A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginna, Bárbara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308
Resumo: The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice.
id SCAR_dfb955560b35618c07f437b0f5e6733c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15308
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ginna, BárbaraLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/89503245629559392560afc4-e1e1-448e-9b34-d77977d2aece2021-12-08T12:40:50Z2021-12-08T12:40:50Z2015-07-02GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice.O objeto do presente estudo é a desvalorização do corpo da criança na escola. O trabalho objetivou investigar as razões históricas para a repressão do movimento na educação escolar, as razões pelas quais práticas de domesticação sejam aceitas por profissionais da educação como sendo eficazes e as consequências da opressão do corpo na formação da criança enquanto sujeito. O texto se divide em três capítulos. O capítulo I consiste em um levantamento histórico, a partir da perspectiva de Michel Foucault, sobre a questão da repressão dos corpos, objetivando compreender como ela se deu historicamente e qual é a sua ligação e possível articulação com a educação dos sujeitos na escola. O segundo capítulo apresenta os caminhos metodológicos percorridos no trabalho, que foram o levantamento bibliográfico, a observação no contexto de um estágio supervisionado em Educação Infantil, a coleta de dados e os registros em diário de campo, além de descrever a situação do estágio realizado, o contexto pesquisado e seus sujeitos. Do Capítulo III consta a análise de dados, que consiste nos esforços de entrelaçar os dados de campo com a fundamentação teórica e com as experiências vividas pela autora na prática.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCorpoBodyInfânciaEducação infantilChildhoodEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantilThe devaluation of the body in childhood: analysis of an experience in supervised internship in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf536176https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/1/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdff1cac7cc37ea110e79d1405e72807e4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXT1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.txt1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain91203https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/3/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.txtdc030294c40c81f4fefdde806e4e1625MD53THUMBNAIL1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.jpg1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6481https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/4/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg95e39ef243cb4335e711e28c3c674993MD54ufscar/153082023-09-18 18:32:25.053oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15308Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The devaluation of the body in childhood: analysis of an experience in supervised internship in early childhood education
title A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
spellingShingle A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
Ginna, Bárbara
Corpo
Body
Infância
Educação infantil
Childhood
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
title_full A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
title_fullStr A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
title_full_unstemmed A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
title_sort A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
author Ginna, Bárbara
author_facet Ginna, Bárbara
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8950324562955939
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginna, Bárbara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2560afc4-e1e1-448e-9b34-d77977d2aece
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Body
Infância
Educação infantil
topic Corpo
Body
Infância
Educação infantil
Childhood
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood
Early childhood education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T12:40:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T12:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308
identifier_str_mv GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/1/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/3/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/4/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1cac7cc37ea110e79d1405e72807e4e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
dc030294c40c81f4fefdde806e4e1625
95e39ef243cb4335e711e28c3c674993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136399537766400