Sociologia em momentos de crise: um estudo acerca da prática docente na realidade penitenciária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicio, Julius Cezar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5012
Resumo: A presente pesquisa visa compreender o exercício da prática docente no contexto penitenciário brasileiro a fim de mostrar que, por meio da legislação e concepções teóricas, a educação é um dos elementos básicos na garantia da cidadania aos atores sociais. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade de intervenção do viés crítico, nas bases sociológicas, para que tanto os indivíduos privados de liberdade quanto os docentes alcancem a dinâmica social extramuros a fim de obter legitimidade no diálogo por direitos, uma vez que encaro a prisão como não lugar à parte da sociedade e, deste modo, a contribuição à temática de educação e acesso a justiça estão além dos discursos de controle e eficácia sóciopedagógica das penalidades
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