Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Priscila Brandão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8838
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os investimentos em políticas públicas culturais nos últimos quinze anos propiciaram um cenário para a criação de nichos de mercado baseados no conceito da diversidade. A ideia de diversidade se constitui em uma grande variedade de culturas das quais é possível distinguir a multiplicidade de códigos sociais que operam no interior da sociedade. À vista disso, a investigação se concentra na análise do “criativo” Noix a partir da produção e organização do festival #DáPraFazer da marca Rider e os processos que estabelecem uma mudança da marca ao longo do tempo tendo em vista transformações que o país passa no âmbito político. Como consequência das transformações políticas, culturais e econômicas, as classes C e D representam um grande grupo consumidor que é beneficiado por programas de desenvolvimento governamentais dos últimos 15 anos, assim como o estímulo à utilização de crédito, e o fomento ao empreendedorismo em um primeiro momento. Nesta investigação torna-se perceptível a formação de “nichos de nichos” a medida em que a pauta da diversidade é cenário central para um debate de desenvolvimento do país
id UFF-2_bf552d11a77a3e682466a7d213aad84d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8838
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e NoixDiversidadeCulturaMercadoPolíticas públicasDesenvolvimentoPolíticas públicasMercadoDiversidadeDiversityCultureMarketingPublic policiesDevelopmentEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os investimentos em políticas públicas culturais nos últimos quinze anos propiciaram um cenário para a criação de nichos de mercado baseados no conceito da diversidade. A ideia de diversidade se constitui em uma grande variedade de culturas das quais é possível distinguir a multiplicidade de códigos sociais que operam no interior da sociedade. À vista disso, a investigação se concentra na análise do “criativo” Noix a partir da produção e organização do festival #DáPraFazer da marca Rider e os processos que estabelecem uma mudança da marca ao longo do tempo tendo em vista transformações que o país passa no âmbito político. Como consequência das transformações políticas, culturais e econômicas, as classes C e D representam um grande grupo consumidor que é beneficiado por programas de desenvolvimento governamentais dos últimos 15 anos, assim como o estímulo à utilização de crédito, e o fomento ao empreendedorismo em um primeiro momento. Nesta investigação torna-se perceptível a formação de “nichos de nichos” a medida em que a pauta da diversidade é cenário central para um debate de desenvolvimento do paísCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research goals on understand how the investments in public policies in the last fifteen years have helped on the creation of marketing niches based on the concept of diversity. The idea of diversity is made of a great range of cultures in which is possible to distinguish the social codes that are inside the society. Considering that, the investigation is focused in the analysis of the "creative" NOIX from its organization and production of #dáprafazer festival of the brand Rider and the processes that can establish and also the brand changing during the time considering the politic transformations that the country is facing. As a consequence of these political changes as well as the cultural and economical ones, classes C and D represent a large consumer group that receive benefits from government's development programs from the last fifteen yers, and so as the impulse for the credit usage and the stimulus to enterprising making in a first moment. This investigation becomes apparent to "niches of niches" along side with the diversity topic as a central scenario to a debate about the development of the countryMonteiro, Cristiano FonsecaMonteiro, Rodrigo de AraújoPinto, Nalayne MendonçaVargas, Priscila Brandão2019-03-19T15:19:37Z2019-03-19T15:19:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8838http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T16:23:51Zoai:app.uff.br:1/8838Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-14T16:23:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
title Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
spellingShingle Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
Vargas, Priscila Brandão
Diversidade
Cultura
Mercado
Políticas públicas
Desenvolvimento
Políticas públicas
Mercado
Diversidade
Diversity
Culture
Marketing
Public policies
Development
title_short Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
title_full Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
title_fullStr Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
title_full_unstemmed Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
title_sort Política cultural, diversidade e a criação de novos nichos de mercado: o caso Rider e Noix
author Vargas, Priscila Brandão
author_facet Vargas, Priscila Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Cristiano Fonseca
Monteiro, Rodrigo de Araújo
Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Priscila Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Cultura
Mercado
Políticas públicas
Desenvolvimento
Políticas públicas
Mercado
Diversidade
Diversity
Culture
Marketing
Public policies
Development
topic Diversidade
Cultura
Mercado
Políticas públicas
Desenvolvimento
Políticas públicas
Mercado
Diversidade
Diversity
Culture
Marketing
Public policies
Development
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os investimentos em políticas públicas culturais nos últimos quinze anos propiciaram um cenário para a criação de nichos de mercado baseados no conceito da diversidade. A ideia de diversidade se constitui em uma grande variedade de culturas das quais é possível distinguir a multiplicidade de códigos sociais que operam no interior da sociedade. À vista disso, a investigação se concentra na análise do “criativo” Noix a partir da produção e organização do festival #DáPraFazer da marca Rider e os processos que estabelecem uma mudança da marca ao longo do tempo tendo em vista transformações que o país passa no âmbito político. Como consequência das transformações políticas, culturais e econômicas, as classes C e D representam um grande grupo consumidor que é beneficiado por programas de desenvolvimento governamentais dos últimos 15 anos, assim como o estímulo à utilização de crédito, e o fomento ao empreendedorismo em um primeiro momento. Nesta investigação torna-se perceptível a formação de “nichos de nichos” a medida em que a pauta da diversidade é cenário central para um debate de desenvolvimento do país
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-19T15:19:37Z
2019-03-19T15:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8838
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838830853619712