimento Ferreira
Bioética e biologia
Formação do biólogo
Atuação biólogo
Ética e biologia
Bioética
Biologia
Ensino superior
Formação profissional
Atuação profissional
Bioethics and biology
Biologist formation
Biologist work
Ethics and biology
title_short Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
title_full Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
title_fullStr Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
title_full_unstemmed Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
title_sort Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
author Lopes, Lucas Nascimento Ferreira
author_facet Lopes, Lucas Nascimento Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Dimas Martins
Dias, Maria Clara Marques
Silva, Sérgio Potsch de Carvalho e
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lucas Nascimento Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética e biologia
Formação do biólogo
Atuação biólogo
Ética e biologia
Bioética
Biologia
Ensino superior
Formação profissional
Atuação profissional
Bioethics and biology
Biologist formation
Biologist work
Ethics and biology
topic Bioética e biologia
Formação do biólogo
Atuação biólogo
Ética e biologia
Bioética
Biologia
Ensino superior
Formação profissional
Atuação profissional
Bioethics and biology
Biologist formation
Biologist work
Ethics and biology
description A formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-18T14:23:51Z
2018-01-18T14:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547
identifier_str_mv Aluno de mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838724820566016