A justiça restaurativa no sistema socioeducativo: análise de uma experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15311 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em analisar a experiência das Rodas de Conversa como prática socioeducativa à luz dos princípios da Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta. Essa experiência valorizou o potencial e o protagonismo de jovens-adolescentes, ao buscar ultrapassar os rótulos e a identidade fechada de “infrator”, ao procurar “identificar suas necessidades”, “fomentar o diálogo e o entendimento” e comprometida em promover a “cura” (ZEHR, 2008, p. 199) de relações que foram quebradas no momento do ato “infracional” ou que já estavam quebradas anteriormente. Essa foi uma experiência realizada durante o ano de 2016, com um universo de vinte e três jovens-adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, envolvendo uma unidade feminina e uma masculina. O exercício de fala e de escuta, exercitados ao longo de treze encontros, culminou na participação de representantes do grupo de jovens-adolescentes, na condição de palestrantes, em dois seminários realizados pelo DEGASE, direcionados a profissionais e pesquisadores. Nesses espaços, os jovens-adolescentes compartilharam suas experiências e percepções sobre a socioeducação. A presente investigação buscou evidenciar os saberes que emergem desta prática transformadora, com ênfase na promoção humana dos seus destinatários |
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A justiça restaurativa no sistema socioeducativo: análise de uma experiênciaSocioeducaçãoJustiça restaurativaRoda de conversaRaçaSocial educationRestorative justiceTeenagers/Young peopleRaceO presente trabalho consiste em analisar a experiência das Rodas de Conversa como prática socioeducativa à luz dos princípios da Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta. Essa experiência valorizou o potencial e o protagonismo de jovens-adolescentes, ao buscar ultrapassar os rótulos e a identidade fechada de “infrator”, ao procurar “identificar suas necessidades”, “fomentar o diálogo e o entendimento” e comprometida em promover a “cura” (ZEHR, 2008, p. 199) de relações que foram quebradas no momento do ato “infracional” ou que já estavam quebradas anteriormente. Essa foi uma experiência realizada durante o ano de 2016, com um universo de vinte e três jovens-adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, envolvendo uma unidade feminina e uma masculina. O exercício de fala e de escuta, exercitados ao longo de treze encontros, culminou na participação de representantes do grupo de jovens-adolescentes, na condição de palestrantes, em dois seminários realizados pelo DEGASE, direcionados a profissionais e pesquisadores. Nesses espaços, os jovens-adolescentes compartilharam suas experiências e percepções sobre a socioeducação. A presente investigação buscou evidenciar os saberes que emergem desta prática transformadora, com ênfase na promoção humana dos seus destinatáriosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe following work consists in investigating the contribution of restorative justice in order to educate teenagers and young people rehabilitating at DEGASE (Department in charge of socio educational actions in the State of Rio de Janeiro). Being the retributive justice the current practice in the scope of the socio educational process, arises in 2016 in this same institution, the proposal of an experience based on the principles of restorative justice moving on in a exceptional way from the traditional practice to a pedagogical work that migrates from the punitive character to the restoration of the relations with those who were penalized directly or indirectly because of their actions that put them in the “offender” situation. Following the orientation of the restorative policy, talk groups were held with young people, who also participated in two seminars promoted by the institution and open to the general public. In this research, it is intended to highlight the knowledge that emerges from this practice, insisting on the human aspect for those who are involvedOliveira, Iolanda dePinho, Vilma Aparecida deAbdalla, Janaína de Fátima SilvaJulião, Elionaldo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3062168006292964http://lattes.cnpq.br/0320659276314345Vidal, Lívia de Souza2020-10-19T20:01:32Z2020-10-19T20:01:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIDAL, Livia de Souza. A justiça restaurativa no sistema socioeducativo: análise de uma experiência. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15311openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T12:46:04Zoai:app.uff.br:1/15311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:54.178686Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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