Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040 |
Resumo: | Convivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil. |
id |
UFF-2_b30e309b5d06f8c11102d25b102fd6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31040 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetizaçãoalfabetizaçãoeducação infantileducação sensorialMaria Montessoriliteracyearly childhood educationsensory educationMaria MontessoriConvivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil.We still live with illiteracy in Brazil. This is an issue to be faced in Brazilian education and one that, among many others, mobilizes the studies and practices of Early Childhood Education teachers. As we demonstrated in the course of the development of this monograph text, the document of the National Common Curricular Base (BNCC) points out aspects related to language in early childhood education that are important, however, this same text is the object of discussions, criticisms and problematizations among many teachers and researchers of Brazilian education. The main objective of this research is, through a bibliographical research on the pedagogy of Maria Montessori (1870-1952), an Italian physician, pedagogue and educator, to show her significant theoretical-practical contributions to education in the early years of child development. In particular, in its pedagogical method, sensory education is highlighted as the first foundation of human development. The monograph presents proposals for activities based on teaching practices in the Montessorian method, highlighting the importance of preparing the body and the environment and the relationship between educator and student, especially in their sensitive periods. Thus, greater visibility is given in this research to the theoretical-practical contributions of Maria Montessori in the field of Pedagogy, with a methodology focused on sensory literacy in child development.54 p.Bergo, Renata SilvaMarton, Silmara LídiaMarton, Silmara LídiaMedeiros, Janiara de LimaUhmann, Silvana MatosPaula, Cassiane Luiz de2023-11-01T15:26:59Z2023-11-01T15:26:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPaula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-01T15:27:03Zoai:app.uff.br:1/31040Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-01T15:27:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
title |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
spellingShingle |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização Paula, Cassiane Luiz de alfabetização educação infantil educação sensorial Maria Montessori literacy early childhood education sensory education Maria Montessori |
title_short |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
title_full |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
title_fullStr |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
title_sort |
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização |
author |
Paula, Cassiane Luiz de |
author_facet |
Paula, Cassiane Luiz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergo, Renata Silva Marton, Silmara Lídia Marton, Silmara Lídia Medeiros, Janiara de Lima Uhmann, Silvana Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Cassiane Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização educação infantil educação sensorial Maria Montessori literacy early childhood education sensory education Maria Montessori |
topic |
alfabetização educação infantil educação sensorial Maria Montessori literacy early childhood education sensory education Maria Montessori |
description |
Convivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-01T15:26:59Z 2023-11-01T15:26:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Paula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040 |
identifier_str_mv |
Paula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135386255785984 |