O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244 |
Resumo: | Recursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem. |
id |
UFF-2_b6e13bdcdeefe2ceb00cefc1c198ee82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24244 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distânciaRecursos Educacionais AbertosEnsino superiorEducação a distânciaAprendizagem colaborativaEnsino à distânciaEnsino superiorRecurso didáticoAprendizagemOpen Educational ResourcesHigher educationDistance educationCollaborative learningRecursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem.Open Educational Resources are learning, teaching, or research materials made available in the public domain and backed by intellectual property licenses that facilitate the use, revision, adaptation, translation, modification, and distribution by third parties. The objective of this work was to understand the use of these materials as a democratic and collaborative tool in learning in distance learning undergraduate courses, whose process is expanding in public and private institutions. A bibliographic research was conducted to build the historical context on the expansion of higher education and distance education, exemplifying it through the CEDERJ Consortium and the Cecierj Foundation. The main characteristics of Open Educational Resources and their facilitating aspects in the teaching process were presented. We conclude that these resources bring important collaborative elements in the context of education in general and distance education in particular. Ignorance of open license copyrights creates certain resistance, however, sharing information and knowledge is a worldwide trend and finds in Open Educational Resources an essential contribution to learning.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesVillardi, Raquel MarquesVogel, Michely Jabala MamedeSouza, Sabrina Ferreira de Moraes2022-01-21T12:20:57Z2022-01-21T12:20:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T12:21:01Zoai:app.uff.br:1/24244Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:27.558955Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
title |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
spellingShingle |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância Souza, Sabrina Ferreira de Moraes Recursos Educacionais Abertos Ensino superior Educação a distância Aprendizagem colaborativa Ensino à distância Ensino superior Recurso didático Aprendizagem Open Educational Resources Higher education Distance education Collaborative learning |
title_short |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
title_full |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
title_fullStr |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
title_full_unstemmed |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
title_sort |
O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância |
author |
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes |
author_facet |
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lück, Esther Hermes Villardi, Raquel Marques Vogel, Michely Jabala Mamede |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Educacionais Abertos Ensino superior Educação a distância Aprendizagem colaborativa Ensino à distância Ensino superior Recurso didático Aprendizagem Open Educational Resources Higher education Distance education Collaborative learning |
topic |
Recursos Educacionais Abertos Ensino superior Educação a distância Aprendizagem colaborativa Ensino à distância Ensino superior Recurso didático Aprendizagem Open Educational Resources Higher education Distance education Collaborative learning |
description |
Recursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-01-21T12:20:57Z 2022-01-21T12:20:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Souza, Sabrina Ferreira de Moraes. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823695451127808 |