Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940
Resumo: Construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente
id UFF-2_c3f020feb3568e8aac2aabc3e0d03b48
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2940
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensinoEnsinoDocenteInstituições acadêmicasEducação em saúdeEnsinoDocenteInstituições acadêmicasEducationTeachingAcademic institutionsConstruir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docenteTo build a cartography of teaching from the changes produced with the incorporation of new pedagogical paradigms in health education. The publication of ordinance No. 2530/2005, the Ministry of Health endorses the policy of encouraging curricular changes of undergraduate health care. However, the effects of the process of curriculum change in undergraduate courses in nursing and medicine of the Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), occur beyond the curriculum as it shakes the ways of being, feeling and acting teachers. Method: draw a map of the training, with the research instruments, the daily research and analysis of the implication. Result: examined in the light of Institutional Analysis and Schizoanalysis, the exposed material is composed of daily research, which in this study were taken as a "within text" in the sense given by Lourau. The material, as a result of encounters within the formation, which occur from the path affectations cartographer, serve as analyzers for thinking that the changes were present in teaching163 f.NiteróiAbrahão, Ana LúciaGomes, Maria Paula CerqueiraSantos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dosAraújo, Ana Maria Pereira Brasílio de2017-02-21T17:16:18Z2017-02-21T17:16:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T00:48:42Zoai:app.uff.br:1/2940Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:01.564994Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
title Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
spellingShingle Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Educação em saúde
Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Education
Teaching
Academic institutions
title_short Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
title_full Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
title_fullStr Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
title_full_unstemmed Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
title_sort Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
author Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
author_facet Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Ana Lúcia
Gomes, Maria Paula Cerqueira
Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Educação em saúde
Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Education
Teaching
Academic institutions
topic Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Educação em saúde
Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Education
Teaching
Academic institutions
description Construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-02-21T17:16:18Z
2017-02-21T17:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823577816629248