Toda criança é Queer? “Ou isto ou aquilo”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28650 |
Resumo: | Esta pesquisa se constrói a partir dos pressupostos da Teoria Queer e das contribuições da psicanálise para a educação a fim de discutir como um professor ou uma professora podem compreender a criança que narra suas experiências queer na educação infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou um amplo alcance de informações, o estudo pretendeu divulgar a existência da criança que bagunça as normas de sexualidade e gênero na escola e por isso, movimenta o imaginário dos professores que de forma inconsciente se deixam afetar pelas normatizações, limitando a criança na expressão fluida de sua sexualidade. Foram visitados tanto textos-chave de Freud quanto de Foucault como forma de fundamentar a discussão sobre a temática. Autores contemporâneos como Butler e Louro, contribuíram com a reflexão acerca da implementação de uma Pedagogia Queer para o acolhimento dessa criança. A discussão é apresentada no texto por meio das “vinhetas escolares”, que são narrativas dos encontros entre os professores e essa criança que ora se apresenta como “isto”, ora se apresenta como “aquilo” no desafio de não se render ao que a norma escolar espera dela. |
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Toda criança é Queer? “Ou isto ou aquilo”Psicanálise e EducaçãoTeoria QueerCriança QueerSexualidade InfantilPsicanáliseEducaçãoSexualidadePsychoanalysis and EducationQueer TheoryQueer ChildInfant SexualityEsta pesquisa se constrói a partir dos pressupostos da Teoria Queer e das contribuições da psicanálise para a educação a fim de discutir como um professor ou uma professora podem compreender a criança que narra suas experiências queer na educação infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou um amplo alcance de informações, o estudo pretendeu divulgar a existência da criança que bagunça as normas de sexualidade e gênero na escola e por isso, movimenta o imaginário dos professores que de forma inconsciente se deixam afetar pelas normatizações, limitando a criança na expressão fluida de sua sexualidade. Foram visitados tanto textos-chave de Freud quanto de Foucault como forma de fundamentar a discussão sobre a temática. Autores contemporâneos como Butler e Louro, contribuíram com a reflexão acerca da implementação de uma Pedagogia Queer para o acolhimento dessa criança. A discussão é apresentada no texto por meio das “vinhetas escolares”, que são narrativas dos encontros entre os professores e essa criança que ora se apresenta como “isto”, ora se apresenta como “aquilo” no desafio de não se render ao que a norma escolar espera dela.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research is built from the assumptions of Queer Theory and the contributions of psychoanalysis to education in order to discuss how a teacher can understand the child who narrates his queer experiences in early childhood education. Through bibliographical research that allowed a wide range of information, the study intended to disclose the existence of the child who messes up the norms of sexuality and gender at school and, therefore, moves the imagination of teachers who, unconsciously, let themselves be affected by norms, limiting the child's fluid expression of sexuality. Both Freud's and Foucault's key texts were visited as a way of substantiating the discussion on the subject. Contemporary authors such as Butler and Louro contributed to the reflection on the implementation of a Queer Pedagogy for the reception of this child. The discussion is presented in the text through the “school vignettes”, which are narratives of the encounters between the teachers and this child who sometimes presents himself as “this”, sometimes presents himself as “that” in the challenge of not surrendering to what the school norm expects from him.114 p.Arreguy, Marília EtienneSepulveda, José AntônioMontes, Fernanda FerreiraEcheverría, Laura ChacónSepulveda, Denize de Aguiar XavierBastos, Danielle Ferreira2023-05-02T12:58:08Z2023-05-02T12:58:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Danielle Ferreira. Toda criança é Queer? “Ou isto ou aquilo”. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28650CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-02T12:58:12Zoai:app.uff.br:1/28650Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:16.125351Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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