Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940 |
Resumo: | Construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente |
id |
UFF-2_c3f020feb3568e8aac2aabc3e0d03b48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2940 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensinoEnsinoDocenteInstituições acadêmicasEducação em saúdeEnsinoDocenteInstituições acadêmicasEducationTeachingAcademic institutionsConstruir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docenteTo build a cartography of teaching from the changes produced with the incorporation of new pedagogical paradigms in health education. The publication of ordinance No. 2530/2005, the Ministry of Health endorses the policy of encouraging curricular changes of undergraduate health care. However, the effects of the process of curriculum change in undergraduate courses in nursing and medicine of the Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), occur beyond the curriculum as it shakes the ways of being, feeling and acting teachers. Method: draw a map of the training, with the research instruments, the daily research and analysis of the implication. Result: examined in the light of Institutional Analysis and Schizoanalysis, the exposed material is composed of daily research, which in this study were taken as a "within text" in the sense given by Lourau. The material, as a result of encounters within the formation, which occur from the path affectations cartographer, serve as analyzers for thinking that the changes were present in teaching163 f.NiteróiAbrahão, Ana LúciaGomes, Maria Paula CerqueiraSantos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dosAraújo, Ana Maria Pereira Brasílio de2017-02-21T17:16:18Z2017-02-21T17:16:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T00:48:42Zoai:app.uff.br:1/2940Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:01.564994Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
title |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
spellingShingle |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de Ensino Docente Instituições acadêmicas Educação em saúde Ensino Docente Instituições acadêmicas Education Teaching Academic institutions |
title_short |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
title_full |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
title_fullStr |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
title_full_unstemmed |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
title_sort |
Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino |
author |
Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de |
author_facet |
Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abrahão, Ana Lúcia Gomes, Maria Paula Cerqueira Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docente Instituições acadêmicas Educação em saúde Ensino Docente Instituições acadêmicas Education Teaching Academic institutions |
topic |
Ensino Docente Instituições acadêmicas Educação em saúde Ensino Docente Instituições acadêmicas Education Teaching Academic institutions |
description |
Construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-02-21T17:16:18Z 2017-02-21T17:16:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823577816629248 |