Da alienação ao descobrimento: o ensino e o conhecimento nas distopias: controle, disciplina e resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10111 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo investigar as representações do ensino e do controle do conhecimento em distopias, de modo a levantar diferentes visões do ensino na literatura e como essas visões estabelecem um diálogo com a contemporaneidade. A exploração do tema tem ainda como objetivo investigar a conexão entre os modelos de ensino observados nas distopias selecionadas e as relações de poder e resistência que se estabelecem nas obras. A partir de tal análise, pretende-se delinear qual seria o tipo de sujeito que a distopia pretende formar e, em contrapartida, qual seria sua alternativa utópica. A dissertação, portanto, combina teoria literária, filosofia e teoria da educação. Serão comentados aspectos como a alienação, o poder disciplinar e técnicas biopolíticas e seu uso nos modos de dominação e opressão distópicos. Da mesma forma, serão abordados elementos referentes a pedagogias voltadas para a humanização e libertação nas linhas de resistência que se estabelecem nos romances. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão utilizados os romances Brave New World de Aldous Huxley, Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, The Giver de Lois Lowry, Never Let Me Go de Kazuo Ishiguro, The Knife of Never Letting Go de Patrick Ness e The Declaration de Gemma Malley |
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Da alienação ao descobrimento: o ensino e o conhecimento nas distopias: controle, disciplina e resistênciaDistopiaEnsinoFicção CientíficaDistopia na literaturaFicção científicaEnsino de literaturaDystopiaEducationScience FictionA presente dissertação tem como objetivo investigar as representações do ensino e do controle do conhecimento em distopias, de modo a levantar diferentes visões do ensino na literatura e como essas visões estabelecem um diálogo com a contemporaneidade. A exploração do tema tem ainda como objetivo investigar a conexão entre os modelos de ensino observados nas distopias selecionadas e as relações de poder e resistência que se estabelecem nas obras. A partir de tal análise, pretende-se delinear qual seria o tipo de sujeito que a distopia pretende formar e, em contrapartida, qual seria sua alternativa utópica. A dissertação, portanto, combina teoria literária, filosofia e teoria da educação. Serão comentados aspectos como a alienação, o poder disciplinar e técnicas biopolíticas e seu uso nos modos de dominação e opressão distópicos. Da mesma forma, serão abordados elementos referentes a pedagogias voltadas para a humanização e libertação nas linhas de resistência que se estabelecem nos romances. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão utilizados os romances Brave New World de Aldous Huxley, Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, The Giver de Lois Lowry, Never Let Me Go de Kazuo Ishiguro, The Knife of Never Letting Go de Patrick Ness e The Declaration de Gemma MalleyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims at investigating the representations of education and the control of knowledge in dystopias, in order to elicit different views regarding education in literature and how such views can be connected to contemporaneity. The examination of this theme has also the purpose of investigating the connection between the teaching models observed in the selected dystopias and the relations of power and resistance established in such works. From this analysis, it is intended to outline the type of subject the dystopia means to form and in contrast which would be its utopian alternatives. Hence, this dissertation combines literary and educational theory and philosophy. Aspects of such alienation, discipline power, and biopolitical techniques will be investigated, as well as their use to establish means of dystopian domination and oppression. Also, elements related to pedagogies turned to humanization and liberation are addressed in the lines of resistance formed in the novels analyzed. For the development of the proposed theme, this dissertation will make use of the novels Brave New World by Aldous Huxley, Fahrenheit 451 by Ray Bradbury, The Giver by Lois Lowry, Never Let Me Go by Kazuo Ishiguro, The Knife of Never Letting Go by Patrick Ness e The Declaration by Gemma MalleyCardoso, André Cabral de AlmeidaGomes, Anderson SoaresCruz, Sonia Regina Aguiar Torres daCerqueira, Juliana Radosavac Figueiredo2019-06-25T16:40:51Z2019-06-25T16:40:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10111CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-08T23:51:15Zoai:app.uff.br:1/10111Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:07.344Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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