Neurociência e surdez: um estudo sobre a aquisição da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Maíra Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31706
Resumo: A linguagem consiste em um sistema onde recursos são empregados para promover a comunicação, seja por meio da fala, da escrita ou da sinalização. Sabe-se que, em condições neurobiológicas e ambientais adequadas, a aquisição de linguagem por crianças segue o mesmo padrão universalmente. O mesmo ocorre com os surdos, que já foram relatados apresentando a mesma janela de desenvolvimento que bebês ouvintes quando há o estímulo adequado. É importante destacar que a surdez corresponde à perda ou redução da capacidade de ouvir sons, existindo diferentes manifestações. Atualmente, avanços tecnológicos permitem a investigação mais rebuscada de áreas cerebrais, analisando padrões de ativação no encéfalo provocados durante a realização de diferentes atividades e sendo possível traçar correlações mais precisas com diversos processos, incluindo a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Visando reunir informações disponíveis na literatura, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a aquisição de linguagem em sujeitos surdos sinalizantes, de forma a relatar suas especificidades e traçar as similaridades ou diferenças em relação aos ouvintes. A busca foi feita através das bases científicas PubMed, Web of Science e portal Periódicos CAPES, considerando o período de 2011 até 2020 para análise, década posterior tanto ao intenso desenvolvimento de estudos sobre o sistema nervoso quanto à implementação de regulamentações sobre inclusão. Os resultados foram compilados e discutidos, com o intuito de explorar como ocorre todo o processo, e foram averiguados os avanços nos estudos observacionais. O número de trabalhos de neurociências tendo a surdez como foco sofreu um aumento, e diferentes experimentos atualmente contribuem para o melhor conhecimento sobre a aquisição e o processamento da linguagem em sujeitos surdos.
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