Saindo do armário: monstros e representações sociais na literatura infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34148 |
Resumo: | A discussão sobre temas difíceis cresce cada vez mais na Literatura Infantil, sobretudo nas mídias. Por mais que temáticas como morte, separação, guerra, antirracismo, entre outras, tenham se tornado mais frequentes na sociedade atual, as que envolvem relações homoafetivas e questões de gênero ainda são vistas como temas tabus e mais complexos de serem abordados com crianças. O não entendimento sobre o assunto pode fazer com que sejam (re)produzidas normas sociais regulatórias em relação a pessoas LGBTQIA+. Dessa maneira, a aplicação da Teoria Queer à Literatura Infantil envolve uma abordagem crítica e reflexiva sobre como questões de gênero, sexualidade e identidade são representadas nos livros destinados às crianças. Nesta dissertação, temos, como objetivo mostrar de que modo os livros infantis discorrem sobre temas relacionados à expressão de gênero e à diversidade sexual, evidenciando de que maneira a Teoria Queer pode ser articulada à Literatura Infantil. O corpus ficcional repousa na análise da obra Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa, de Rosana Rios, e traz conceitos como o de representações sociais, mostrando como a figura do monstro é apresentada nas obras infantis; como apoio ficcional, há a abordagem das obras O menino perfeito, Julián é uma sereia, O menino que brincava de ser e Joana Princesa. A dissertação perpassa, ainda, a reflexão crítica sobre estratégias de leitura, com propostas de atividade para sala de aula, estimulando a empatia, a compreensão e o respeito pelas diferenças. A fundamentação teórica sustenta-se nos estudos de Judith Butler, Guacira Louro e Richard Miskolci, Ana Margarida Ramos, baseando-se também na perspectiva semiolinguística de Charaudeau. |
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Saindo do armário: monstros e representações sociais na literatura infantilLiteratura InfantilTeoria QueerEstudo literárioSemiolinguísticaLiteratura infantilGêneroSexualidadeChild LiteratureQueer TheoryLiterary StudySemiolinguisticA discussão sobre temas difíceis cresce cada vez mais na Literatura Infantil, sobretudo nas mídias. Por mais que temáticas como morte, separação, guerra, antirracismo, entre outras, tenham se tornado mais frequentes na sociedade atual, as que envolvem relações homoafetivas e questões de gênero ainda são vistas como temas tabus e mais complexos de serem abordados com crianças. O não entendimento sobre o assunto pode fazer com que sejam (re)produzidas normas sociais regulatórias em relação a pessoas LGBTQIA+. Dessa maneira, a aplicação da Teoria Queer à Literatura Infantil envolve uma abordagem crítica e reflexiva sobre como questões de gênero, sexualidade e identidade são representadas nos livros destinados às crianças. Nesta dissertação, temos, como objetivo mostrar de que modo os livros infantis discorrem sobre temas relacionados à expressão de gênero e à diversidade sexual, evidenciando de que maneira a Teoria Queer pode ser articulada à Literatura Infantil. O corpus ficcional repousa na análise da obra Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa, de Rosana Rios, e traz conceitos como o de representações sociais, mostrando como a figura do monstro é apresentada nas obras infantis; como apoio ficcional, há a abordagem das obras O menino perfeito, Julián é uma sereia, O menino que brincava de ser e Joana Princesa. A dissertação perpassa, ainda, a reflexão crítica sobre estratégias de leitura, com propostas de atividade para sala de aula, estimulando a empatia, a compreensão e o respeito pelas diferenças. A fundamentação teórica sustenta-se nos estudos de Judith Butler, Guacira Louro e Richard Miskolci, Ana Margarida Ramos, baseando-se também na perspectiva semiolinguística de Charaudeau.The discussion about difficult topics grows increasingly in Children’s Literature, especially in the media. Although themes such as death, separation, war, anti-racism, among others, have become more frequent in today’s society, those involving homoaffective relationships and gender issues are still seen as taboo themes and more complex to be addressed with children. Failure to understand the subject can lead to (re)producing regulatory social norms regarding LGBTQIA+ people. Thus, the application of Queer Theory to Children’s Literature involves a critical and reflective approach to how gender, sexuality and identity issues are represented in books aimed at children. In this dissertation, we aim to show how children’s books talk about themes related to gender expression and sexual diversity, showing how the Queer Theory can be articulated to Children’s Literature.The fictional corpus rests on the analysis of the work Monstrous Monster of the Cavernous Cave, by Rosana Rios, and brings concepts such as stereotype and social representations, showing how the figure of the monster is presented in children’s works there is the approach of the works The perfect boy, Julian is a mermaid, The boy who played to be and Joan Princess. The dissertation also goes through the critical reflection on reading strategies, with proposals for activity for the classroom, stimulating empathy, understanding and respect for differences. The theoretical foundation is based on the studies of Judith Butler, Guacira Louro and Richard Miskolci, Ana Margarida Ramos, also based on the semiolinguistic perspective of Charaudeau.147 p.Klinger, DianaMichelli, ReginaOliveira, John Brendo Diniz2024-08-14T12:45:14Z2024-08-14T12:45:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, John Brendo Diniz. Saindo do armário: monstros e representações sociais na literatura infantil. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34148CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-14T12:45:18Zoai:app.uff.br:1/34148Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:28.808122Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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