O princípio da subsidiariedade como fundamento dos direitos educacionais da família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22681 |
Resumo: | Em virtude de um histórico processo de centralização educacional, tornou-se recorrente o debate acerca da delimitação de prerrogativas educacionais, notadamente entre as famílias e o Estado. A tendência observada é de que as famílias percam cada vez mais as responsabilidades que lhe eram inerentes, as quais são sucessivamente transferidas para instâncias sociais maiores. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo a consolidação do direito das famílias nas questões educacionais através dos parâmetros oferecidos pelo princípio da subsidiariedade. A partir da compreensão da natureza intrínseca de cada ente social, a subsidiariedade permite a conciliação entre as prerrogativas de todas as instâncias da sociedade. O propósito não é, portanto, de deslocar toda a responsabilidade para as famílias, mas conciliá-la com aquela do Estado, encontrando a justa medida na atuação de cada esfera social. Primeiramente, o estudo deverá focar na investigação da legítima significação do princípio da subsidiariedade. Em seguida, através da pesquisa teórico-conceitual e da análise de dados jurisprudenciais, será analisado o processo histórico educacional americano e brasileiro, bem como as decisões judicial mais importantes sobre o assunto, no intuito de examinar se o direito parental tem sido respeitado |
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O princípio da subsidiariedade como fundamento dos direitos educacionais da famíliaPrincípio da subsidiariedadeDireito parentalEducaçãoDireito das famíliasPolítica educacionalHistória da educaçãoPrinciple of subsidiarityParental rightsEducationEm virtude de um histórico processo de centralização educacional, tornou-se recorrente o debate acerca da delimitação de prerrogativas educacionais, notadamente entre as famílias e o Estado. A tendência observada é de que as famílias percam cada vez mais as responsabilidades que lhe eram inerentes, as quais são sucessivamente transferidas para instâncias sociais maiores. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo a consolidação do direito das famílias nas questões educacionais através dos parâmetros oferecidos pelo princípio da subsidiariedade. A partir da compreensão da natureza intrínseca de cada ente social, a subsidiariedade permite a conciliação entre as prerrogativas de todas as instâncias da sociedade. O propósito não é, portanto, de deslocar toda a responsabilidade para as famílias, mas conciliá-la com aquela do Estado, encontrando a justa medida na atuação de cada esfera social. Primeiramente, o estudo deverá focar na investigação da legítima significação do princípio da subsidiariedade. Em seguida, através da pesquisa teórico-conceitual e da análise de dados jurisprudenciais, será analisado o processo histórico educacional americano e brasileiro, bem como as decisões judicial mais importantes sobre o assunto, no intuito de examinar se o direito parental tem sido respeitadoDue to a historical process of educational centralization, the debate about the delimitation of educational prerogatives, especially between families and the state, became a recurrent one. The tendency is for families to increasingly lose their inherent responsibilities, which are successively transferred to larger social bodies. In this context, the purpose of this study is to consolidate the right of families in educational matters through the parameters offered by the principle of subsidiarity. From the understanding of the intrinsic nature of each social entity, subsidiarity allows the conciliation between the prerogatives of all instances of society. The purpose is not, therefore, to shift all responsibility to families, but to reconcile it with that of the State, finding the just measure of each social sphere’s action. Firstly, the study will focus on the investigation of the legitimate significance of the principle of subsidiarity. Then, through the theoretical-conceptual research and the analysis of jurisprudential data, will be analyzed the American and Brazilian historical educational process, as well as the most important judicial decisions on the matter, in order to examine if the parental right has been respectedCasamasso, Marco Aurélio LagrecaPita, Patrícia Daniele dos SantosSeixas, Marcus Wagner deAlmeida, Lais Alcon Sapin de2021-07-19T18:12:11Z2021-07-19T18:12:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Lais Alcon Sapin de. O princípio da subsidiariedade como fundamento dos direitos educacionais da família. 2019. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22681Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T15:07:37Zoai:app.uff.br:1/22681Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-17T15:07:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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