Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373
Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados.
id UFF-2_b3564ea8fe428d197c3541f1cf4d84f3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28373
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porteProcessosGestão por processosModelagemMelhoriaEscolaGestão por processosModelagemEscolaProdução intelectualGestão de empresaGestão de processos de negócioGestão escolarAdministração escolarProcessProcess managementModelingImprovementSchoolO presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados.The main objective of this study is to measure the impacts of mapping and process improvement on the administrative processes of a small size school, based on a case study applied in a private institution located in the city of São Gonçalo, named Centro Educacional Morais Corrêa. In theoretical terms, bibliographical research was used on the concepts that permeate Process Management. Then, through interviews and direct observation, mapping and modeling were developed on the main critical processes, reaching the As Is and To be models. Refinements and action plans were also proposed, considering the improvement of the analyzed processes. Therefore, it was possible to verify that the results obtained in this research were satisfactory, since the mapping and modeling tools promoted a better understanding by the school management about its administrative processes and what were its main bottlenecks and opportunities for improvement. Finally, the research’s limitation is the fact that it was not possible to follow the results obtained from the proposed improvements, and future studies are suggested to deepen the analysis from the performance indicators presented.48 f.Ramos Filho, Américo da CostaRodriguez y Rodriguez, Martius VicenteLeão, Maurício de SouzaCorrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo2023-03-27T15:55:57Z2023-03-27T15:55:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T15:56:00Zoai:app.uff.br:1/28373Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:50.171537Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
title Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
spellingShingle Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo
Processos
Gestão por processos
Modelagem
Melhoria
Escola
Gestão por processos
Modelagem
Escola
Produção intelectual
Gestão de empresa
Gestão de processos de negócio
Gestão escolar
Administração escolar
Process
Process management
Modeling
Improvement
School
title_short Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
title_full Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
title_fullStr Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
title_full_unstemmed Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
title_sort Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte
author Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo
author_facet Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos Filho, Américo da Costa
Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente
Leão, Maurício de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Processos
Gestão por processos
Modelagem
Melhoria
Escola
Gestão por processos
Modelagem
Escola
Produção intelectual
Gestão de empresa
Gestão de processos de negócio
Gestão escolar
Administração escolar
Process
Process management
Modeling
Improvement
School
topic Processos
Gestão por processos
Modelagem
Melhoria
Escola
Gestão por processos
Modelagem
Escola
Produção intelectual
Gestão de empresa
Gestão de processos de negócio
Gestão escolar
Administração escolar
Process
Process management
Modeling
Improvement
School
description O presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-27T15:55:57Z
2023-03-27T15:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373
identifier_str_mv CORRÊA, Gabriel Máximo de Figueiredo. Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823724640337920