Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473 |
Resumo: | O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora. |
id |
UFF-2_ba59df00c4241c22eb69725b370fb76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32473 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educaçãoCapital humanoEducaçãoNovo ensino médioMercado de trabalhoDualidadeEnsino médioReforma educacionalMercado de TrabalhoHuman capitalEducationNew high schoolLabor marketDualityO trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora.The paper discusses how the Human Capital Theory (HCT) has influenced the development of Public Education Policies in Brazil, particularly in the counter-reform of High School, implemented by Law 13,415/2017, and its impact on the education of young people. To support the discussion, bibliographical research on the analyzed topic and data research, especially from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), were used to understand the configuration of the labor market in the State of Rio de Janeiro and to question elements present in the proposals of the counter-reform of the New High School. Finally, the author's experiential account brings considerations to reflect on the topic, helping to reveal the determinations that involve the relationship between Education, Economy, and the world of work. It is concluded that the New High School tends to exacerbate the duality in education that persists in the country, besides not guaranteeing entry into the labor market, which obviously depends on other factors, mainly affecting specific segments of the working class.75 p.Miranda, Kênia AparecidaCosta, Regis Eduardo Coelho Arguelles daChaves, Tatiana Gonçalves2024-02-29T12:18:36Z2024-02-29T12:18:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T12:18:41Zoai:app.uff.br:1/32473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:38.713910Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
title |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
spellingShingle |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação Chaves, Tatiana Gonçalves Capital humano Educação Novo ensino médio Mercado de trabalho Dualidade Ensino médio Reforma educacional Mercado de Trabalho Human capital Education New high school Labor market Duality |
title_short |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
title_full |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
title_fullStr |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
title_full_unstemmed |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
title_sort |
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação |
author |
Chaves, Tatiana Gonçalves |
author_facet |
Chaves, Tatiana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Kênia Aparecida Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Tatiana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital humano Educação Novo ensino médio Mercado de trabalho Dualidade Ensino médio Reforma educacional Mercado de Trabalho Human capital Education New high school Labor market Duality |
topic |
Capital humano Educação Novo ensino médio Mercado de trabalho Dualidade Ensino médio Reforma educacional Mercado de Trabalho Human capital Education New high school Labor market Duality |
description |
O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29T12:18:36Z 2024-02-29T12:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473 |
identifier_str_mv |
CHAVES, Tatiana Gonçalves. Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823667940687872 |