Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547 |
Resumo: | A formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedade |
id |
UFF-2_abf1464e3a7d1a528e55ed4267739703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5547 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduaçãoBioética e biologiaFormação do biólogoAtuação biólogoÉtica e biologiaBioéticaBiologiaEnsino superiorFormação profissionalAtuação profissionalBioethics and biologyBiologist formationBiologist workEthics and biologyA formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedadeThe formation of the biologist usually does not presents spaces designated to the ethical reflection of the performance of this one and this can generate a gap related to its performance. The present work then proposes semi-structured interviews with undergraduate students in Biological Sciences in the last year so they can evaluate what ethical issues are identified by them. After analyzing their speeches, we can observe the identification of problematic issues by the students, which focused mainly on the formation of the biologist and his performance. Thinking about the formations, questions about animal use (didactic purposes), spaces for ethical reflection, and problems of relations between students and students and professors were pointed out as important issues. With regard to the professional biologists work, the questions raised were about the biologist's appreciation, his possible actions, and the focus on the research. These varied issues shows that student’s functioning are being neglected or being affected by the lack of ethical reflections about the nature of the biologist's own performance. To foster such reflections and to address such issues as ethical in nature may be the way to better integrate and value the biologist in societyRibeiro, Carlos Dimas MartinsDias, Maria Clara MarquesSilva, Sérgio Potsch de Carvalho eLopes, Lucas Nascimento Ferreira2018-01-18T14:23:51Z2018-01-18T14:23:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5547Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-29T19:28:11Zoai:app.uff.br:1/5547Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:59.572696Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
title |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
spellingShingle |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação Lopes, Lucas Nascimento Ferreira Bioética e biologia Formação do biólogo Atuação biólogo Ética e biologia Bioética Biologia Ensino superior Formação profissional Atuação profissional Bioethics and biology Biologist formation Biologist work Ethics and biology |
title_short |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
title_full |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
title_fullStr |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
title_full_unstemmed |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
title_sort |
Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação |
author |
Lopes, Lucas Nascimento Ferreira |
author_facet |
Lopes, Lucas Nascimento Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Dimas Martins Dias, Maria Clara Marques Silva, Sérgio Potsch de Carvalho e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Lucas Nascimento Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética e biologia Formação do biólogo Atuação biólogo Ética e biologia Bioética Biologia Ensino superior Formação profissional Atuação profissional Bioethics and biology Biologist formation Biologist work Ethics and biology |
topic |
Bioética e biologia Formação do biólogo Atuação biólogo Ética e biologia Bioética Biologia Ensino superior Formação profissional Atuação profissional Bioethics and biology Biologist formation Biologist work Ethics and biology |
description |
A formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-01-18T14:23:51Z 2018-01-18T14:23:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547 Aluno de mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547 |
identifier_str_mv |
Aluno de mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823597669318656 |