O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Camila Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25764
Resumo: O presente estudo busca analisar evidências de aprendizagem acerca de mapas conceituais produzidos por alunos durante a implementação de uma unidade didática (UD) elaborada a partir da teoria do campo conceitual (TCC) e da utilização de mapas conceituais (MC) para o ensino de cinética química. A elaboração da UD teve como suporte a abordagem dos três momentos pedagógicos e esse processo ocorreu em conjunto com o professor regente da turma na qual ela foi desenvolvida. O seu desenvolvimento ocorreu de forma remota, em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina - PR, em uma turma do 2º ano do ensino médio, composta por 40 alunos. Assim, os dados analisados nesta investigação referem-se às três prévias dos mapas conceituais produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento da UD, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apresentam evidências da evolução conceitual dos alunos acerca do conteúdo de cinética, partindo do uso dos mapas conceituais como recurso didático, formativo e avaliativo, no estudo de cinética química, se valendo da teoria dos campos conceituais no decorrer de todas as etapas da UD. Portanto, acredita-se que a implementação do mapa conceitual conduzido em todas as etapas da UD, assim como a utilização dos aportes metodológicos e os demais instrumentos e estratégias organizadas, contribuíram para a ampliar a compreensão dos alunos acerca do assunto estudado
id UFF-2_c29f1841f1a15bf253b8e45e7586372e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25764
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética químicaTeoria do campo conceitualTrês momentos pedagógicosCinética químicaMapa conceitualEnsino de QuímicaEnsino médioDidáticaEnsino-aprendizagemAprendizagemConcept mapConceptual field theoryThree pedagogical momentsChemical kineticsO presente estudo busca analisar evidências de aprendizagem acerca de mapas conceituais produzidos por alunos durante a implementação de uma unidade didática (UD) elaborada a partir da teoria do campo conceitual (TCC) e da utilização de mapas conceituais (MC) para o ensino de cinética química. A elaboração da UD teve como suporte a abordagem dos três momentos pedagógicos e esse processo ocorreu em conjunto com o professor regente da turma na qual ela foi desenvolvida. O seu desenvolvimento ocorreu de forma remota, em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina - PR, em uma turma do 2º ano do ensino médio, composta por 40 alunos. Assim, os dados analisados nesta investigação referem-se às três prévias dos mapas conceituais produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento da UD, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apresentam evidências da evolução conceitual dos alunos acerca do conteúdo de cinética, partindo do uso dos mapas conceituais como recurso didático, formativo e avaliativo, no estudo de cinética química, se valendo da teoria dos campos conceituais no decorrer de todas as etapas da UD. Portanto, acredita-se que a implementação do mapa conceitual conduzido em todas as etapas da UD, assim como a utilização dos aportes metodológicos e os demais instrumentos e estratégias organizadas, contribuíram para a ampliar a compreensão dos alunos acerca do assunto estudadoThe present study seeks to analyze the learning about concept maps produced by students during the implementation of a didactic unit (DU) developed from the concept field theory (CFT) and the use of concept maps (CM) for teaching chemical kinetics. The elaboration of the DU was supported by the Three Pedagogical Moments approach. This process occurred together with the teacher of the class in which it was developed. Its development occurred remotely, in a State College, located in the city of Londrina - PR, in a 2nd year high school class, composed of 40 students. Thus, the data analyzed in this investigation refer to the three previews of the concept maps produced by the students during the development of the DU, which were analyzed in the light of the assumptions of Content Analysis. The results obtained provide evidence of the students' conceptual evolution about the Kinetics content, starting from the use of concept maps as a didactic, formative and evaluative resource in the study of chemical kinetics, making use of the theory of conceptual fields throughout all stages of the DU. Therefore, the implementation of the concept map used in all stages of the DU along with the use of methodological applications, tools and strategies, contribute to broaden the students' understanding.82 p.Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Nora, Paulo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3069781590185950Arrigo, Vivianehttp://lattes.cnpq.br/5037870689063943Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632http://lattes.cnpq.br/4039978769767437Gomes, Camila Santos2022-07-20T14:09:03Z2022-07-20T14:09:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Camila Santos. O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25764CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:27:59Zoai:app.uff.br:1/25764Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:26.920782Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
title O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
spellingShingle O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
Gomes, Camila Santos
Teoria do campo conceitual
Três momentos pedagógicos
Cinética química
Mapa conceitual
Ensino de Química
Ensino médio
Didática
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem
Concept map
Conceptual field theory
Three pedagogical moments
Chemical kinetics
title_short O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
title_full O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
title_fullStr O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
title_full_unstemmed O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
title_sort O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
author Gomes, Camila Santos
author_facet Gomes, Camila Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assai, Natany Dayani de Souza
http://lattes.cnpq.br/3408510368371388
Nora, Paulo dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3069781590185950
Arrigo, Viviane
http://lattes.cnpq.br/5037870689063943
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
http://lattes.cnpq.br/4039978769767437
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Camila Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria do campo conceitual
Três momentos pedagógicos
Cinética química
Mapa conceitual
Ensino de Química
Ensino médio
Didática
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem
Concept map
Conceptual field theory
Three pedagogical moments
Chemical kinetics
topic Teoria do campo conceitual
Três momentos pedagógicos
Cinética química
Mapa conceitual
Ensino de Química
Ensino médio
Didática
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem
Concept map
Conceptual field theory
Three pedagogical moments
Chemical kinetics
description O presente estudo busca analisar evidências de aprendizagem acerca de mapas conceituais produzidos por alunos durante a implementação de uma unidade didática (UD) elaborada a partir da teoria do campo conceitual (TCC) e da utilização de mapas conceituais (MC) para o ensino de cinética química. A elaboração da UD teve como suporte a abordagem dos três momentos pedagógicos e esse processo ocorreu em conjunto com o professor regente da turma na qual ela foi desenvolvida. O seu desenvolvimento ocorreu de forma remota, em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina - PR, em uma turma do 2º ano do ensino médio, composta por 40 alunos. Assim, os dados analisados nesta investigação referem-se às três prévias dos mapas conceituais produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento da UD, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apresentam evidências da evolução conceitual dos alunos acerca do conteúdo de cinética, partindo do uso dos mapas conceituais como recurso didático, formativo e avaliativo, no estudo de cinética química, se valendo da teoria dos campos conceituais no decorrer de todas as etapas da UD. Portanto, acredita-se que a implementação do mapa conceitual conduzido em todas as etapas da UD, assim como a utilização dos aportes metodológicos e os demais instrumentos e estratégias organizadas, contribuíram para a ampliar a compreensão dos alunos acerca do assunto estudado
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T14:09:03Z
2022-07-20T14:09:03Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Camila Santos. O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25764
identifier_str_mv GOMES, Camila Santos. O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823699676889088