O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492 |
Resumo: | O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio. |
id |
UFF-2_b79ea927fec6ff6afa53a6debbd85ef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12492 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclearFísica NuclearPhETTIC’sFísica nuclearNuclear physicsPhETICTO Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.The teaching of Physics in Brazil, over time, has been acquiring new formats in an attempt to connect technology with learning, being able to explain the operation of technological devices. In this scenario, strategies for the teaching of Nuclear Physics were developed, since there are numerous limitations that make it impossible to perform experiments, such as the high cost of experimental apparatus, the difficulty of acquiring and handling dangerous materials. Thus, to guarantee the learning of Nuclear Physics, this research was based on the use of computational simulations of the PhET portal as didactic resource in the Physics class. As a product of this work, it was elaborated scripts directed to the teachers with the intention to guide them and to assist them in the application of the simulations in their classes, besides contributing with the discussion of the physical concepts, following the methodology of application of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov and Angotti, and providing learning according to the concept of David Ausubel. This work is an applicable model as an instruction manual to associate technology with teaching through computational simulations, prescribing the teaching of science in high schools.Morais, Maria CarmenSilva, Hialefson Matheus da2019-12-11T23:23:23Z2019-12-11T23:23:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12492Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:55Zoai:app.uff.br:1/12492Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:37.317560Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
title |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
spellingShingle |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear Silva, Hialefson Matheus da Física Nuclear PhET TIC’s Física nuclear Nuclear physics PhET ICT |
title_short |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
title_full |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
title_fullStr |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
title_full_unstemmed |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
title_sort |
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear |
author |
Silva, Hialefson Matheus da |
author_facet |
Silva, Hialefson Matheus da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Maria Carmen |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Hialefson Matheus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Nuclear PhET TIC’s Física nuclear Nuclear physics PhET ICT |
topic |
Física Nuclear PhET TIC’s Física nuclear Nuclear physics PhET ICT |
description |
O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T23:23:23Z 2019-12-11T23:23:23Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823615446876160 |