O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hialefson Matheus da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492
Resumo: O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.
id UFF-2_b79ea927fec6ff6afa53a6debbd85ef6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12492
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclearFísica NuclearPhETTIC’sFísica nuclearNuclear physicsPhETICTO Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.The teaching of Physics in Brazil, over time, has been acquiring new formats in an attempt to connect technology with learning, being able to explain the operation of technological devices. In this scenario, strategies for the teaching of Nuclear Physics were developed, since there are numerous limitations that make it impossible to perform experiments, such as the high cost of experimental apparatus, the difficulty of acquiring and handling dangerous materials. Thus, to guarantee the learning of Nuclear Physics, this research was based on the use of computational simulations of the PhET portal as didactic resource in the Physics class. As a product of this work, it was elaborated scripts directed to the teachers with the intention to guide them and to assist them in the application of the simulations in their classes, besides contributing with the discussion of the physical concepts, following the methodology of application of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov and Angotti, and providing learning according to the concept of David Ausubel. This work is an applicable model as an instruction manual to associate technology with teaching through computational simulations, prescribing the teaching of science in high schools.Morais, Maria CarmenSilva, Hialefson Matheus da2019-12-11T23:23:23Z2019-12-11T23:23:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12492Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:55Zoai:app.uff.br:1/12492Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:37.317560Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
title O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
spellingShingle O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
Silva, Hialefson Matheus da
Física Nuclear
PhET
TIC’s
Física nuclear
Nuclear physics
PhET
ICT
title_short O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
title_full O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
title_fullStr O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
title_full_unstemmed O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
title_sort O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
author Silva, Hialefson Matheus da
author_facet Silva, Hialefson Matheus da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Maria Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hialefson Matheus da
dc.subject.por.fl_str_mv Física Nuclear
PhET
TIC’s
Física nuclear
Nuclear physics
PhET
ICT
topic Física Nuclear
PhET
TIC’s
Física nuclear
Nuclear physics
PhET
ICT
description O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T23:23:23Z
2019-12-11T23:23:23Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12492
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823615446876160