Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596 |
Resumo: | O meme é definido por Shifman (2014) como um texto, considerado em conjunto temático e/ou formal, com espalhamento desenfreado e sucessivas replicações, de forte engajamento popular, ganhando novas versões e com significado alterado, reapropriado. Partindo dessas características, neste trabalho, o meme, tomado como gênero hipertextual sintético, de caráter verbo-visual, configuração simples e linguagem acessível será analisado com o objetivo de identificação dos recursos discursivos que propiciam a participação popular em seu processo elaborativo. Acredita-se que mecanismos que instauram o riso e/ou a crítica, por exemplo, bastante frequentes nos textos desse gênero, pautados em representações sociais, identidades discursivas e valores partilhados pelos grupos, permitem não só a fácil apropriação enunciativa, como também a replicabilidade próprias do meme. Essa é a tese a ser defendida, através de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos se assentam em extensa revisão bibliográfica fundamentada, do ponto de vista teórico-metodológico, em um estudo interdisciplinar, com destaque para Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. Comparecem, também, estudos discursivos ligados aos conceitos de representações sociais, imaginários sociodiscursivos, ethos e efeitos patêmicos, entre outros. O corpus compõe-se de peças da coletânea de memes de ação popular denominada Desafio do Balde de Gelo, postada em plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube), cuja escolha se deu por ser a campanha na internet com maior engajamento até hoje registrado, além de os canais em que circularam se tratarem de plataformas abertas acessíveis a todos que desejarem |
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Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguísticaSemiolinguísticaMemeEfeitos de sentidoParticipação popularSemiolinguísticaMemeParticipação popularSemiolinguisticsMemeSense EffectsPopular participationO meme é definido por Shifman (2014) como um texto, considerado em conjunto temático e/ou formal, com espalhamento desenfreado e sucessivas replicações, de forte engajamento popular, ganhando novas versões e com significado alterado, reapropriado. Partindo dessas características, neste trabalho, o meme, tomado como gênero hipertextual sintético, de caráter verbo-visual, configuração simples e linguagem acessível será analisado com o objetivo de identificação dos recursos discursivos que propiciam a participação popular em seu processo elaborativo. Acredita-se que mecanismos que instauram o riso e/ou a crítica, por exemplo, bastante frequentes nos textos desse gênero, pautados em representações sociais, identidades discursivas e valores partilhados pelos grupos, permitem não só a fácil apropriação enunciativa, como também a replicabilidade próprias do meme. Essa é a tese a ser defendida, através de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos se assentam em extensa revisão bibliográfica fundamentada, do ponto de vista teórico-metodológico, em um estudo interdisciplinar, com destaque para Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. Comparecem, também, estudos discursivos ligados aos conceitos de representações sociais, imaginários sociodiscursivos, ethos e efeitos patêmicos, entre outros. O corpus compõe-se de peças da coletânea de memes de ação popular denominada Desafio do Balde de Gelo, postada em plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube), cuja escolha se deu por ser a campanha na internet com maior engajamento até hoje registrado, além de os canais em que circularam se tratarem de plataformas abertas acessíveis a todos que desejaremThe meme is defined by Shifman (2014) as a text, considered together thematic and / or formal, with unrestrained spreading and successive replications, with strong popular engagement, gaining new versions and with altered meaning, reappropriated. Based on these characteristics, in this work, the meme, taken as a synthetic hypertextual genre, of a verbal-visual character, simple configuration and accessible language will be analyzed in order to identify the discursive resources that provide popular participation in its elaborative process. It is believed that mechanisms that establish laughter and criticism, for example, quite frequent in texts of this kind, based on social representations, discursive identities and values shared by groups, allow not only the easy enunciative appropriation, but also the replicability proper to meme. This is the thesis to be defended, through a qualitative research, whose foundations are based on an extensive bibliographic review based, from the theoretical and methodological point of view, in an interdisciplinary study, with emphasis on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, by Patrick Charaudeau. Also present are discursive studies linked to the concepts of social representations, sociodiscursive imagery, ethos and pathological effects, among others. The corpus consists of pieces from the popular action meme collection called the Ice Bucket Challenge, posted on digital platforms (Facebook, Instagram and Youtube), the choice of which was made as the most engaged internet campaign to date, in addition to the channels on which they circulated are open platforms accessible to anyone who wishes170 f.Feres, Beatriz dos SantosLeite, Luciana Paiva De VilhenaCosta, Wagner Alexandre dos SantosSilva, Nadja Patresi de Souza eRibeiro, Patrícia Ferreira NevesPereira, Alberto Rodrigues2021-01-04T13:23:25Z2021-01-04T13:23:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16596CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-26T14:12:27Zoai:app.uff.br:1/16596Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:15.017511Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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