Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Joyce Irene Martins de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656
Resumo: Nesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizer
id UFF-2_b1be911aac35d38afe55a69d6d74f6a3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5656
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções InfantisInfânciaFilosofiaEducaçãoDesenhoArtePedagogiaChildhoodPhilosophyEducationDrawingArtNesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizerIn this monographic text we propose to discuss the importance of art and its relation to philosophy for child development. In this direction, children's productions are valued in the school environment as a fundamental process of their formation and for the knowledge of the child's creativity as a thinking, sensitive and artistic being. We understand that discussing this issue may encourage the early school educator to look in particular at the drawings and scribbles produced by children as a creative expression that sharpens the senses. We seek to warn of a commitment of the educators in favor of a potentialized childhood that gives subsidies to the children so that they can break with the paradigms of a society frozen by the use of hegemonic models. In this direction, we highlight the contributions of Contemporary Art in that it provokes the heterogeneous and affirmative aesthetic experience of each one's singularity. We intend to provoke this thinking and feeling made possible by art that strengthens childhood, in articulation with philosophizing. In this way, we present drawings produced by children in the course of a "Philosophy with Children" project and a school in the municipal network of Angra dos Reis, as well as other drawings created by children of the Dom Pedro I Municipal School and works by some artists, looking for question us and think what they are telling usAngra dos ReisMarton, Silmara LídiaRequião, Luciana Pires de SáBarros, Maria Joyce Irene Martins de2018-01-26T17:45:18Z2018-01-26T17:45:18Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5656Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T17:05:52Zoai:app.uff.br:1/5656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-13T17:05:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
title Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
spellingShingle Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
Barros, Maria Joyce Irene Martins de
Infância
Filosofia
Educação
Desenho
Arte
Pedagogia
Childhood
Philosophy
Education
Drawing
Art
title_short Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
title_full Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
title_fullStr Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
title_full_unstemmed Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
title_sort Entre filosofia, arte e educação: Leitura das Produções Infantis
author Barros, Maria Joyce Irene Martins de
author_facet Barros, Maria Joyce Irene Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marton, Silmara Lídia
Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Joyce Irene Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Filosofia
Educação
Desenho
Arte
Pedagogia
Childhood
Philosophy
Education
Drawing
Art
topic Infância
Filosofia
Educação
Desenho
Arte
Pedagogia
Childhood
Philosophy
Education
Drawing
Art
description Nesse texto monográfico propomos discutir a importância da arte e sua relação com a filosofia para o desenvolvimento infantil. Nessa direção, são valorizadas as produções infantis no ambiente escolar como processo fundamental de sua formação e para o conhecimento da criatividade da criança como um ser pensante, sensível e artístico. Compreendemos que discutir essa questão pode incentivar o educador das séries iniciais a olhar, em particular, os desenhos e rabiscos produzidos por crianças como expressão criativa que aguça os sentidos. Procuramos advertir para um comprometimento dos educadores em prol de uma infância potencializada que dê subsídios às crianças a fim de que possam romper com os paradigmas de uma sociedade congelada pelo uso de modelos hegemônicos. Nessa direção, destacamos as contribuições da Arte Contemporânea na medida em que provoca a experiência estética heterogênea e afirmativa da singularidade de cada um. Pretendemos provocar esse pensar e sentir possibilitado pela arte que potencializa a infância, em articulação com o filosofar. Desse modo, apresentamos desenhos produzidos pelas crianças no percurso de um projeto de “Filosofia com Crianças” e uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, assim como outros desenhos criados por crianças da Escola Municipal Dom Pedro I e obras de alguns artistas, procurando nos interrogar e pensar o que estão a nos dizer
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:45:18Z
2018-01-26T17:45:18Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5656
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838877010886656