Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656 |
Resumo: | Nesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizer |
id |
UFF-2_b1be911aac35d38afe55a69d6d74f6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5656 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções InfantisInfânciaFilosofiaEducaçãoDesenhoArtePedagogiaChildhoodPhilosophyEducationDrawingArtNesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizerIn this monographic text we propose to discuss the importance of art and its relation to philosophy for child development. In this direction, children's productions are valued in the school environment as a fundamental process of their formation and for the knowledge of the child's creativity as a thinking, sensitive and artistic being. We understand that discussing this issue may encourage the early school educator to look in particular at the drawings and scribbles produced by children as a creative expression that sharpens the senses. We seek to warn of a commitment of the educators in favor of a potentialized childhood that gives subsidies to the children so that they can break with the paradigms of a society frozen by the use of hegemonic models. In this direction, we highlight the contributions of Contemporary Art in that it provokes the heterogeneous and affirmative aesthetic experience of each one's singularity. We intend to provoke this thinking and feeling made possible by art that strengthens childhood, in articulation with philosophizing. In this way, we present drawings produced by children in the course of a "Philosophy with Children" project and a school in the municipal network of Angra dos Reis, as well as other drawings created by children of the Dom Pedro I Municipal School and works by some artists, looking for question us and think what they are telling usAngra dos ReisMarton, Silmara LídiaRequião, Luciana Pires de SáBarros, Maria Joyce Irene Martins de2018-01-26T17:45:18Z2018-01-26T17:45:18Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5656Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T17:05:52Zoai:app.uff.br:1/5656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:24.377932Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
title |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
spellingShingle |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis Barros, Maria Joyce Irene Martins de Infância Filosofia Educação Desenho Arte Pedagogia Childhood Philosophy Education Drawing Art |
title_short |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
title_full |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
title_fullStr |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
title_full_unstemmed |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
title_sort |
Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis |
author |
Barros, Maria Joyce Irene Martins de |
author_facet |
Barros, Maria Joyce Irene Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marton, Silmara Lídia Requião, Luciana Pires de Sá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Maria Joyce Irene Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Filosofia Educação Desenho Arte Pedagogia Childhood Philosophy Education Drawing Art |
topic |
Infância Filosofia Educação Desenho Arte Pedagogia Childhood Philosophy Education Drawing Art |
description |
Nesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizer |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-26T17:45:18Z 2018-01-26T17:45:18Z 2018-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823704205688832 |