Análise do problema de devolução de produtos na indústria: estudo de caso em uma empresa do ramo farmacéutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bernardo Coimbra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Karolyne Lima
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8085
Resumo: Este trabalho trata da questão da logística reversa no mercado com um enfoque na indústria farmacêutica. A área farmacêutica vem crescendo desde seu início no Brasil, isso deve-se ao fato do aumento da expectativa de vida e evolução de novas doenças. Para se adaptar aos requerimentos ambientais e regulatórios desta área, as indústrias devem adotar boas práticas tanto de manufatura quanto de distribuição. Torna-se necessário um bom gerenciamento da cadeia de suprimento dos medicamentos, visto que estes impactam diretamente na vida do consumidor. No Brasil, é obrigado por lei as indústrias farmacêuticas gerenciarem seus resíduos sólidos. Isto inclui a gestão da devolução de seus produtos. O objetivo deste estudo foi analisar os dados de uma empresa do ramo farmacêutico e seu processo de devolução e retorno. Processo este que vem apresentando gastos para a empresa. A metodologia utilizada, com o intuito de reduzir o número destas ocorrências, baseou-se em métodos de análise e solução de problemas, PDCA, juntamente com ferramentas da qualidade, tais como Pareto e Diagrama de Causa e Efeito. Através das investigações foi possível levantar hipóteses e criar um plano de ação, baseado no método 5W3H1S, para solucionar os maiores problemas deste processo. Os problemas encontrados foram: falta de prazos para cancelamento de pedidos; demora no embarque de cargas; erros no preenchimento dos dados no sistema da empresa, dentre outros. Para mitigar esses fatores, foram apresentadas algumas soluções, a saber, definição de prazo máximo para cancelamento; definição de horários limite para o envio das mercadorias aos clientes e esclarecimento dos motivos de retorno a equipe de logística. Estas propostas, se aplicadas, podem resultar em melhoria do processo e redução do número de devoluções
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