Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alberto Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596
Resumo: O meme é definido por Shifman (2014) como um texto, considerado em conjunto temático e/ou formal, com espalhamento desenfreado e sucessivas replicações, de forte engajamento popular, ganhando novas versões e com significado alterado, reapropriado. Partindo dessas características, neste trabalho, o meme, tomado como gênero hipertextual sintético, de caráter verbo-visual, configuração simples e linguagem acessível será analisado com o objetivo de identificação dos recursos discursivos que propiciam a participação popular em seu processo elaborativo. Acredita-se que mecanismos que instauram o riso e/ou a crítica, por exemplo, bastante frequentes nos textos desse gênero, pautados em representações sociais, identidades discursivas e valores partilhados pelos grupos, permitem não só a fácil apropriação enunciativa, como também a replicabilidade próprias do meme. Essa é a tese a ser defendida, através de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos se assentam em extensa revisão bibliográfica fundamentada, do ponto de vista teórico-metodológico, em um estudo interdisciplinar, com destaque para Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. Comparecem, também, estudos discursivos ligados aos conceitos de representações sociais, imaginários sociodiscursivos, ethos e efeitos patêmicos, entre outros. O corpus compõe-se de peças da coletânea de memes de ação popular denominada Desafio do Balde de Gelo, postada em plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube), cuja escolha se deu por ser a campanha na internet com maior engajamento até hoje registrado, além de os canais em que circularam se tratarem de plataformas abertas acessíveis a todos que desejarem
id UFF-2_d86af6d64b87a12e3e9da7b537748dcd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16596
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguísticaSemiolinguísticaMemeEfeitos de sentidoParticipação popularSemiolinguísticaMemeParticipação popularSemiolinguisticsMemeSense EffectsPopular participationO meme é definido por Shifman (2014) como um texto, considerado em conjunto temático e/ou formal, com espalhamento desenfreado e sucessivas replicações, de forte engajamento popular, ganhando novas versões e com significado alterado, reapropriado. Partindo dessas características, neste trabalho, o meme, tomado como gênero hipertextual sintético, de caráter verbo-visual, configuração simples e linguagem acessível será analisado com o objetivo de identificação dos recursos discursivos que propiciam a participação popular em seu processo elaborativo. Acredita-se que mecanismos que instauram o riso e/ou a crítica, por exemplo, bastante frequentes nos textos desse gênero, pautados em representações sociais, identidades discursivas e valores partilhados pelos grupos, permitem não só a fácil apropriação enunciativa, como também a replicabilidade próprias do meme. Essa é a tese a ser defendida, através de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos se assentam em extensa revisão bibliográfica fundamentada, do ponto de vista teórico-metodológico, em um estudo interdisciplinar, com destaque para Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. Comparecem, também, estudos discursivos ligados aos conceitos de representações sociais, imaginários sociodiscursivos, ethos e efeitos patêmicos, entre outros. O corpus compõe-se de peças da coletânea de memes de ação popular denominada Desafio do Balde de Gelo, postada em plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube), cuja escolha se deu por ser a campanha na internet com maior engajamento até hoje registrado, além de os canais em que circularam se tratarem de plataformas abertas acessíveis a todos que desejaremThe meme is defined by Shifman (2014) as a text, considered together thematic and / or formal, with unrestrained spreading and successive replications, with strong popular engagement, gaining new versions and with altered meaning, reappropriated. Based on these characteristics, in this work, the meme, taken as a synthetic hypertextual genre, of a verbal-visual character, simple configuration and accessible language will be analyzed in order to identify the discursive resources that provide popular participation in its elaborative process. It is believed that mechanisms that establish laughter and criticism, for example, quite frequent in texts of this kind, based on social representations, discursive identities and values shared by groups, allow not only the easy enunciative appropriation, but also the replicability proper to meme. This is the thesis to be defended, through a qualitative research, whose foundations are based on an extensive bibliographic review based, from the theoretical and methodological point of view, in an interdisciplinary study, with emphasis on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, by Patrick Charaudeau. Also present are discursive studies linked to the concepts of social representations, sociodiscursive imagery, ethos and pathological effects, among others. The corpus consists of pieces from the popular action meme collection called the Ice Bucket Challenge, posted on digital platforms (Facebook, Instagram and Youtube), the choice of which was made as the most engaged internet campaign to date, in addition to the channels on which they circulated are open platforms accessible to anyone who wishes170 f.Feres, Beatriz dos SantosLeite, Luciana Paiva De VilhenaCosta, Wagner Alexandre dos SantosSilva, Nadja Patresi de Souza eRibeiro, Patrícia Ferreira NevesPereira, Alberto Rodrigues2021-01-04T13:23:25Z2021-01-04T13:23:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16596CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-26T14:12:27Zoai:app.uff.br:1/16596Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:15.017511Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
title Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
spellingShingle Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
Pereira, Alberto Rodrigues
Semiolinguística
Meme
Efeitos de sentido
Participação popular
Semiolinguística
Meme
Participação popular
Semiolinguistics
Meme
Sense Effects
Popular participation
title_short Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
title_full Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
title_fullStr Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
title_full_unstemmed Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
title_sort Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
author Pereira, Alberto Rodrigues
author_facet Pereira, Alberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feres, Beatriz dos Santos
Leite, Luciana Paiva De Vilhena
Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Silva, Nadja Patresi de Souza e
Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Semiolinguística
Meme
Efeitos de sentido
Participação popular
Semiolinguística
Meme
Participação popular
Semiolinguistics
Meme
Sense Effects
Popular participation
topic Semiolinguística
Meme
Efeitos de sentido
Participação popular
Semiolinguística
Meme
Participação popular
Semiolinguistics
Meme
Sense Effects
Popular participation
description O meme é definido por Shifman (2014) como um texto, considerado em conjunto temático e/ou formal, com espalhamento desenfreado e sucessivas replicações, de forte engajamento popular, ganhando novas versões e com significado alterado, reapropriado. Partindo dessas características, neste trabalho, o meme, tomado como gênero hipertextual sintético, de caráter verbo-visual, configuração simples e linguagem acessível será analisado com o objetivo de identificação dos recursos discursivos que propiciam a participação popular em seu processo elaborativo. Acredita-se que mecanismos que instauram o riso e/ou a crítica, por exemplo, bastante frequentes nos textos desse gênero, pautados em representações sociais, identidades discursivas e valores partilhados pelos grupos, permitem não só a fácil apropriação enunciativa, como também a replicabilidade próprias do meme. Essa é a tese a ser defendida, através de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos se assentam em extensa revisão bibliográfica fundamentada, do ponto de vista teórico-metodológico, em um estudo interdisciplinar, com destaque para Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. Comparecem, também, estudos discursivos ligados aos conceitos de representações sociais, imaginários sociodiscursivos, ethos e efeitos patêmicos, entre outros. O corpus compõe-se de peças da coletânea de memes de ação popular denominada Desafio do Balde de Gelo, postada em plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube), cuja escolha se deu por ser a campanha na internet com maior engajamento até hoje registrado, além de os canais em que circularam se tratarem de plataformas abertas acessíveis a todos que desejarem
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-04T13:23:25Z
2021-01-04T13:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642286227456