De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressos |
id |
UFF-2_ac89cccf220948535e6c2d0388e5c7f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8223 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagemEgressosCiências sociaisFormação docenteTrajetória acadêmicaEnsino superiorDiscenteFormação de professorDocênciaGraduatesSocial sciencesTeacher trainingAcademic trajectoryEsta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressosThis research aims to bring an exploratory debate about the teacher training of the degree course in Social Sciences of the Federal Fluminense University of Campos dos Goytacazes as a passing ritual. The relevance of understanding the academic trajectory as a ritual of passage is in the contribution of understanding how those who passed through the teacher training use in their professional identity. In this transition, at the entrance of his social position as a student when entering the university as his exit to his current social position as egress, are found meanings in this trajectory, that intertwine and complement each other, occurring interrogations of how this passage is made and of as it will be at the end of this ritual. In order to analyze these reflections of this ritual, it will be used methodologically as the basis of this research, documentary analysis, obtained in the coordination of the course, an exploratory interview with the course coordinator and interview script with open questions, , whatsapp, and e-mailPaiva, Andrea Lúcia da Silva deRocha, Erica Tavares da SilvaSilveira, Raquel Brum Fernandes daConceição, Caroline Rodrigues da2019-01-17T12:41:41Z2019-01-17T12:41:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8223Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:10:54Zoai:app.uff.br:1/8223Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:10:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
title |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
spellingShingle |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem Conceição, Caroline Rodrigues da Egressos Ciências sociais Formação docente Trajetória acadêmica Ensino superior Discente Formação de professor Docência Graduates Social sciences Teacher training Academic trajectory |
title_short |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
title_full |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
title_fullStr |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
title_full_unstemmed |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
title_sort |
De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem |
author |
Conceição, Caroline Rodrigues da |
author_facet |
Conceição, Caroline Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Andrea Lúcia da Silva de Rocha, Erica Tavares da Silva Silveira, Raquel Brum Fernandes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Caroline Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egressos Ciências sociais Formação docente Trajetória acadêmica Ensino superior Discente Formação de professor Docência Graduates Social sciences Teacher training Academic trajectory |
topic |
Egressos Ciências sociais Formação docente Trajetória acadêmica Ensino superior Discente Formação de professor Docência Graduates Social sciences Teacher training Academic trajectory |
description |
Esta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-01-17T12:41:41Z 2019-01-17T12:41:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135323410432000 |