Sociologia em momentos de crise: um estudo acerca da prática docente na realidade penitenciária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5012 |
Resumo: | A presente pesquisa visa compreender o exercício da prática docente no contexto penitenciário brasileiro a fim de mostrar que, por meio da legislação e concepções teóricas, a educação é um dos elementos básicos na garantia da cidadania aos atores sociais. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade de intervenção do viés crítico, nas bases sociológicas, para que tanto os indivíduos privados de liberdade quanto os docentes alcancem a dinâmica social extramuros a fim de obter legitimidade no diálogo por direitos, uma vez que encaro a prisão como não lugar à parte da sociedade e, deste modo, a contribuição à temática de educação e acesso a justiça estão além dos discursos de controle e eficácia sóciopedagógica das penalidades |
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Sociologia em momentos de crise: um estudo acerca da prática docente na realidade penitenciáriaDireitos humanosPrisãoEducaçãoOrganização judiciária penalPrisioneiros - educaçãoCriminosos - reabilitaçãoOrganização judiciária penalPrison educationPublic politicsHuman RightsA presente pesquisa visa compreender o exercício da prática docente no contexto penitenciário brasileiro a fim de mostrar que, por meio da legislação e concepções teóricas, a educação é um dos elementos básicos na garantia da cidadania aos atores sociais. O objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade de intervenção do viés crítico, nas bases sociológicas, para que tanto os indivíduos privados de liberdade quanto os docentes alcancem a dinâmica social extramuros a fim de obter legitimidade no diálogo por direitos, uma vez que encaro a prisão como não lugar à parte da sociedade e, deste modo, a contribuição à temática de educação e acesso a justiça estão além dos discursos de controle e eficácia sóciopedagógica das penalidadesThe present research aims to understand the practice of teaching practice in the Brazilian prison context, in order to show through legislation and theoretical conceptions that education is one of the basic elements in guaranteeing citizenship to social actors. The objective of this work is to reflect on the need for intervention of the critical bias, on the sociological basis, so that individuals deprived of their liberty as well as teachers reach the social dynamics outside the walls in order to obtain legitimacy in the dialogue for rights, since i treat imprisonment as a place belongs to society, and the contribution to the issue of education and access to justice are beyond the speeches of control and socio-pedagogical effectiveness of penaltiesMonteiro, Rodrigo de AraújoGajanigo, PauloMalta, Márcio JoséFelicio, Julius Cezar2017-10-26T21:19:46Z2017-10-26T21:19:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5012Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T19:04:05Zoai:app.uff.br:1/5012Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:00.614495Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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