Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Tatiana Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473
Resumo: O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora.
id UFF-2_ba59df00c4241c22eb69725b370fb76d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32473
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educaçãoCapital humanoEducaçãoNovo ensino médioMercado de trabalhoDualidadeEnsino médioReforma educacionalMercado de TrabalhoHuman capitalEducationNew high schoolLabor marketDualityO trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora.The paper discusses how the Human Capital Theory (HCT) has influenced the development of Public Education Policies in Brazil, particularly in the counter-reform of High School, implemented by Law 13,415/2017, and its impact on the education of young people. To support the discussion, bibliographical research on the analyzed topic and data research, especially from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), were used to understand the configuration of the labor market in the State of Rio de Janeiro and to question elements present in the proposals of the counter-reform of the New High School. Finally, the author's experiential account brings considerations to reflect on the topic, helping to reveal the determinations that involve the relationship between Education, Economy, and the world of work. It is concluded that the New High School tends to exacerbate the duality in education that persists in the country, besides not guaranteeing entry into the labor market, which obviously depends on other factors, mainly affecting specific segments of the working class.75 p.Miranda, Kênia AparecidaCosta, Regis Eduardo Coelho Arguelles daChaves, Tatiana Gonçalves2024-02-29T12:18:36Z2024-02-29T12:18:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T12:18:41Zoai:app.uff.br:1/32473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:38.713910Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
title Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
spellingShingle Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
Chaves, Tatiana Gonçalves
Capital humano
Educação
Novo ensino médio
Mercado de trabalho
Dualidade
Ensino médio
Reforma educacional
Mercado de Trabalho
Human capital
Education
New high school
Labor market
Duality
title_short Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
title_full Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
title_fullStr Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
title_full_unstemmed Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
title_sort Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
author Chaves, Tatiana Gonçalves
author_facet Chaves, Tatiana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Kênia Aparecida
Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Tatiana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Capital humano
Educação
Novo ensino médio
Mercado de trabalho
Dualidade
Ensino médio
Reforma educacional
Mercado de Trabalho
Human capital
Education
New high school
Labor market
Duality
topic Capital humano
Educação
Novo ensino médio
Mercado de trabalho
Dualidade
Ensino médio
Reforma educacional
Mercado de Trabalho
Human capital
Education
New high school
Labor market
Duality
description O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T12:18:36Z
2024-02-29T12:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473
identifier_str_mv CHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823667940687872