A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5013 |
Resumo: | Este estudo tem como eixo central a discussão sobre as políticas públicas brasileiras a respeito da educação inclusiva, e as práticas escolares e da formação dos professores atuantes nessa área. Em um primeiro momento, foram apresentadas as Políticas Nacionais Brasileiras da Educação Especial, através da análise de documentos importantes para os projetos de inclusão. O Projeto Político Pedagógico do ISEPAM-FAETEC, escola escolhida para esse estudo, demonstra a existência de projetos de inclusão da mesma, mas existem disparidades entre o documento e a realidade cotidiana da instituição, especialmente com a sala de recursos da mesma. A última parte do estudo mostra resultados de questionários aplicados aos professores que trabalham com alunos com necessidades especiais, com o intuito de mapear suas competências e representações a respeito da inclusão de alunos especiais na escola regular. Foi possível perceber que ainda existem professores que não tiveram acesso a conhecimentos sobre a educação especial ao longo de sua formação acadêmica |
id |
UFF-2_b2f9c3f2df33b595f07fc44b2c5e616a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5013 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aulaInclusãoFormação de professoresEducação especialInclusionSpecial educationEste estudo tem como eixo central a discussão sobre as políticas públicas brasileiras a respeito da educação inclusiva, e as práticas escolares e da formação dos professores atuantes nessa área. Em um primeiro momento, foram apresentadas as Políticas Nacionais Brasileiras da Educação Especial, através da análise de documentos importantes para os projetos de inclusão. O Projeto Político Pedagógico do ISEPAM-FAETEC, escola escolhida para esse estudo, demonstra a existência de projetos de inclusão da mesma, mas existem disparidades entre o documento e a realidade cotidiana da instituição, especialmente com a sala de recursos da mesma. A última parte do estudo mostra resultados de questionários aplicados aos professores que trabalham com alunos com necessidades especiais, com o intuito de mapear suas competências e representações a respeito da inclusão de alunos especiais na escola regular. Foi possível perceber que ainda existem professores que não tiveram acesso a conhecimentos sobre a educação especial ao longo de sua formação acadêmicaThis study has as central axis the discussion about the Brazilian public policies regarding inclusive education and the school practices and the training of the teachers in this area. Initially, the Brazilian National Policies of Special Education were presented, through the analysis of important documents for inclusion projects. The ISEPAM-FAETEC Educational Political Project, the school chosen for this study, demonstrates the existence of inclusion projects, but there are disparities between the document and the daily reality of the institution, especially as its resourceroom. The last part of the study shows results of questionnaires applied to teachers working with students with special needs, in order to map their competencies and representations regarding the inclusion of special students in the regular school. It was possible to notice that there are still teachers who did not have access to knowledge about special education throughout their academic trainingNeves, Eloiza DiasPaiva, Andrea LúciaFranco, Ludmilla Veiga FariaAmaral, Larissa Riscado2017-10-26T21:27:15Z2017-10-26T21:27:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5013Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T19:08:27Zoai:app.uff.br:1/5013Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:40.895479Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
title |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
spellingShingle |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula Amaral, Larissa Riscado Inclusão Formação de professores Educação especial Inclusion Special education |
title_short |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
title_full |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
title_fullStr |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
title_sort |
A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula |
author |
Amaral, Larissa Riscado |
author_facet |
Amaral, Larissa Riscado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Eloiza Dias Paiva, Andrea Lúcia Franco, Ludmilla Veiga Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Larissa Riscado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Formação de professores Educação especial Inclusion Special education |
topic |
Inclusão Formação de professores Educação especial Inclusion Special education |
description |
Este estudo tem como eixo central a discussão sobre as políticas públicas brasileiras a respeito da educação inclusiva, e as práticas escolares e da formação dos professores atuantes nessa área. Em um primeiro momento, foram apresentadas as Políticas Nacionais Brasileiras da Educação Especial, através da análise de documentos importantes para os projetos de inclusão. O Projeto Político Pedagógico do ISEPAM-FAETEC, escola escolhida para esse estudo, demonstra a existência de projetos de inclusão da mesma, mas existem disparidades entre o documento e a realidade cotidiana da instituição, especialmente com a sala de recursos da mesma. A última parte do estudo mostra resultados de questionários aplicados aos professores que trabalham com alunos com necessidades especiais, com o intuito de mapear suas competências e representações a respeito da inclusão de alunos especiais na escola regular. Foi possível perceber que ainda existem professores que não tiveram acesso a conhecimentos sobre a educação especial ao longo de sua formação acadêmica |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26T21:27:15Z 2017-10-26T21:27:15Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5013 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5013 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823648991870976 |