A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Aline Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465
Resumo: Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São Paulo
id UFF-2_ac38b84f97dcb1708ca29f154a537c3c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1465
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de JaneiroImagemDestinos turísticosCidade de São PauloTurismoImagemDestino (Turismo)ImageTravel destinationsSão Paulo cityEste trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São PauloThis study analyses the image of São Paulo city as a travel destination from the standpoint of Rio de Janeiro’s and other neighbor city’s young inhabitants and make a relation between the perceived image and the intention in visiting the researched city. The measurement of a travel destination image is an important element for its success in tourism activity. In Brazil, however, there is a small amount of researches about the theme. To achieve the objectives of this research, two studies were conducted using a combination between structured and non-structured methodologies in order to indicate the positioning of São Paulo city destination in the mind of the respondents. The study 1 was done through a content analysis of promotional material about São Paulo city, beyond a free elicitation. The study 2 generated the attributes list that formed the image of São Paulo city, treated by a factor analysis. The study 1 confirmed that there is a conflict between the promoted image and the perceived one. The study 2 generated 7 factors, by which the city image is perceived. The results point a bad positioning of the city brand like a travel destination, with characteristics easily copied by other destinations. It was also verified small levels of interest and intention in visiting the cityMayer, Verônica FederVilela, Eduardo Antônio PachecoTrentin, FábiaFigueiredo, Aline Alves2016-02-05T13:29:37Z2016-02-05T13:29:37Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1465CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T17:08:21Zoai:app.uff.br:1/1465Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:33.247122Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
title A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
spellingShingle A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
Figueiredo, Aline Alves
Imagem
Destinos turísticos
Cidade de São Paulo
Turismo
Imagem
Destino (Turismo)
Image
Travel destinations
São Paulo city
title_short A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
title_full A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
title_fullStr A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
title_sort A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
author Figueiredo, Aline Alves
author_facet Figueiredo, Aline Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Trentin, Fábia
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Aline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Destinos turísticos
Cidade de São Paulo
Turismo
Imagem
Destino (Turismo)
Image
Travel destinations
São Paulo city
topic Imagem
Destinos turísticos
Cidade de São Paulo
Turismo
Imagem
Destino (Turismo)
Image
Travel destinations
São Paulo city
description Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São Paulo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-02-05T13:29:37Z
2016-02-05T13:29:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823590276857856