A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465 |
Resumo: | Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São Paulo |
id |
UFF-2_ac38b84f97dcb1708ca29f154a537c3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1465 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de JaneiroImagemDestinos turísticosCidade de São PauloTurismoImagemDestino (Turismo)ImageTravel destinationsSão Paulo cityEste trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São PauloThis study analyses the image of São Paulo city as a travel destination from the standpoint of Rio de Janeiro’s and other neighbor city’s young inhabitants and make a relation between the perceived image and the intention in visiting the researched city. The measurement of a travel destination image is an important element for its success in tourism activity. In Brazil, however, there is a small amount of researches about the theme. To achieve the objectives of this research, two studies were conducted using a combination between structured and non-structured methodologies in order to indicate the positioning of São Paulo city destination in the mind of the respondents. The study 1 was done through a content analysis of promotional material about São Paulo city, beyond a free elicitation. The study 2 generated the attributes list that formed the image of São Paulo city, treated by a factor analysis. The study 1 confirmed that there is a conflict between the promoted image and the perceived one. The study 2 generated 7 factors, by which the city image is perceived. The results point a bad positioning of the city brand like a travel destination, with characteristics easily copied by other destinations. It was also verified small levels of interest and intention in visiting the cityMayer, Verônica FederVilela, Eduardo Antônio PachecoTrentin, FábiaFigueiredo, Aline Alves2016-02-05T13:29:37Z2016-02-05T13:29:37Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1465CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T17:08:21Zoai:app.uff.br:1/1465Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:33.247122Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
title |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro Figueiredo, Aline Alves Imagem Destinos turísticos Cidade de São Paulo Turismo Imagem Destino (Turismo) Image Travel destinations São Paulo city |
title_short |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
title_full |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
title_sort |
A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro |
author |
Figueiredo, Aline Alves |
author_facet |
Figueiredo, Aline Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Verônica Feder Vilela, Eduardo Antônio Pacheco Trentin, Fábia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Aline Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Destinos turísticos Cidade de São Paulo Turismo Imagem Destino (Turismo) Image Travel destinations São Paulo city |
topic |
Imagem Destinos turísticos Cidade de São Paulo Turismo Imagem Destino (Turismo) Image Travel destinations São Paulo city |
description |
Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da região metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. A mensuração da imagem é um tema relevante para o sucesso de um destino na atividade turística. No Brasil, contudo, há poucas pesquisas voltadas a esse assunto. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas que indicaram o posicionamento da marca cidade de São Paulo na mente dos respondentes. O estudo 1 fez uso de uma análise de conteúdo a partir de material promocional sobre a cidade de São Paulo, além de uma free elicitation. Por outro lado, o estudo 2 gerou a lista de atributos que compunham a imagem da cidade de São Paulo, posteriormente tratada por meio uma análise fatorial. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou 7 fatores pelos quais a imagem da cidade é vista. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características facilmente copiadas por outros destinos. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar o destino turístico cidade de São Paulo |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-02-05T13:29:37Z 2016-02-05T13:29:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823590276857856 |