O lúdico no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jhenifer de Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15420
Resumo: O trabalho analisou o processo de aprendizagem dos conhecimentos e da produção de significados por meio da ludicidade. Os conceitos abordados procuraram investigar a importância da construção dos conhecimentos. A revisão de literatura é baseada nos autores, Albano (2013), Ausubel (1978), Cordovil (2016), Freire (1996), Kishimoto (1998), Vygotsky (1984) e Moreira (2012). O objetivo geral do estudo foi compreender porque o brincar muitas vezes só é oferecido na educação infantil, criando um ciclo fechado de produção de significados. Em específico problematizar os processos de aprendizagens para combater o reducionismo e a reprodução mecânica dos conteúdos. A metodologia utilizada veio por meio de três observações de campo, uma na educação infantil, outra no quarto ano do ensino fundamental e a última no terceiro ano do ensino fundamental. Promovendo uma reflexão sobre como os docentes e discentes são sujeitos construtores dos próprios conhecimentos, dos quais precisam do lúdico para repensar antigas práticas de ensino e fomentar novas ações efetivas de construção de conhecimentos
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