Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14533 |
Resumo: | Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, têm o direito fundamental de frequentar a escola pública no Brasil, garantindo o seu acesso aos conhecimentos valorizados socialmente e que vão prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Porém, a história nos mostra que a escola tem falhado no que diz respeito à permanência do aluno na escola. Inclusão está feita com ressalvas que ocasiona fenômenos como o fracasso escolar. Diante disso, o que se observa em todo país são os jovens abandonando a escola, após repetirem o ano letivo diversas vezes, por não se sentirem fazendo parte daquela instituição. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública, a partir da experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar, no curso de graduação em Psicologia. A pesquisa foi feita com um grupo de 15 alunos de uma turma diurna da EJA– Educação de Jovens e Adultos, matriculados numa escola municipal de Campos dos Goytacazes. Muitos desses alunos tinham um histórico de repetências, alguns tinham abandonado a escola e estavam voltando a estudar naquele ano. A presente pesquisa objetiva compreender por que estes alunos continuavam frequentando a escola, mesmo diante dos discursos negativos por parte de professores e funcionários. A turma era considerada a “pior”, a “mais difícil” da escola, e os jovens como aqueles que “não têm mais jeito”, os “vagabundos”. Buscamos compreender também quais os atravessamentos que tornavam o trabalho dos educadores tão árduo e desgastante. Analisamos os dados utilizando as falas dos professores e dos alunos sobre a dinâmica escolar. Esperamos com este trabalho trazer reflexão para o fenômeno do fracasso escolar cuja responsabilidade ainda é colocada no aluno, o que faz com que a escola não se implique nas relações socioescolares que produzem impactos reais na vida dos agentes inseridos neste contexto |
id |
UFF-2_b6178373bd44648c75e759da7e164d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14533 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos GoytacazesEscola públicaFracasso escolarPsicologia escolarPsicologia escolarFracasso escolarEducação de adultosCampos dos Goytacazes (RJ)Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, têm o direito fundamental de frequentar a escola pública no Brasil, garantindo o seu acesso aos conhecimentos valorizados socialmente e que vão prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Porém, a história nos mostra que a escola tem falhado no que diz respeito à permanência do aluno na escola. Inclusão está feita com ressalvas que ocasiona fenômenos como o fracasso escolar. Diante disso, o que se observa em todo país são os jovens abandonando a escola, após repetirem o ano letivo diversas vezes, por não se sentirem fazendo parte daquela instituição. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública, a partir da experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar, no curso de graduação em Psicologia. A pesquisa foi feita com um grupo de 15 alunos de uma turma diurna da EJA– Educação de Jovens e Adultos, matriculados numa escola municipal de Campos dos Goytacazes. Muitos desses alunos tinham um histórico de repetências, alguns tinham abandonado a escola e estavam voltando a estudar naquele ano. A presente pesquisa objetiva compreender por que estes alunos continuavam frequentando a escola, mesmo diante dos discursos negativos por parte de professores e funcionários. A turma era considerada a “pior”, a “mais difícil” da escola, e os jovens como aqueles que “não têm mais jeito”, os “vagabundos”. Buscamos compreender também quais os atravessamentos que tornavam o trabalho dos educadores tão árduo e desgastante. Analisamos os dados utilizando as falas dos professores e dos alunos sobre a dinâmica escolar. Esperamos com este trabalho trazer reflexão para o fenômeno do fracasso escolar cuja responsabilidade ainda é colocada no aluno, o que faz com que a escola não se implique nas relações socioescolares que produzem impactos reais na vida dos agentes inseridos neste contextoPérez, Beatriz PérezCorsino, Beatriz PérezEstácio, Gisele de Araújo GouvêaOberg, Lurdes PerezAzevedo, Amanda Martino de2020-07-31T16:35:51Z2020-07-31T16:35:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEVEDO, Amanda Martino de. Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14533Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T17:47:48Zoai:app.uff.br:1/14533Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:09.904974Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
title |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
spellingShingle |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes Azevedo, Amanda Martino de Escola pública Fracasso escolar Psicologia escolar Psicologia escolar Fracasso escolar Educação de adultos Campos dos Goytacazes (RJ) |
title_short |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
title_full |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
title_fullStr |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
title_full_unstemmed |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
title_sort |
Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes |
author |
Azevedo, Amanda Martino de |
author_facet |
Azevedo, Amanda Martino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pérez, Beatriz Pérez Corsino, Beatriz Pérez Estácio, Gisele de Araújo Gouvêa Oberg, Lurdes Perez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Amanda Martino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Fracasso escolar Psicologia escolar Psicologia escolar Fracasso escolar Educação de adultos Campos dos Goytacazes (RJ) |
topic |
Escola pública Fracasso escolar Psicologia escolar Psicologia escolar Fracasso escolar Educação de adultos Campos dos Goytacazes (RJ) |
description |
Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, têm o direito fundamental de frequentar a escola pública no Brasil, garantindo o seu acesso aos conhecimentos valorizados socialmente e que vão prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Porém, a história nos mostra que a escola tem falhado no que diz respeito à permanência do aluno na escola. Inclusão está feita com ressalvas que ocasiona fenômenos como o fracasso escolar. Diante disso, o que se observa em todo país são os jovens abandonando a escola, após repetirem o ano letivo diversas vezes, por não se sentirem fazendo parte daquela instituição. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública, a partir da experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar, no curso de graduação em Psicologia. A pesquisa foi feita com um grupo de 15 alunos de uma turma diurna da EJA– Educação de Jovens e Adultos, matriculados numa escola municipal de Campos dos Goytacazes. Muitos desses alunos tinham um histórico de repetências, alguns tinham abandonado a escola e estavam voltando a estudar naquele ano. A presente pesquisa objetiva compreender por que estes alunos continuavam frequentando a escola, mesmo diante dos discursos negativos por parte de professores e funcionários. A turma era considerada a “pior”, a “mais difícil” da escola, e os jovens como aqueles que “não têm mais jeito”, os “vagabundos”. Buscamos compreender também quais os atravessamentos que tornavam o trabalho dos educadores tão árduo e desgastante. Analisamos os dados utilizando as falas dos professores e dos alunos sobre a dinâmica escolar. Esperamos com este trabalho trazer reflexão para o fenômeno do fracasso escolar cuja responsabilidade ainda é colocada no aluno, o que faz com que a escola não se implique nas relações socioescolares que produzem impactos reais na vida dos agentes inseridos neste contexto |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-07-31T16:35:51Z 2020-07-31T16:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AZEVEDO, Amanda Martino de. Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14533 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Amanda Martino de. Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823612921905152 |