A influência de práticas pedagógicas matemáticas na EJA sobre a permanência de estudantes da zona Rural de Sobral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15023 |
Resumo: | Esta dissertação intitulada “A influência de práticas pedagógicas matemática na EJA sobre a permanência de estudantes da zona rural de Sobral”, resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A mesma objetivou compreender a influência de práticas pedagógicas matemáticas para a permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos no espaço escolar na zona rural de Sobral. A pesquisa qualitativa contou com professoras e estudantes da EJA como informantes-chave. Optamos pela observação participante, entrevista semiestruturada e questionário como instrumentos de coleta de dados. Alguns documentos oficiais de educação também compuseram o corpus de dados, que foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem acerca das temáticas: Práticas pedagógicas, Currículo, Permanência, Educação Matemática e Etnomatemática. Dentre os resultados, a verificação de que, embora as professoras utilizem de estratégias variadas nas aulas de Matemática, ainda assim, suas práticas pedagógicas centram-se em ser uma ação de ensinar o conteúdo escolar do que reconhecer e construir, junto com as estudantes, seus saberes matemáticos. No que diz respeito às estudantes, verificou-se que as mesmas detêm de saberes de suas vivências, enquanto mulheres moradoras da zona rural que lidam com a palha de carnaúba. Tais saberes estão articulados a processos de organização e quantificação, e são entendidos pelas estudantes como sendo uma matemática “de cabeça”. Já o saber escolar, elas dizem ser uma matemática “de caneta”. De uma maneira geral, as análises realizadas apontam para a compreensão de que as relações de afetividade construídas no convívio na turma de EJA e o “gostar” de aprender, influenciados, sobretudo pelo “ensino” da matemática da “professora”, são alguns fatores que incidem sobre a permanência das estudantes na EJA da zona rural de Sobral |
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A influência de práticas pedagógicas matemáticas na EJA sobre a permanência de estudantes da zona Rural de SobralEducação de jovens e adultosMatemáticaPrática pedagógicaPermanênciaEscola de zona ruralEducação de adultosEnsino de matemáticaPrática pedagógicaEvasão escolarEscola ruralYouth and adult educationMathematicsPedagogical practiceStudent stayngCountry area SchoolEsta dissertação intitulada “A influência de práticas pedagógicas matemática na EJA sobre a permanência de estudantes da zona rural de Sobral”, resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A mesma objetivou compreender a influência de práticas pedagógicas matemáticas para a permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos no espaço escolar na zona rural de Sobral. A pesquisa qualitativa contou com professoras e estudantes da EJA como informantes-chave. Optamos pela observação participante, entrevista semiestruturada e questionário como instrumentos de coleta de dados. Alguns documentos oficiais de educação também compuseram o corpus de dados, que foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem acerca das temáticas: Práticas pedagógicas, Currículo, Permanência, Educação Matemática e Etnomatemática. Dentre os resultados, a verificação de que, embora as professoras utilizem de estratégias variadas nas aulas de Matemática, ainda assim, suas práticas pedagógicas centram-se em ser uma ação de ensinar o conteúdo escolar do que reconhecer e construir, junto com as estudantes, seus saberes matemáticos. No que diz respeito às estudantes, verificou-se que as mesmas detêm de saberes de suas vivências, enquanto mulheres moradoras da zona rural que lidam com a palha de carnaúba. Tais saberes estão articulados a processos de organização e quantificação, e são entendidos pelas estudantes como sendo uma matemática “de cabeça”. Já o saber escolar, elas dizem ser uma matemática “de caneta”. De uma maneira geral, as análises realizadas apontam para a compreensão de que as relações de afetividade construídas no convívio na turma de EJA e o “gostar” de aprender, influenciados, sobretudo pelo “ensino” da matemática da “professora”, são alguns fatores que incidem sobre a permanência das estudantes na EJA da zona rural de SobralCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation entitled “the influence of the mathematical pedagogical practices at EJA upon the student staying in the Sobral country area” is a result of work tied to the Diversity, Social Inequality, and Education research group of the Education graduation program of Universidade Federal Fluminense. The primary goal of this research isto analyze the influence of the pedagogical practices in mathematics towards the student staying in the Brazilian Young and Adult Alphabetization Program (EJA) at the school environment located in Sobral country area. The qualitative research regards EJA professors and students as key informants. The instruments for the data collection were: participant observation, semi-structured interviews, and questionary. Some official educational documents also compose the corpus of the data. They were discussed using the Discursive Textual Analysis. The core reference was framed on relevant theoretical work of themes like Pedagogical Practices, Curriculum, Student Staying, Mathematical Education and Ethnomathematics. Among the resuts, it might be stated that despite the fact the professors apply various strategies in the Mathematics lessons, their practice focuses on a school syllabus which are based onteaching instead of acknowledging and building, ateaching-learning experience together with the students and their unconventional learning background. This particular kind of students absorb knowledge from theirlife experience, suchas women living in the countryarea who deals with the carnauba straw market. Suchlearning process is articulated ina organization and quantification process, and also understood by the students as “from my mind,” their nomination for this kind of lore mathematics. On the other hand the traditional schoolish one is called “from the pen”. In general, the analyzes done lead to the comprehension that the affective relations built in the class environment of EJA and the joy of learning, influenced, primarily, by the mathematics lessons of the teacher, are crucial factors forthe student staying in EJA in the Sobral country area195 f.Freitas, Adriano VargasFantinato, Maria CecíliaCraveiro, Clarissa BastosCatarino, Giselle Faur de CastroXavier, Francisco Josimar Ricardo2020-09-29T18:47:03Z2020-09-29T18:47:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Francisco Josimar Ricardo. A influência de práticas pedagógicas matemáticas na EJA sobre a permanência de estudantes da zona Rural de Sobral. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15023http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T19:37:03Zoai:app.uff.br:1/15023Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:32.635309Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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