Formação de professores e educação especial: o possível e o real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Lopes Dias
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000010psm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_f7fc18d027a5a8bc9a0e4da51851318f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16307
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação de professores e educação especial: o possível e o realFormação de professoresEducação especialInclusãoTeacher educationSpecial educationInclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.In this research work that resulted in the scientific article sought to understand the teacher training in inclusive education so that the inclusion of people with special educational needs is not another form of segregation or exclusion. We tried to see how the training courses for teachers have adapted to take in its curriculum components that treats the issue as to inclusion, the methodological changes in practices and are (or not) in training in service or Continuing these professionals. To do so is made necessary studies to raise the theoretical know what they say the laws regarding teacher training, were also used questionnaires to teachers (pedagogy, literature, mathematics), a school on the outskirts of Palmas which serves students from the 1st the 9th grade of elementary school. This article is structured as follows presentation in which are placed on the rationale and objectives of the work. Paths of research that presents the methodology and the subjects of research, theoretical referential which presents the results and compares what say the authors studied the practice and noticed that some adjustments are still needed in many training courses for teachers on how training continued.Neste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma forma de segregação ou de exclusão. Tentou-se verificar como os cursos de formação de professores tem se adaptado de forma a ter no seu currículo componentes curriculares que trate a temática inclusão o como fazer, as mudanças nas praticas metodológicas, bem como estão (ou não) as formações em serviço ou continuada destes profissionais. Para tanto se fizeram necessários estudos para levantar o referencial teórico conhecer o que dizem as leis a respeito da formação de professores, também foram aplicados questionários a professores (pedagogia, letras, matemática), de uma escola da periferia de Palmas que atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O artigo foi estruturado da seguinte forma apresentação na qual são colocados a justificativa e objetivos do trabalho. Caminhos da investigação que apresenta a metodologia, e os sujeitos da pesquisa, referencial teórico que apresenta os resultados e compara o que diz os autores estudados com a prática e percebeu-se que ainda são necessários alguns ajustes tantos nos cursos de formação de professores como nas formações continuadas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoLavarda, Eliane SperandeiSilva, Silvana Lopes Dias2019-04-25T12:00:40Z2019-04-25T12:00:40Z2010-11-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307ark:/26339/0013000010psmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-26T06:03:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-26T06:03:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e educação especial: o possível e o real
title Formação de professores e educação especial: o possível e o real
spellingShingle Formação de professores e educação especial: o possível e o real
Silva, Silvana Lopes Dias
Formação de professores
Educação especial
Inclusão
Teacher education
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de professores e educação especial: o possível e o real
title_full Formação de professores e educação especial: o possível e o real
title_fullStr Formação de professores e educação especial: o possível e o real
title_full_unstemmed Formação de professores e educação especial: o possível e o real
title_sort Formação de professores e educação especial: o possível e o real
author Silva, Silvana Lopes Dias
author_facet Silva, Silvana Lopes Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lavarda, Eliane Sperandei
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Lopes Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação especial
Inclusão
Teacher education
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de professores
Educação especial
Inclusão
Teacher education
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-20
2010
2019-04-25T12:00:40Z
2019-04-25T12:00:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000010psm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307
identifier_str_mv ark:/26339/0013000010psm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172425478832128