Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados. |
id |
UFF-2_b3564ea8fe428d197c3541f1cf4d84f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28373 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porteProcessosGestão por processosModelagemMelhoriaEscolaGestão por processosModelagemEscolaProdução intelectualGestão de empresaGestão de processos de negócioGestão escolarAdministração escolarProcessProcess managementModelingImprovementSchoolO presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados.The main objective of this study is to measure the impacts of mapping and process improvement on the administrative processes of a small size school, based on a case study applied in a private institution located in the city of São Gonçalo, named Centro Educacional Morais Corrêa. In theoretical terms, bibliographical research was used on the concepts that permeate Process Management. Then, through interviews and direct observation, mapping and modeling were developed on the main critical processes, reaching the As Is and To be models. Refinements and action plans were also proposed, considering the improvement of the analyzed processes. Therefore, it was possible to verify that the results obtained in this research were satisfactory, since the mapping and modeling tools promoted a better understanding by the school management about its administrative processes and what were its main bottlenecks and opportunities for improvement. Finally, the research’s limitation is the fact that it was not possible to follow the results obtained from the proposed improvements, and future studies are suggested to deepen the analysis from the performance indicators presented.48 f.Ramos Filho, Américo da CostaRodriguez y Rodriguez, Martius VicenteLeão, Maurício de SouzaCorrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo2023-03-27T15:55:57Z2023-03-27T15:55:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T15:56:00Zoai:app.uff.br:1/28373Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:50.171537Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
title |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
spellingShingle |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo Processos Gestão por processos Modelagem Melhoria Escola Gestão por processos Modelagem Escola Produção intelectual Gestão de empresa Gestão de processos de negócio Gestão escolar Administração escolar Process Process management Modeling Improvement School |
title_short |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
title_full |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
title_fullStr |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
title_full_unstemmed |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
title_sort |
Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte |
author |
Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo |
author_facet |
Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos Filho, Américo da Costa Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente Leão, Maurício de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos Gestão por processos Modelagem Melhoria Escola Gestão por processos Modelagem Escola Produção intelectual Gestão de empresa Gestão de processos de negócio Gestão escolar Administração escolar Process Process management Modeling Improvement School |
topic |
Processos Gestão por processos Modelagem Melhoria Escola Gestão por processos Modelagem Escola Produção intelectual Gestão de empresa Gestão de processos de negócio Gestão escolar Administração escolar Process Process management Modeling Improvement School |
description |
O presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-27T15:55:57Z 2023-03-27T15:55:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823724640337920 |