O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sabrina Ferreira de Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244
Resumo: Recursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem.
id UFF-2_b6e13bdcdeefe2ceb00cefc1c198ee82
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24244
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distânciaRecursos Educacionais AbertosEnsino superiorEducação a distânciaAprendizagem colaborativaEnsino à distânciaEnsino superiorRecurso didáticoAprendizagemOpen Educational ResourcesHigher educationDistance educationCollaborative learningRecursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem.Open Educational Resources are learning, teaching, or research materials made available in the public domain and backed by intellectual property licenses that facilitate the use, revision, adaptation, translation, modification, and distribution by third parties. The objective of this work was to understand the use of these materials as a democratic and collaborative tool in learning in distance learning undergraduate courses, whose process is expanding in public and private institutions. A bibliographic research was conducted to build the historical context on the expansion of higher education and distance education, exemplifying it through the CEDERJ Consortium and the Cecierj Foundation. The main characteristics of Open Educational Resources and their facilitating aspects in the teaching process were presented. We conclude that these resources bring important collaborative elements in the context of education in general and distance education in particular. Ignorance of open license copyrights creates certain resistance, however, sharing information and knowledge is a worldwide trend and finds in Open Educational Resources an essential contribution to learning.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesVillardi, Raquel MarquesVogel, Michely Jabala MamedeSouza, Sabrina Ferreira de Moraes2022-01-21T12:20:57Z2022-01-21T12:20:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T12:21:01Zoai:app.uff.br:1/24244Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:27.558955Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
title O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
spellingShingle O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes
Recursos Educacionais Abertos
Ensino superior
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Ensino à distância
Ensino superior
Recurso didático
Aprendizagem
Open Educational Resources
Higher education
Distance education
Collaborative learning
title_short O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
title_full O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
title_fullStr O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
title_full_unstemmed O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
title_sort O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
author Souza, Sabrina Ferreira de Moraes
author_facet Souza, Sabrina Ferreira de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Villardi, Raquel Marques
Vogel, Michely Jabala Mamede
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sabrina Ferreira de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Educacionais Abertos
Ensino superior
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Ensino à distância
Ensino superior
Recurso didático
Aprendizagem
Open Educational Resources
Higher education
Distance education
Collaborative learning
topic Recursos Educacionais Abertos
Ensino superior
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Ensino à distância
Ensino superior
Recurso didático
Aprendizagem
Open Educational Resources
Higher education
Distance education
Collaborative learning
description Recursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-21T12:20:57Z
2022-01-21T12:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Souza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823695451127808