A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308 |
Resumo: | The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice. |
id |
SCAR_dfb955560b35618c07f437b0f5e6733c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15308 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Ginna, BárbaraLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/89503245629559392560afc4-e1e1-448e-9b34-d77977d2aece2021-12-08T12:40:50Z2021-12-08T12:40:50Z2015-07-02GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice.O objeto do presente estudo é a desvalorização do corpo da criança na escola. O trabalho objetivou investigar as razões históricas para a repressão do movimento na educação escolar, as razões pelas quais práticas de domesticação sejam aceitas por profissionais da educação como sendo eficazes e as consequências da opressão do corpo na formação da criança enquanto sujeito. O texto se divide em três capítulos. O capítulo I consiste em um levantamento histórico, a partir da perspectiva de Michel Foucault, sobre a questão da repressão dos corpos, objetivando compreender como ela se deu historicamente e qual é a sua ligação e possível articulação com a educação dos sujeitos na escola. O segundo capítulo apresenta os caminhos metodológicos percorridos no trabalho, que foram o levantamento bibliográfico, a observação no contexto de um estágio supervisionado em Educação Infantil, a coleta de dados e os registros em diário de campo, além de descrever a situação do estágio realizado, o contexto pesquisado e seus sujeitos. Do Capítulo III consta a análise de dados, que consiste nos esforços de entrelaçar os dados de campo com a fundamentação teórica e com as experiências vividas pela autora na prática.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCorpoBodyInfânciaEducação infantilChildhoodEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantilThe devaluation of the body in childhood: analysis of an experience in supervised internship in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf536176https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/1/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdff1cac7cc37ea110e79d1405e72807e4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXT1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.txt1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain91203https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/3/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.txtdc030294c40c81f4fefdde806e4e1625MD53THUMBNAIL1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.jpg1 GINNA_TCC 2015 versão repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6481https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/4/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg95e39ef243cb4335e711e28c3c674993MD54ufscar/153082023-09-18 18:32:25.053oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15308Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The devaluation of the body in childhood: analysis of an experience in supervised internship in early childhood education |
title |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
spellingShingle |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil Ginna, Bárbara Corpo Body Infância Educação infantil Childhood Early childhood education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
title_full |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
title_fullStr |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
title_full_unstemmed |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
title_sort |
A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil |
author |
Ginna, Bárbara |
author_facet |
Ginna, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8950324562955939 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ginna, Bárbara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
2560afc4-e1e1-448e-9b34-d77977d2aece |
contributor_str_mv |
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Body Infância Educação infantil |
topic |
Corpo Body Infância Educação infantil Childhood Early childhood education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childhood Early childhood education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-08T12:40:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08T12:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308 |
identifier_str_mv |
GINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/1/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/3/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15308/4/1%20GINNA_TCC%202015%20vers%c3%a3o%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1cac7cc37ea110e79d1405e72807e4e e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 dc030294c40c81f4fefdde806e4e1625 95e39ef243cb4335e711e28c3c674993 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715640665505792 |