Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169 |
Resumo: | Mesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias. |
id |
UFF-2_c168f628c1bd58f7d6d9e782058730c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25169 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na EscolaEducação PermanenteEducação em SaúdeSaúde do AdolescenteEducação ContinuadaEnfermagemJogosEducação ContinuadaEducação em SaúdeSaúde do AdolescenteEnfermagemJogos de VídeoPermanent EducationHealth EducationAdolescent HealthContinuing EducationNursingGamesMesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias.Even in the globalized world, in which communications take place in practically all social classes and age groups, the media pointed out that children and adolescents remained unattended in their health demands. The object of study is Permanent Education, as a political-pedagogical guideline, of Nursing professionals in the use of games, it is expected to contribute to the development of activities related to adolescents in the Health at School Program (PSE). This is a descriptive and exploratory study, of a qualitative nature, of the action research method. Data collection will take place through a semi-structured questionnaire applied by the author, throughparticipant observation using the field diary. Educational actions must take place in different social spaces, in addition to the health unit itself, especially in a school near the Family Health Clinic. Participants will be Nurses, Nursing Technicians and students of the last year of the undergraduate Nursing course who work or do an internship in the Family Health Strategy (ESF). It was chosen as a product the production of a video lesson on the use of educational games and / or games, aimed at nursing professionals to train them in the use of such games, in order to favor the development of activities carried out with adolescents. during the activities proposed by the PSE. The implementation of these social technologies, the result of a continuous education process, expands the interaction between different actors, providing greater confidence between the adolescent and the FHS Nursing professional, who together enhance the search for their full citizenship47 f.Corvino, Marcos Paulo Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9428231322858047Botti, Sérgio Henrique de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0339223856198885Ferreira, Helen Camposhttp://lattes.cnpq.br/2540238554132930http://lattes.cnpq.br/4849601669372133Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa2022-06-10T17:06:27Z2022-06-10T17:06:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-10T17:06:31Zoai:app.uff.br:1/25169Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:53.052035Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
title |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
spellingShingle |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa Educação Permanente Educação em Saúde Saúde do Adolescente Educação Continuada Enfermagem Jogos Educação Continuada Educação em Saúde Saúde do Adolescente Enfermagem Jogos de Vídeo Permanent Education Health Education Adolescent Health Continuing Education Nursing Games |
title_short |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
title_full |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
title_fullStr |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
title_full_unstemmed |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
title_sort |
Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola |
author |
Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa |
author_facet |
Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Corvino, Marcos Paulo Fonseca http://lattes.cnpq.br/9428231322858047 Botti, Sérgio Henrique de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0339223856198885 Ferreira, Helen Campos http://lattes.cnpq.br/2540238554132930 http://lattes.cnpq.br/4849601669372133 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Póvoa, Fernanda Cardoso Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Permanente Educação em Saúde Saúde do Adolescente Educação Continuada Enfermagem Jogos Educação Continuada Educação em Saúde Saúde do Adolescente Enfermagem Jogos de Vídeo Permanent Education Health Education Adolescent Health Continuing Education Nursing Games |
topic |
Educação Permanente Educação em Saúde Saúde do Adolescente Educação Continuada Enfermagem Jogos Educação Continuada Educação em Saúde Saúde do Adolescente Enfermagem Jogos de Vídeo Permanent Education Health Education Adolescent Health Continuing Education Nursing Games |
description |
Mesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que a população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objeto de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz político-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem no uso de games. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do método pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer em distintos espaços sociais, além da própria unidade de saúde, especialmente em escolas do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes serão Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalhem ou façam estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . Optou-se como produto, a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogos educativos e/ou games, direcionado aos profissionais de Enfermagem para capacitá-los na utilização de tais jogos, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE. A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-06-10T17:06:27Z 2022-06-10T17:06:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020 http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169 |
identifier_str_mv |
PÓVOA, Fernanda Cardoso Corrêa. Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823606188998656 |