Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara Benigno Luiz da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8372
Resumo: Na presente pesquisa abordaremos a temática dos influenciadores digitais e a forma como o seu surgimento impactou as relações de consumo. Buscaremos compreender como essa nova forma de publicidade digital vem se coadunando com o código de defesa do consumidor no que tange os limites das propagandas. Assim, o que se visa trabalhar nessa pesquisa é justamente o modo como tal propaganda funciona, seus impactos na sociedade de consumo e principalmente, se as premissas do Direito do consumidor são respeitadas nesses tipos de publicidade. Utilizaremos o método de pesquisa não experimental, buscando a tipologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica, pesquisa de campo e documental. Abordaremos a temática em 4 capítulos que trarão uma abordagem contextual a respeito da sociedade de consumo automatizada, demonstraremos as formas de publicidade permitidas legalmente no sistema jurídico pátrio, trazendo em contraponto a análise da publicidade ilícita e/ou abusiva que é bastante presente entre as plataformas desses influenciadores.
id UFF-2_b717e0cabda7076e9f4883c06a260872
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8372
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidorInfluenciador digitalDireito do consumidorPublicidadeSociedade de consumoMídia socialMídia digitalConsumoPublicidadeDireito do consumidorNa presente pesquisa abordaremos a temática dos influenciadores digitais e a forma como o seu surgimento impactou as relações de consumo. Buscaremos compreender como essa nova forma de publicidade digital vem se coadunando com o código de defesa do consumidor no que tange os limites das propagandas. Assim, o que se visa trabalhar nessa pesquisa é justamente o modo como tal propaganda funciona, seus impactos na sociedade de consumo e principalmente, se as premissas do Direito do consumidor são respeitadas nesses tipos de publicidade. Utilizaremos o método de pesquisa não experimental, buscando a tipologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica, pesquisa de campo e documental. Abordaremos a temática em 4 capítulos que trarão uma abordagem contextual a respeito da sociedade de consumo automatizada, demonstraremos as formas de publicidade permitidas legalmente no sistema jurídico pátrio, trazendo em contraponto a análise da publicidade ilícita e/ou abusiva que é bastante presente entre as plataformas desses influenciadores.In the present research we will address the theme of digital influencers and how their emergence has impacted consumer relations. We will try to understand how this new form of digital advertising comes in line with the consumer protection code regarding the limits of advertising. Thus, what is intended to work in this research is precisely the way in which such advertising works, its impacts on consumer society and especially, if the premises of consumer law are respected in these types of advertising. We will use the method of non-experimental research, searching the typology of qualitative research, bibliography, field research and documentary. We will approach the theme in four chapters that will bring a contextual approach regarding the automated consumer society, we will demonstrate the forms of advertising legally allowed in the legal system of the country, bringing in counterpoint the analysis of the illicit or abusive advertising that is quite present between the platforms of these influencers.Silva, Cândido Francisco Duarte dos Santos eNascimento, Daniel ArrudaNeves, Isabela Bichara de SouzaSilva, Samara Benigno Luiz da2019-01-28T19:17:26Z2019-01-28T19:17:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8372http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:30:08Zoai:app.uff.br:1/8372Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:30:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
title Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
spellingShingle Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
Silva, Samara Benigno Luiz da
Influenciador digital
Direito do consumidor
Publicidade
Sociedade de consumo
Mídia social
Mídia digital
Consumo
Publicidade
Direito do consumidor
title_short Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
title_full Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
title_fullStr Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
title_full_unstemmed Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
title_sort Influenciadores digitais: uma análise do seu impacto nas relações de consumo sob a visão do direito do consumidor
author Silva, Samara Benigno Luiz da
author_facet Silva, Samara Benigno Luiz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cândido Francisco Duarte dos Santos e
Nascimento, Daniel Arruda
Neves, Isabela Bichara de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samara Benigno Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Direito do consumidor
Publicidade
Sociedade de consumo
Mídia social
Mídia digital
Consumo
Publicidade
Direito do consumidor
topic Influenciador digital
Direito do consumidor
Publicidade
Sociedade de consumo
Mídia social
Mídia digital
Consumo
Publicidade
Direito do consumidor
description Na presente pesquisa abordaremos a temática dos influenciadores digitais e a forma como o seu surgimento impactou as relações de consumo. Buscaremos compreender como essa nova forma de publicidade digital vem se coadunando com o código de defesa do consumidor no que tange os limites das propagandas. Assim, o que se visa trabalhar nessa pesquisa é justamente o modo como tal propaganda funciona, seus impactos na sociedade de consumo e principalmente, se as premissas do Direito do consumidor são respeitadas nesses tipos de publicidade. Utilizaremos o método de pesquisa não experimental, buscando a tipologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica, pesquisa de campo e documental. Abordaremos a temática em 4 capítulos que trarão uma abordagem contextual a respeito da sociedade de consumo automatizada, demonstraremos as formas de publicidade permitidas legalmente no sistema jurídico pátrio, trazendo em contraponto a análise da publicidade ilícita e/ou abusiva que é bastante presente entre as plataformas desses influenciadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-28T19:17:26Z
2019-01-28T19:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8372
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135407018639360