Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rafael Guimarães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14565
Resumo: De caráter quantitativo e qualificativo, esta pesquisa, vinculada à área de Estudos de Linguagem, objetiva descrever e correlacionar as estratégias de captação empregadas em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora de Notícias, tabloide de significativas expressividade e circulação social. Sob os princípios teóricometodológicos da Semiolinguística, vertente da Análise do Discurso que abarca todo o ato comunicativo, investiga-se como a construção dos fatos noticiados visa a que o parceiro da troca comunicativa atenda ao projeto de intencionalidade do jornal carioca, compartilhando opiniões e/ou sendo tocado em seus sentimentos. Para tal, o corpus selecionado compreende, especificamente, as capas-cartazes publicadas entre 09 de julho de 2014 e 09 de julho de 2019, totalizando 125 exemplares. Tendo em vista a natureza híbrida desse texto, que se configura pela articulação de elementos verbais e visuais, somam-se às premissas semiolinguísticas as contribuições de diferentes áreas do conhecimento: na caracterização do gênero discursivo, o Jornalismo Popular; na exploração dos elementos imagéticos, a Semiótica de Peirce, a Psicologia das cores, o Fotojornalismo e o Design Visual; e na descrição de mecanismos linguístico-discursivos, a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Macrossintaxe Argumentativa. Este estudo interdisciplinar comprova que os elementos verbo-visuais empregados nas capas do jornal impresso consubstanciam estratégias de sedução e de persuasão, refletindo e incutindo valores e, assim, induzindo o público-consumidor à compra do periódico
id UFF-2_bc5f00b2d73f102df5ecd8dd83809a69
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14565
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia HoraCaptaçãoJornalismo popularVerbo-visualidadeSemiolinguísticaJornalismoAnálise do discursoSemiologiaCapturePopular JournalismVerb-visualitySemiolinguisticsDe caráter quantitativo e qualificativo, esta pesquisa, vinculada à área de Estudos de Linguagem, objetiva descrever e correlacionar as estratégias de captação empregadas em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora de Notícias, tabloide de significativas expressividade e circulação social. Sob os princípios teóricometodológicos da Semiolinguística, vertente da Análise do Discurso que abarca todo o ato comunicativo, investiga-se como a construção dos fatos noticiados visa a que o parceiro da troca comunicativa atenda ao projeto de intencionalidade do jornal carioca, compartilhando opiniões e/ou sendo tocado em seus sentimentos. Para tal, o corpus selecionado compreende, especificamente, as capas-cartazes publicadas entre 09 de julho de 2014 e 09 de julho de 2019, totalizando 125 exemplares. Tendo em vista a natureza híbrida desse texto, que se configura pela articulação de elementos verbais e visuais, somam-se às premissas semiolinguísticas as contribuições de diferentes áreas do conhecimento: na caracterização do gênero discursivo, o Jornalismo Popular; na exploração dos elementos imagéticos, a Semiótica de Peirce, a Psicologia das cores, o Fotojornalismo e o Design Visual; e na descrição de mecanismos linguístico-discursivos, a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Macrossintaxe Argumentativa. Este estudo interdisciplinar comprova que os elementos verbo-visuais empregados nas capas do jornal impresso consubstanciam estratégias de sedução e de persuasão, refletindo e incutindo valores e, assim, induzindo o público-consumidor à compra do periódicoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn a quantitative and qualitative methodology, this research, linked to the a Language Studies area, aims to describe and correlate the capture strategies employed in poster-covers of the popular newspaper Meia Hora de Notícias, a tabloid of significant expressiveness and social circulation. Through the theoreticalmethodological principles of Semiolinguistics, part of the Discourse Analysis that encompasses the whole communicative act, it is investigated how the construction of the reported facts expects the communicative exchange partner to attend the intentionality project of the newspaper, sharing opinions and/or being touched in their feelings. For such purpose, the selected corpus comprises specifically the postercovers published from July 9 - 2014 to July 9 - 2019, adding up to 125 copies. Given the hybrid nature of this text, which is configured by the articulation of verbal and visual elements, the contributions of different areas of knowledge are added to the Semiolinguistics premises: in the characterization of the discursive genre, Popular Journalism; in the exploring of the imagery elements, the Semiotics of Peirce, Color Psychology, Photojournalism and Visual Design; and in the description of linguisticdiscursive mechanisms, Textual Linguistics, Functional Linguistics and Argumentative Macrosyntax. This interdisciplinary study proves that the verb-visual elements employed on the covers of the printed newspaper embody seduction and persuasion strategies, reflecting and instilling values and thereby inducing the consumer-public to purchase the newspaper354 f.Monnerat, Rosane Santos MauroPauliukonis, Maria Aparecida LinoCosta, Wagner Alexandre dos SantosFeres, Beatriz dos SantosRibeiro, Patricia Ferreira NevesNogueira, Rafael Guimarães2020-08-04T13:03:13Z2020-08-04T13:03:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14565CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T21:27:59Zoai:app.uff.br:1/14565Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:02.185985Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
title Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
spellingShingle Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
Nogueira, Rafael Guimarães
Captação
Jornalismo popular
Verbo-visualidade
Semiolinguística
Jornalismo
Análise do discurso
Semiologia
Capture
Popular Journalism
Verb-visuality
Semiolinguistics
title_short Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
title_full Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
title_fullStr Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
title_full_unstemmed Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
title_sort Estratégias de captação em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora
author Nogueira, Rafael Guimarães
author_facet Nogueira, Rafael Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monnerat, Rosane Santos Mauro
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Feres, Beatriz dos Santos
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rafael Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Captação
Jornalismo popular
Verbo-visualidade
Semiolinguística
Jornalismo
Análise do discurso
Semiologia
Capture
Popular Journalism
Verb-visuality
Semiolinguistics
topic Captação
Jornalismo popular
Verbo-visualidade
Semiolinguística
Jornalismo
Análise do discurso
Semiologia
Capture
Popular Journalism
Verb-visuality
Semiolinguistics
description De caráter quantitativo e qualificativo, esta pesquisa, vinculada à área de Estudos de Linguagem, objetiva descrever e correlacionar as estratégias de captação empregadas em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora de Notícias, tabloide de significativas expressividade e circulação social. Sob os princípios teóricometodológicos da Semiolinguística, vertente da Análise do Discurso que abarca todo o ato comunicativo, investiga-se como a construção dos fatos noticiados visa a que o parceiro da troca comunicativa atenda ao projeto de intencionalidade do jornal carioca, compartilhando opiniões e/ou sendo tocado em seus sentimentos. Para tal, o corpus selecionado compreende, especificamente, as capas-cartazes publicadas entre 09 de julho de 2014 e 09 de julho de 2019, totalizando 125 exemplares. Tendo em vista a natureza híbrida desse texto, que se configura pela articulação de elementos verbais e visuais, somam-se às premissas semiolinguísticas as contribuições de diferentes áreas do conhecimento: na caracterização do gênero discursivo, o Jornalismo Popular; na exploração dos elementos imagéticos, a Semiótica de Peirce, a Psicologia das cores, o Fotojornalismo e o Design Visual; e na descrição de mecanismos linguístico-discursivos, a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Macrossintaxe Argumentativa. Este estudo interdisciplinar comprova que os elementos verbo-visuais empregados nas capas do jornal impresso consubstanciam estratégias de sedução e de persuasão, refletindo e incutindo valores e, assim, induzindo o público-consumidor à compra do periódico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04T13:03:13Z
2020-08-04T13:03:13Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14565
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823687969538048