Infância, corpo e cultura: reflexões sobre uma experiência formativa na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Vitória Rizzo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15937
Resumo: Este trabalho monográfico se trata de um relato de experiência reflexivo e propositivo, que revisitando memórias e dando sentidos às experiências vividas no meu processo formativo, busca expor as descobertas, desafios, dilemas e possibilidades construídas no encontro com as crianças ao longo de quatro anos de estágio na educação infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) - UFF. Como a criança se relaciona com o mundo? Como a criança busca o outro? Como as relações são construídas? Que lugar o corpo ocupa nesse contexto? Essas perguntas conduzem uma reflexão sobre a dimensão corporal da criança e sua relação com as interações estabelecidas nas relações pessoais, pensando o lugar do corpo nesse contexto e o seu elo com a construção de vínculos afetivos no cotidiano institucional educativo. Na tentativa de respondê-las, em um primeiro momento, partimos de uma breve contextualização e análise documental acerca das políticas para a infância brasileira, tendo em vista a legislação educacional no que diz respeito aos direitos conquistados pelas crianças e à construção da concepção de educação infantil nos últimos anos, aprofundando a temática do cuidar e educar, a fim de fomentar reflexões sobre a qualidade das ações envolvidas nas relações presentes no dia a dia junto às crianças. Ampliando as análises, em um segundo momento, nos apoiamos em um estudo interdisciplinar, considerando a inter-relação entre natureza e cultura, buscamos articular as dimensões sociais (LE BRETON, 2012) e psíquicas-psicológicas, em diálogo com Henri Wallon (GALVÃO, 2014 ), do corpo na relação eu-outro, assumindo as experiências sensoriais-corporais-psíquicas como constitutivas do processo de desenvolvimento da criança. Por fim, focalizando a escola como meio social, lugar de interação, construção e com um importante papel no desenvolvimento da criança, destaca-se a importância de se (re)pensar o papel e a formação das professoras e professores da infância
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