Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Izabella Marciano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247
Resumo: Este trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil
id UFF-2_bba3ded52646c4dbdbe71b56ae4128ae
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22247
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantilBrincarEducação infantilCurrículoPedagogiaPlayChild educationCurriculumEste trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantilThis paper aims to highlight the relevance of playing in early childhood schools, emphasizing the importance of teaching in a playful way and ensuring children the spaces-times to play in schools. I begin the research by narrating my internship experiences in two different schools and my reflective look as an educating teacher for both. Then, I discuss the relationship of the curriculum with the space-time of play in schools, questioning whether play in these schools occupies space in the curricula of early childhood education. I conclude the research by dialoguing, through a questionnaire, about the importance of playing for the teachers of the schools that l interned. The objective was to know, from this data collection instrument, the teachers’ conceptions about children’s development, weaving a dialogue between the role of play in children’s development and learning and the developmental conceptions found, as well as their relevance to them, teachers about playing in early childhood educationReis, Andréa CardosoRosa, Izabella Marciano2021-05-31T18:04:35Z2021-05-31T18:04:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22247http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:08:36Zoai:app.uff.br:1/22247Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T16:08:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
title Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
spellingShingle Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
Rosa, Izabella Marciano
Brincar
Educação infantil
Currículo
Pedagogia
Play
Child education
Curriculum
title_short Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
title_full Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
title_fullStr Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
title_full_unstemmed Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
title_sort Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
author Rosa, Izabella Marciano
author_facet Rosa, Izabella Marciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Andréa Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Izabella Marciano
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação infantil
Currículo
Pedagogia
Play
Child education
Curriculum
topic Brincar
Educação infantil
Currículo
Pedagogia
Play
Child education
Curriculum
description Este trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-31T18:04:35Z
2021-05-31T18:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838733850902528