Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169
Resumo: Mesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias.
id UFF-2_c168f628c1bd58f7d6d9e782058730c5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25169
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na EscolaEducação PermanenteEducação em SaúdeSaúde do AdolescenteEducação ContinuadaEnfermagemJogosEducação ContinuadaEducação em SaúdeSaúde do AdolescenteEnfermagemJogos de VídeoPermanent EducationHealth EducationAdolescent HealthContinuing EducationNursingGamesMesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias.Even in the globalized world, in which communications take place in practically all social classes and age groups, the media pointed out that children and adolescents remained unattended in their health demands. The object of study is Permanent Education, as a political-pedagogical guideline, of Nursing professionals in the use of games, it is expected to contribute to the development of activities related to adolescents in the Health at School Program (PSE). This is a descriptive and exploratory study, of a qualitative nature, of the action research method. Data collection will take place through a semi-structured questionnaire applied by the author, throughparticipant observation using the field diary. Educational actions must take place in different social spaces, in addition to the health unit itself, especially in a school near the Family Health Clinic. Participants will be Nurses, Nursing Technicians and students of the last year of the undergraduate Nursing course who work or do an internship in the Family Health Strategy (ESF). It was chosen as a product the production of a video lesson on the use of educational games and / or games, aimed at nursing professionals to train them in the use of such games, in order to favor the development of activities carried out with adolescents. during the activities proposed by the PSE. The implementation of these social technologies, the result of a continuous education process, expands the interaction between different actors, providing greater confidence between the adolescent and the FHS Nursing professional, who together enhance the search for their full citizenship47 f.Corvino, Marcos Paulo Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9428231322858047Botti, Sérgio Henrique de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0339223856198885Ferreira, Helen Camposhttp://lattes.cnpq.br/2540238554132930http://lattes.cnpq.br/4849601669372133Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa2022-06-10T17:06:27Z2022-06-10T17:06:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-10T17:06:31Zoai:app.uff.br:1/25169Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:53.052035Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
title Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
spellingShingle Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa
Educação Permanente
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Educação Continuada
Enfermagem
Jogos
Educação Continuada
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Enfermagem
Jogos de Vídeo
Permanent Education
Health Education
Adolescent Health
Continuing Education
Nursing
Games
title_short Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
title_full Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
title_fullStr Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
title_full_unstemmed Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
title_sort Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
author Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa
author_facet Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corvino, Marcos Paulo Fonseca
http://lattes.cnpq.br/9428231322858047
Botti, Sérgio Henrique de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0339223856198885
Ferreira, Helen Campos
http://lattes.cnpq.br/2540238554132930
http://lattes.cnpq.br/4849601669372133
dc.contributor.author.fl_str_mv Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Educação Continuada
Enfermagem
Jogos
Educação Continuada
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Enfermagem
Jogos de Vídeo
Permanent Education
Health Education
Adolescent Health
Continuing Education
Nursing
Games
topic Educação Permanente
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Educação Continuada
Enfermagem
Jogos
Educação Continuada
Educação em Saúde
Saúde do Adolescente
Enfermagem
Jogos de Vídeo
Permanent Education
Health Education
Adolescent Health
Continuing Education
Nursing
Games
description Mesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-10T17:06:27Z
2022-06-10T17:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169
identifier_str_mv PÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823606188998656