Incorporação do debate racial brasileiro na formação profissional em serviço social: uma análise a partir da experiência da UFF/Campos dos Goytacazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Ana Beatriz Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31393
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o panorama da incorporação do debate a partir das relações étnico-raciais na formação profissional em Serviço Social, sobretudo o que diz respeito a Universidade Federal Fluminense, Polo Campos dos Goytacazes. Uma vez que defendemos o posicionamento quanto a importância e necessidade da inserção da questão étnico-racial na formação profissional, tendo em vista que o Serviço Social está inserido em uma realidade na qual o racismo está diretamente conectado ao movimento de produção e reprodução das relações sociais presentes na sociedade capitalista brasileira, além de entendermos, da mesma forma, que este posicionamento segue na direção do Projeto Ético- Político no qual o Serviço Social, majoritariamente, se sustenta e orienta-se. Dessa forma, esta análise também vai de encontro com a compreensão e reflexão acerca do debate "tímido" no qual a categoria e formação profissional possui sobre o aprofundamento da questão racial no Brasil, em consonância com sua apreensão tardia, apesar dos avanços, por grande parte da profissão. Para sua realização, foi utilizado como metodologia a revisão bibliográfica com a finalidade de construir uma maior percepção entre a questão racial e o Serviço Social, assim como também a análise documental através do Plano Pedagógico de Curso e Ementários do curso de Serviço Social da UFF/Campos como elemento presente no recorte da atual pesquisa. Assim, o trabalho visa contribuir para a construção de reflexões que abordem a questão racial de acordo com sua complexidade, assim como também contribuir para a realização de produções que envolvam a presença do debate étnico-racial na formação em Serviço Social.
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