Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247 |
Resumo: | Este trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil |
id |
UFF-2_bba3ded52646c4dbdbe71b56ae4128ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22247 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantilBrincarEducação infantilCurrículoPedagogiaPlayChild educationCurriculumEste trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantilThis paper aims to highlight the relevance of playing in early childhood schools, emphasizing the importance of teaching in a playful way and ensuring children the spaces-times to play in schools. I begin the research by narrating my internship experiences in two different schools and my reflective look as an educating teacher for both. Then, I discuss the relationship of the curriculum with the space-time of play in schools, questioning whether play in these schools occupies space in the curricula of early childhood education. I conclude the research by dialoguing, through a questionnaire, about the importance of playing for the teachers of the schools that l interned. The objective was to know, from this data collection instrument, the teachers’ conceptions about children’s development, weaving a dialogue between the role of play in children’s development and learning and the developmental conceptions found, as well as their relevance to them, teachers about playing in early childhood educationReis, Andréa CardosoRosa, Izabella Marciano2021-05-31T18:04:35Z2021-05-31T18:04:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22247http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:08:36Zoai:app.uff.br:1/22247Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:20.023559Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
title |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
spellingShingle |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil Rosa, Izabella Marciano Brincar Educação infantil Currículo Pedagogia Play Child education Curriculum |
title_short |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
title_full |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
title_fullStr |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
title_sort |
Tempos e espaços do lúdico nas escolas de educação infantil |
author |
Rosa, Izabella Marciano |
author_facet |
Rosa, Izabella Marciano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Andréa Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Izabella Marciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Educação infantil Currículo Pedagogia Play Child education Curriculum |
topic |
Brincar Educação infantil Currículo Pedagogia Play Child education Curriculum |
description |
Este trabalho tem como intuito destacar a relevância do brincar nas escolas de educação infantil, ressaltando a importância de se ensinar de forma lúdica e assegurar as crianças os espaços-tempos para o brincar nas escolas. Início a pesquisa, narrando sobre minhas experiências de estágio em duas escolas diferentes e meu olhar reflexivo como pedagoga em formação para ambas. Abordo, em seguida, sobre a relação do currículo com o espaço-tempo do brincar nas escolas, questionando se as brincadeiras nessas escolas ocupam espaço nos currículos da educação infantil. Finalizo a pesquisa, dialogando, por meio de um questionário, sobre a importância do brincar para as professoras das escolas que estagiei. O objetivo era conhecer, a partir desse instrumento de coleta de dados, as concepções das professoras sobre o desenvolvimento das crianças, tecendo um diálogo entre a função da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e as concepções de desenvolvimento encontradas, além da relevância para os professores sobre o brincar na educação infantil |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-31T18:04:35Z 2021-05-31T18:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823604314144768 |