A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Larissa Riscado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5013
Resumo: Este estudo tem como eixo central a discussão sobre as políticas públicas brasileiras a respeito da educação inclusiva, e as práticas escolares e da formação dos professores atuantes nessa área. Em um primeiro momento, foram apresentadas as Políticas Nacionais Brasileiras da Educação Especial, através da análise de documentos importantes para os projetos de inclusão. O Projeto Político Pedagógico do ISEPAM-FAETEC, escola escolhida para esse estudo, demonstra a existência de projetos de inclusão da mesma, mas existem disparidades entre o documento e a realidade cotidiana da instituição, especialmente com a sala de recursos da mesma. A última parte do estudo mostra resultados de questionários aplicados aos professores que trabalham com alunos com necessidades especiais, com o intuito de mapear suas competências e representações a respeito da inclusão de alunos especiais na escola regular. Foi possível perceber que ainda existem professores que não tiveram acesso a conhecimentos sobre a educação especial ao longo de sua formação acadêmica
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