É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcius Vinicius Silvestre da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3922
Resumo: Este trabalho possui o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no nível médio, de certa forma, fornecendo uma abordagem histórica sobre a inserção da Relatividade Restrita de Einstein, como um dos temas fundamentais da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Teve como referenciais teórico-metodológicos as teorias: da concepção alternativa, de Gravina e Buchweitz; da aprendizagem significativa, de David Ausubel; dos saberes docentes, de Maurice Tardif; e a reflexão docente de Donald Schön. Trata-se da construção de uma proposta de ensino para o conteúdo de Relatividade Restrita no primeiro ano do ensino médio, conforme consta no Currículo Mínimo 2012 do RJ. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, textos retirados da Internet, material didático com referência em livros e notas de aula e questionários para levantar as concepções alternativas dos estudantes. A proposta foi aplicada a um grupo com cinco a seis jovens e adultos voluntários, que já haviam concluído o nível médio e que tinham interesse em aprender o tema. A observação durante as aulas informais e a avaliação feita permitiram afirmar que o resultado final obtido com esse trabalho foi de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que existe uma boa aceitação e aprendizagem do tema por parte dos alunos
id UFF-2_afa35b77810a2852b844b1976a60e51b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3922
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativoFMC no ensino médioRelatividade restritaAbordagem histórico-investigativaEnsino de físicaRelatividadeFísica modernaFísica (ensino médio)MCP in high schoolRelativityHistorical-Investigative approachEste trabalho possui o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no nível médio, de certa forma, fornecendo uma abordagem histórica sobre a inserção da Relatividade Restrita de Einstein, como um dos temas fundamentais da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Teve como referenciais teórico-metodológicos as teorias: da concepção alternativa, de Gravina e Buchweitz; da aprendizagem significativa, de David Ausubel; dos saberes docentes, de Maurice Tardif; e a reflexão docente de Donald Schön. Trata-se da construção de uma proposta de ensino para o conteúdo de Relatividade Restrita no primeiro ano do ensino médio, conforme consta no Currículo Mínimo 2012 do RJ. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, textos retirados da Internet, material didático com referência em livros e notas de aula e questionários para levantar as concepções alternativas dos estudantes. A proposta foi aplicada a um grupo com cinco a seis jovens e adultos voluntários, que já haviam concluído o nível médio e que tinham interesse em aprender o tema. A observação durante as aulas informais e a avaliação feita permitiram afirmar que o resultado final obtido com esse trabalho foi de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que existe uma boa aceitação e aprendizagem do tema por parte dos alunosThis work has the objective of contributing to the curriculum updating of the discipline Physics in secondary level, in a way, providing a historical approach to the inclusion of Einstein’s Relativity, one of the fundamental themes of Modern and Contemporary Physics (MCP). It had as theoretical and methodological frameworks the following theories: the alternative conception of Gravina and Buchweitz; David Ausubel’s meaningful learning, Maurice Tardif’s of teaching knowledge and Donald Schön’s reflexive teacher. It deals with the construction of a teaching proposal about the content of Relativity for students in the first year of high school, as suggested in the Minimum Curriculum RJ 2012. As teaching resources, videos, texts taken from the Internet, courseware with reference books and lecture notes and questionnaires were used to raise the students' alternative conceptions. The proposal was applied to a group of five to sixyoung people and adult volunteers who had completed High School and who had interest in learning the subject. The observation during informal lessons and assessment allows us to affirm that the final result obtained from this study was that it is feasible to insert some threads of MCP in secondary education, particularly Special Relativity, and that there is good acceptance and learning of the theme by studentsCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, Eden VieiraSilva, Marcius Vinicius Silvestre da2017-06-28T20:50:09Z2017-06-28T20:50:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3922http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T19:09:11Zoai:app.uff.br:1/3922Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:57.926708Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
title É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
spellingShingle É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
Silva, Marcius Vinicius Silvestre da
FMC no ensino médio
Relatividade restrita
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de física
Relatividade
Física moderna
Física (ensino médio)
MCP in high school
Relativity
Historical-Investigative approach
title_short É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
title_full É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
title_fullStr É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
title_full_unstemmed É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
title_sort É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
author Silva, Marcius Vinicius Silvestre da
author_facet Silva, Marcius Vinicius Silvestre da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Eden Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcius Vinicius Silvestre da
dc.subject.por.fl_str_mv FMC no ensino médio
Relatividade restrita
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de física
Relatividade
Física moderna
Física (ensino médio)
MCP in high school
Relativity
Historical-Investigative approach
topic FMC no ensino médio
Relatividade restrita
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de física
Relatividade
Física moderna
Física (ensino médio)
MCP in high school
Relativity
Historical-Investigative approach
description Este trabalho possui o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no nível médio, de certa forma, fornecendo uma abordagem histórica sobre a inserção da Relatividade Restrita de Einstein, como um dos temas fundamentais da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Teve como referenciais teórico-metodológicos as teorias: da concepção alternativa, de Gravina e Buchweitz; da aprendizagem significativa, de David Ausubel; dos saberes docentes, de Maurice Tardif; e a reflexão docente de Donald Schön. Trata-se da construção de uma proposta de ensino para o conteúdo de Relatividade Restrita no primeiro ano do ensino médio, conforme consta no Currículo Mínimo 2012 do RJ. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, textos retirados da Internet, material didático com referência em livros e notas de aula e questionários para levantar as concepções alternativas dos estudantes. A proposta foi aplicada a um grupo com cinco a seis jovens e adultos voluntários, que já haviam concluído o nível médio e que tinham interesse em aprender o tema. A observação durante as aulas informais e a avaliação feita permitiram afirmar que o resultado final obtido com esse trabalho foi de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que existe uma boa aceitação e aprendizagem do tema por parte dos alunos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-06-28T20:50:09Z
2017-06-28T20:50:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3922
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823716529602560